Projeção

Agro deve crescer 1,5% neste ano e 2% em 2019, projeta Banco Central

As projeções foram mencionada na apresentação referente ao relatório trimestral de inflação referente ao segundo trimestre, divulgado nesta quinta-feira (27/9) pelo Banco Central (BC).

02 de Outubro de 2018 as 16h 44min

Depois de encerrar 2017 com um crescimento de 13%, a agropecuária brasileira deve crescer 1,5% neste ano. As projeções foram mencionada na apresentação referente ao relatório trimestral de inflação referente ao segundo trimestre, divulgado nesta quinta-feira (27/9) pelo Banco Central (BC). Pelo lado da oferta, é o setor que mais deve crescer em 2018. Para indústria e serviços são estimados crescimentos de 1,3%.

Para 2019, as projeções de crescimento para agropecuária, indústria e serviços são de 2%, 2,9% e 2%, respectivamente. Em relação ao resultado geral da economia brasileira, o Banco Central acredita em crescimento de 1,4% neste ano e de 2,4% no ano que vem. Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas do país, registrou expansão de 1%.

"A economia segue operando com alto nível de ociosidade nos fatores de produção e a economia se encontra em processo de recuperação em ritmo mais gradual", avaliou o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana, pontuando que os dados apresentados teriam algum "ruído" por conta dos efeitos da greve dos caminhoneiros, entre maio e junho deste ano.

Na apresentação, o Banco Central destacou que analistas de mercado financeiro consultados semanalmente para a elaboração do Boletim Focus revisaram suas projeções para este ano depois da greve no transporte. No entanto, não é possível atribuir a revisão só ao movimento dos caminhoneiros. A projeção atual está de acordo com o cenário de recuperação gradual da economia.

Sobre a inflação, a visão da autoridade monetária é de que a greve dos caminhoneiros teve um efeito temporário. A partir do momento em que a oferta de produtos no mercado se normalizou, os preços se ajustaram. Projeções de analistas financeiros reforçam essa tese, segundo o BC, já que estão menores para o período de agosto a setembro.

Em relação ao que vem de fora, a avaliação é de que o cenário ainda é "desafiador", de acordo com a instituição. A presentação do relatório de inflação menciona incertezas relacionadas ao comércio global e riscos associados a mudanças nas taxas de juros nos países mais ricos. Haveria, assim, um apetite menor do investidores em colocar capital de risco em economias emergentes, o que inclui o Brasil.

Atividade econômica e reformas

Em sua mais recente reunião, realizada neste mês, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros da economia em 6,5% ao ano. A Selic, que serve de referência para os negócios com títulos públicos e custos de outras operações de crédito, é um instrumento de política monetária para controlar a inflação

A apresentação menciona que o Copom ainda vê um nível de ociosidade elevado na economia, de um lado, que pode manter a inflação em uma trajetória aquém da esperada. De outro, caso se deteriore expectativa relacionada às reformas consideradas necessárias para a economia, os índices de preços podem acelerar, cenário que pode ser agravado pela situação da economia global.

Para o Comitê de Política Monetária, as reformas são necessárias para manter a inflação sob controle no médio e longo prazo e estimular a redução de taxas de juros. Reitera, no entanto, que, neste momento, a conjuntura econômica ainda admite taxas em patamares considerados baixos, o que pode mudar caso as expectativas para a economia piorem.


Fonte: Globo Rural

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Chuvas

Chuva e pragas provocam aumento de preço do quiabo, chuchu e abacate em MT

Pesquisa mostra que tomate teve baixa no preço.

22 de Maio de 2019 as 10h20

Regularização

Reuniões esclarecem moradores sobre Programa de Regularização Fundiária em Nova Mutum

A expectativa da Prefeitura é que todo processo seja concluído em 12 meses.

15 de Maio de 2019 as 10h22

Agricultura Familiar

Agricultura Familiar de Nova Mutum terá assessoria de Laboratório para Análise de Solo

Essa ação visa prestar serviços de assessoria aos pequenos produtores que comercializam nos mercados

15 de Maio de 2019 as 10h16

Taxação

Produtores de MT protestam contra taxação do milho e cobram aplicação do Fethab em estradas

Cartas de reivindicação serão entregues na ALMT e no Palácio Paiaguás.

15 de Maio de 2019 as 09h56

Agricultura

Produção de milho impulsiona Safra 2018/2019, que deve alcançar 236,7 milhões de toneladas

Resultado se aproxima do recorde histórico alcançado em 2016/2017

13 de Maio de 2019 as 20h26

Agricultura Familiar

Publicada lista de produtos com bônus em maio para Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

Onze produtos tiveram preço de mercado abaixo e terão descontos na amortização ou liquidação do Pronaf

13 de Maio de 2019 as 20h23

Segurança no Campo

Fazendeiros de MT apoiam decreto pró-armas de Bolsonaro

Produtores afirmam que invasões de propriedades chegaram a um nível inaceitável

13 de Maio de 2019 as 10h04

Etanol

MT é responsável por 74,6% da produção de etanol de milho do país

Estado produziu 590,9 milhões de litros do biocombustível na safra 2018/2019. Atualmente, só se produz etanol de milho em MT, GO e PR.

08 de Maio de 2019 as 10h11

Vacina Febre Aftosa

Mais de 586 mil animais devem ser vacinados contra aftosa na regional do INDEA de Lucas do Rio Verde

A regional do INDEA com sede no município de Lucas do Rio Verde-MT estima vacinar 586.200 animais, distribuídos em 3.354 propriedades rurais.

29 de Abril de 2019 as 15h54

Alta Tecnologia

'Ferrari dos tratores' chega ao Brasil em investimento de R$ 150 milhões

Grupo AGCO traz ao país a marca alemã Fendt, de máquinas agrícolas de alta tecnologia.

24 de Abril de 2019 as 09h17

Segunda Safra

Produtores investem em crotalária na segunda safra para aumentar produtividade de soja

Planta prepara o solo para o cultivo da soja, aumenta a quantidade de nutrientes e reduz a população nematóides.

19 de Abril de 2019 as 18h28

Previsão

Produção de girassol em MT deve ter queda de quase 30% em relação à safra anterior, estima Conab

Previsão é que o estado, maior produtor de girassol do país, produza 72 mil toneladas do produto. No ano passado, por outro lado, a produção foi de 120 mil toneladas.

07 de Abril de 2019 as 15h42

Agronegócio

MP 867/18: Selma Arruda e Sérgio Souza apresentam Plano de Trabalho

é preciso garantir segurança jurídica aos produtores rurais que desejam estar inseridos no PRA com vistas à regularidade ambiental

03 de Abril de 2019 as 21h05

Show Safra BR 163

Mulheres e agronegócio: Uma entrevista com quem conhece a evolução das mulheres em uma das áreas mais promissoras da economia nacional

A supervisora de Experiência do Cliente para John Deere Brasil, Maria Cândida de Melo, esteve no Show Safra BR 163 e batemos um papo com ela sobre a presença da mulher em lugar de destaque no agronegócio.

29 de Março de 2019 as 22h18

Show Safra BR 163

Produtores mostram que é possível fazer manejo integrado durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

Ao fim da safra, com menor número de pulverizações de inseticidas, foi possível colher as mesmas 65,5 sacas que em outro talhão com a mesma cultivar de soja, porém com uma economia de R$ 97 por hectare.

29 de Março de 2019 as 22h14

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO