Capacitação visa à preservação de enxames de abelhas sem ferrão em Mato Grosso

Entre os dias 27 e 29 a Embrapa e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) promovem um módulo especial da Capacitação Continuada da Apicultura com foco em Meliponicultura.

27/10/2015 - 01:27:06

   

Entre os dias 27 e 29 a Embrapa e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) promovem um módulo especial da Capacitação Continuada da Apicultura com foco em Meliponicultura. O curso, realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), busca transferir conhecimento sobre as abelhas sem ferrão, as chamadas meliponas, visando à preservação de enxames.

As meliponas são um gênero de abelhas nativas das Américas do Sul e Central que têm como principal característica a prestação de serviço ambiental na polinização de plantas. Algumas espécies também produzem mel, entretanto, em quantidade muito menor do que as abelhas do gênero Apis.

"O Brasil tem uma riqueza imensa de espécies de abelhas sem ferrão que fazem um serviço gratuito de polinização. No Hemisfério Norte elas não existem e os agricultores precisam alugar enxames para fazerem esse trabalho", explica o coordenador da Capacitação e agrônomo do Indea, Jefferson Banderó.

De acordo com Banderó, com a redução das áreas de vegetação nativa, o número de enxames na natureza vem reduzindo em grande quantidade. Dessa forma, a capacitação visa difundir o serviço ambiental feito por esses insetos e fomentar a preservação dos enxames.

"Essas abelhas fazem a polinização de plantas frutíferas e hortaliças. Como fazem isso gratuitamente, o agricultor não dá a devida importância. Mas com a redução dos locais para elas nidificarem, os enxames podem desaparecer. Aí o agricultor sentirá a falta delas", explica Banderó.

Culturas como a castanha-do-brasil, melancia, melão, acerola, cupuaçu, morango e maçã são exemplos que necessitam da ação dessas abelhas para polinização.

Por isso, essa capacitação tem como público meliponicultores, técnicos que trabalham com apicultura, produtores rurais, estudantes e pessoas que tenham interesse nas abelhas sem ferrão.

"Com a meliponicultura, agricultores podem aumentar a produção com uma polinização mais eficiente e ainda podem ter uma fonte de renda com a produção de mel, mesmo que seja pequena", afirma Jefferson Banderó.

Programação

Nesta capacitação, os participantes aprenderão a identificar as principais espécies de meliponas existentes na região norte de Mato Grosso, como Mandaguari amarela, Jataí, Mandaçaia, Uruçu boca-de-renda, Moça-Branca, Benjoi e Tiúba. Além disso, conhecerão as características biológicas e os hábitos de cada espécie.

O curso também abordará as possibilidades de criação em áreas rurais ou urbanas, a legislação envolvida nesta atividade, os tipos de caixas para abrigar os enxames e os tipos de meliponário.

No último dia da capacitação, a programação contará com atividades práticas realizadas no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, onde está sendo montado um meliponário. Entre os conteúdos praticados estarão a confecção de uma isca artificial para atrair os enxames, a transferência de um enxame para a caixa racional e as características necessárias para a criação de um meliponário.

O conteúdo da capacitação será ministrado pelo agrônomo Chico Steffanello, por Luiz Nogueira Fernandes, da Secretaria de Agricultura de Sinop e por Jefferson Banderó.

Este módulo especial sobre meliponicultura é feito em paralelo ao processo de Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Apicultura que vem sendo conduzido há três anos pela parceria entre Embrapa e Indea.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Novo Mercado Do Produtor

Novo Mercado do Produtor de Lucas do Rio Verde promete ser espaço para comércio e lazer familiar

Preocupante

Petrobras ameaça fechar fábricas de fertilizantes; pecuaristas e consumidores de MT serão prejudicados

Sanidade Animal

Registros de estabelecimentos avícolas chegam a 93,5% em MT

Financiamento

Câmara de Política Agrícola aprova R$ 200 milhões em projetos do FCO Rural

09/04/2018 -

Volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017, eleva PIB nacional e ajuda no controle da inflação

Novamente, o ramo agrícola é que deu impulso para o PIB-volume, visto que registrou aumento de 9,2% em 2017.

09/04/2018 -

Exportações do agronegócio sobem 4,1% em março; saldo comercial é de R$ 7,79 bi

s dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (9).

05/04/2018 -

Ministério da Agricultura não se pronuncia diante de denúncias contra BRF em Mato Grosso

Na denúncia, além de fotos que mostram as condições em que a comida era enviada dos frigoríficos para o consumo interno, consta um dossiê sobre a precariedade da estrutura e equipamentos do refeitório de Lucas do Rio Verde

05/04/2018 -

Produção de carne em Mato Grosso é discutida com parlamentares europeus

O Estado é responsável por 25% de todas as fazendas do Brasil habilitadas a exportar carne para a União Europeia

23/03/2018 -

Conheça Werner Haroldo Kothrade, vencedor do mérito “O Semeador”

São mais 43 anos de suor e sacrifício em terras mato-grossenses, mas a caminhada foi de grandes realizações em meios às dificuldades

23/03/2018 -

Último dia do Show Safra tem agricultura familiar, discussão sobre o futuro do agro e lançamento do Plano Safra

Às 17h, no auditório da fundação acontece o debate e o lançamento do Plano Safra 2018/2019, com a presença do Ministério da Agricultura

23/03/2018 -

Acrismat liga alerta na suinocultura durante Show Safra

O que o setor já conseguiu foi a redução da alíquota de ICMS na comercialização estadual e interestadual de suínos vivos de 12% para 6%.

20/03/2018 -

Historiador debate cenário político e influências na cadeia do agro nesta quarta

Início às 19h, no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT)

20/03/2018 -

Avicultura, manejo e Marco Villa são destaques do segundo dia do Show Safra

Encerra o segundo dia do Show Safra, o historiador Marco Antônio Villa, da rádio CBN/Jovem Pan, com a palestra “As Explicações do Brasil”.

20/03/2018 -

Viabilidade da pecuária no médio norte de MT em destaque no Show Safra 2018

Em algumas fazendas essa realidade começa a mudar os números da pecuária do estado.

20/03/2018 -

ANTT publica plano de outorga para leilão de ferrovia

Parte da Ferrovia Norte-Sul no trecho Rio Verde-Santa Helena de Goiás

19/03/2018 -

Palestras técnicas abrangem controle de doenças, manejo e uso de biotecnologias

O Show Safra BR 163 será realizado de 20 a 23 de março, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT).

19/03/2018 -

Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra BR 163

Serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto

16/03/2018 -

Projeto da ferrogrão entre Sinop e porto do Pará será apresentado durante Show Safra BR-163

Com aproximadamente 1 mil quilômetros, a ferrovia irá conectar os principais centros produtores do Centro-Oeste ao porto de Miritituba, no Pará.

16/03/2018 -

Debates, tecnologias e fortalecimento do agronegócio são no Show Safra BR163

Principal evento de negócios e vitrine de máquinas, equipamentos e novas tecnologias da região do médio-norte de Mato Grosso.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora