Censo Agro 2017 em Lucas do Rio Verde

Em Mato Grosso serão visitadas de 130 a 150 mil propriedades e em Lucas do Rio Verde o número passa de 370.

13/11/2017 - 21:13:32

   

Após onze anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando um novo Censo Agropecuário no país. A coleta de dados começou em outubro e será feita por 19 mil recenseadores em mais de 5,5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o Brasil nos próximos meses.

O objetivo é traçar um perfil detalhado da atividade rural e das famílias que vivem no campo. “O último censo no setor foi em 2006. Já faz mais de 10 anos e de lá pra cá, muita coisa mudou, é um setor muito dinâmico, incorporou muitas tecnologias e inovações. E o censo agropecuário vai trazer esse retrato atual”, explica o gerente de Planejamento e Supervisão da unidade IBGE em Mato Grosso, Pedro Nesse.

De acordo com ele, em Mato Grosso serão visitadas de 130 a 150 mil propriedades e em Lucas do Rio Verde, com base nos dados da pesquisa anterior, serão mais de 370 propriedades.

“O Censo Agro visita todas as propriedade rurais e a gente pede que as pessoas recebam os recenseadores, tendo em vista a importância dessa informação. Esta é a única pesquisa estatística agropecuária que visita todos os produtores. O Mato Grosso é o estado mais importante pro Brasil nesta pesquisa, pois responde a mais de 26% de toda safra brasileira de grãos e um produtor fora desta pesquisa pode significar muito”, ressalta Pedro Nesse.

Para cada produtor, são feitas 42 perguntas básicas. Mas dependendo da diversificação da propriedade, o leque de perguntas pode se abrir e passar de 100. Nas entrevistas, são levantadas informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, emprego de irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas.

A coleta de dados para o Censo Agro 2017 é feita de forma digital, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que rodam um aplicativo inteiramente desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE e são capazes de mostrar a imagem do setor censitário, a posição do recenseador no terreno e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados. Com a tecnologia, também será possível identificar novos estabelecimentos e cadastrá-los. O novo sistema também vai melhorar a crítica dos dados, orientando os recenseadores durante a coleta, para que o questionário seja preenchido de forma correta.

O Censo Agropecuário 2017 também vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias, que permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.

A pesquisa irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.

Quanto à divulgação dos dados, o gerente explica que existe legislação que proíbe o IBGE de repassar informação individual para qualquer pessoa ou órgão. “Precisamos que os produtores repassem as informações com clareza todas as atividades de sua propriedade e tenha a segurança de que esta informação, em hipótese nenhuma, será repassada a órgãos ou empresas particulares”, salientou.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Márcio Albieri, a pesquisa vai apresentar informações precisas sobre o setor que vão auxiliar no planejamento de ações e projetos do poder público. “O censo vai verificar tanto grandes produtores até a agricultura familiar, como produzem, quantas são, como trabalham, tudo será descrito em detalhes e números, e tais informações serão úteis para a definição de políticas públicas e de estratégias para o crescimento do setor agropecuário no município”.

A coleta de dados do Censo Agro 2017 vai até o final de fevereiro do ano que vem e os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE a partir do segundo semestre de 2018.

MT Agora - Ascom

Mais Noticias

Novo Mercado Do Produtor

Novo Mercado do Produtor de Lucas do Rio Verde promete ser espaço para comércio e lazer familiar

Preocupante

Petrobras ameaça fechar fábricas de fertilizantes; pecuaristas e consumidores de MT serão prejudicados

Sanidade Animal

Registros de estabelecimentos avícolas chegam a 93,5% em MT

Financiamento

Câmara de Política Agrícola aprova R$ 200 milhões em projetos do FCO Rural

09/04/2018 -

Volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017, eleva PIB nacional e ajuda no controle da inflação

Novamente, o ramo agrícola é que deu impulso para o PIB-volume, visto que registrou aumento de 9,2% em 2017.

09/04/2018 -

Exportações do agronegócio sobem 4,1% em março; saldo comercial é de R$ 7,79 bi

s dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (9).

05/04/2018 -

Ministério da Agricultura não se pronuncia diante de denúncias contra BRF em Mato Grosso

Na denúncia, além de fotos que mostram as condições em que a comida era enviada dos frigoríficos para o consumo interno, consta um dossiê sobre a precariedade da estrutura e equipamentos do refeitório de Lucas do Rio Verde

05/04/2018 -

Produção de carne em Mato Grosso é discutida com parlamentares europeus

O Estado é responsável por 25% de todas as fazendas do Brasil habilitadas a exportar carne para a União Europeia

23/03/2018 -

Conheça Werner Haroldo Kothrade, vencedor do mérito “O Semeador”

São mais 43 anos de suor e sacrifício em terras mato-grossenses, mas a caminhada foi de grandes realizações em meios às dificuldades

23/03/2018 -

Último dia do Show Safra tem agricultura familiar, discussão sobre o futuro do agro e lançamento do Plano Safra

Às 17h, no auditório da fundação acontece o debate e o lançamento do Plano Safra 2018/2019, com a presença do Ministério da Agricultura

23/03/2018 -

Acrismat liga alerta na suinocultura durante Show Safra

O que o setor já conseguiu foi a redução da alíquota de ICMS na comercialização estadual e interestadual de suínos vivos de 12% para 6%.

20/03/2018 -

Historiador debate cenário político e influências na cadeia do agro nesta quarta

Início às 19h, no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT)

20/03/2018 -

Avicultura, manejo e Marco Villa são destaques do segundo dia do Show Safra

Encerra o segundo dia do Show Safra, o historiador Marco Antônio Villa, da rádio CBN/Jovem Pan, com a palestra “As Explicações do Brasil”.

20/03/2018 -

Viabilidade da pecuária no médio norte de MT em destaque no Show Safra 2018

Em algumas fazendas essa realidade começa a mudar os números da pecuária do estado.

20/03/2018 -

ANTT publica plano de outorga para leilão de ferrovia

Parte da Ferrovia Norte-Sul no trecho Rio Verde-Santa Helena de Goiás

19/03/2018 -

Palestras técnicas abrangem controle de doenças, manejo e uso de biotecnologias

O Show Safra BR 163 será realizado de 20 a 23 de março, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT).

19/03/2018 -

Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra BR 163

Serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto

16/03/2018 -

Projeto da ferrogrão entre Sinop e porto do Pará será apresentado durante Show Safra BR-163

Com aproximadamente 1 mil quilômetros, a ferrovia irá conectar os principais centros produtores do Centro-Oeste ao porto de Miritituba, no Pará.

16/03/2018 -

Debates, tecnologias e fortalecimento do agronegócio são no Show Safra BR163

Principal evento de negócios e vitrine de máquinas, equipamentos e novas tecnologias da região do médio-norte de Mato Grosso.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora