Comitiva do Japão vem a Sorriso para conhecer potencialidades do agronegócio

Capital Nacional do Agronegócio tem chamado a atenção do mundo

08/12/2017 - 18:04:00

   

Sorriso acabou de receber, na tarde desta quarta-feira (06), uma comitiva do Japão a fim de conhecer os negócios no ramo do agronegócio. O grupo esteve na empresa Nutribras, onde estudou o potencial de negócios.

Akio Tamai, senior counselor da Agriculture & Livestock Industries Corporation, que integra a expedição oficial do Governo Japonês no Brasil, informou que o objetivo da visita à Capital do Agronegócio é coletar informações com foco no agronegócio para divulgá-las no mercado japonês.

“Fazemos uma pesquisa sobre agricultura, gado, suíno, agricultura e cereais. O que observamos nessa região é que tanto na produção como na tecnologia e na conservação do meio ambiente o Brasil tem alta tecnologia e qualidade”

Além de passar por Sorriso, a comitiva já passou por Nova Mutum e também incluiu no roteiro Lucas do Rio Verde e Tapurah.

Akio Tamai disse que o intuito da visita não é atrair investimentos para a região, mas ressaltou que a divulgação das informações obtidas em Mato Grosso pode atrair eventuais investidores.

“Isso pode ocorrer através da divulgação, por termos uma revista especializada no Japão, onde será divulgada essa pesquisa. Os leitores são altos funcionários do Governo, importadores, consumidores, produtores, consumidores e bancos. Em função dessa pesquisa pode haver interesse em eventuais investimentos nessa região”

O coordenador técnico da Nutribras, Jonas Stefanello, tem a expectativa de que a apresentação dos trabalhos executados no município possa proporcionar a abertura de novas plantas frigoríficas para atender a demanda do Japão.

“Nós atendemos um chamado do Ministério da Agricultura brasileiro que solicitou a visita dessa expedição oficial do Governo Japonês, que é importante para todo o estado de Mato Grosso, pois mostramos que temos condições de atender a demanda em qualidade. Acreditamos que eles estão de olho em abrir novos mercados no Brasil e habilitar novas plantas [frigoríficos que podem se tornar novos fornecedores] que tenham condições de controle sanitário e diferenciação nos produtos em relação à qualidade. E temos essa condição de atender eles em qualidade e esperamos que possamos avançar o comércio para o Japão”.

A expedição da comitiva japonesa foi iniciada em Mato Grosso e deve ser finalizada em Santa Catarina.

Apresentação em Cuiabá

Ainda quando o assunto é agronegócio, para falar sobre o mercado de soja, o executivo Lin Tan fará uma palestra direcionada à nova diretoria e delegados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) em Mato Grosso na próxima quarta (13), às 17h, no auditório da entidade, em Cuiabá.

O consultor Ricardo Arioli, que está recepcionando Lin Tan no Brasil, explicou que o executivo falará sobre a demanda chinesa por soja, a importância da produção brasileira, os investimentos de fora no Brasil.

Além disso, comentará sobre o Memorando de Entendimento assinado com a China. Em abril de 2016, foi assinada pela Aprosoja e pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) uma parceria com a China Soybean Industry Association (CSIA) que reconheceu o programa Soja Plus e a soja mato-grossense como sustentável.

MT Agora - Portal De Sorriso

Mais Noticias

Algodão

Preço estimula aumento de plantio do algodão em Sorriso

Estimativa Em 5 Anos

Produtores de milho de MT querem aumentar produção de etanol de milho para 3,5 bilhões em 5 anos

Dados

Abate de bovinos cresce 37,5% em MT; resultado é o melhor em 10 meses, diz Indea

Dados

Instituto aponta queda de 57% nas exportações de carne bovina em MT

11/07/2018 -

Mato Grosso é o estado com a maior frota de aeronaves agrícolas do país

Ao todo, o estado tem 464 aviões cadastrados. O número de aviões no estado corresponde a quase 20% do total usado no país.

04/07/2018 -

Banco do Brasil destina R$ 103 bilhões para crédito agrícola

O valor é 21% maior do que o total desembolsado na safra 2017/2018, cerca de R$ 85 bilhões.

04/07/2018 -

Governo de MT lança programa de fomento a hortas nas escolas

O Pró-Hortas Escolares foi lançado nesta terça-feira (03.07), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

04/07/2018 -

Governo de MT inaugura Laboratório de Sanidade Vegetal e Arquivo Central do Indea

As obras foram realizadas por meio de termo de cooperação com o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase), e dão continuidade ao sonho de tornar o Complexo do Planalto, em um centro tecnológico da Defesa Agropecuária em Mato Grosso.

03/07/2018 -

OCDE e FAO: produção agrícola mundial deve crescer 20% em dez anos

O aumento será ainda maior nas regiões em desenvolvimento, como a África Subsaariana, Ásia Meridional e Oriental, Meio Oriente e Norte da África. Movimento oposto deve ocorrer nos países desenvolvidos.

30/06/2018 -

Sorriso: 20% da safra de milho foram colhidas até agora

A expectativa dos produtores é encerrar a colheita dentro dos próximos 15 dias.

30/06/2018 -

Custo da produção de algodão em Mato Grosso sobe 0,82%

Tal variação se deve, principalmente, à valorização do dólar no último mês, que influenciou no aumento dos custos com os defensivos e fertilizantes.

30/06/2018 -

Ministério da Agricultura diz que o projeto sobre agrotóxicos não aumenta risco à saúde

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota, nesta quinta-feira (28), apontando que há muita preocupação em relação ao uso de substâncias químicas.

25/06/2018 -

Vazio sanitário da soja começa em MT e segue até o dia 15 de setembro

Durante 90 dias, produtores não podem manter pés de soja vivos para evitar ferrugem asiática. Em caso de descumprimento, eles podem ser multados pelo Indea.

21/06/2018 -

Mato Grosso mais perto do fim da vacinação da Febre Aftosa

A previsão é que até maio de 2021 seja feita a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Brasil, conforme o cronograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

17/06/2018 -

MT abate 89 mil cabeças de gado a mais no 1º trimestre de 2018 e lidera produção no país

Segundo o IBGE, o estado lidera a produção nacional com 15,6% do que é produzido no país. Ao todo, 7,72 milhões de cabeças de gado nos três primeiros meses de 2018.

15/06/2018 -

Mais de 6 mil propriedades serão fiscalizadas durante vazio sanitário da soja

De 15 de junho a 15 de setembro não poderá haver plantas vivas de soja cultivadas ou guaxas, tanto em áreas de cultivo quanto às margens das rodovias.

13/06/2018 -

MT deve colher mais de 25% da produção de grãos, cereais e oleaginosas do país na safra 2018, estima IBGE

Ao todo, Mato Grosso deve produzir 25,9% da produção nacional. Na estimativa do IBGE, o estado deve ser o maior produtor de algodão herbáceo (em caroço) do país.

12/06/2018 -

IBGE reduz para 228,1 milhões de toneladas previsão de safra de grãos

A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feita em maio, é 0,8% inferior (ou 1,9 milhão de toneladas) na comparação com a de abril.

12/06/2018 -

Agricultores antecipam compra de calcário para aplicar na próxima safra de soja em MT e aumentar a produtividade

Calcário aumenta os níveis de magnésio e cálcio nas plantas. Expectativa de crescimento nas vendas é de 8%, em relação a 2017.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora