Agronegócios

Conheça Werner Haroldo Kothrade, vencedor do mérito “O Semeador”

São mais 43 anos de suor e sacrifício em terras mato-grossenses, mas a caminhada foi de grandes realizações em meios às dificuldades

O Semeador | 23 de Março de 2018 as 15h 09min
MT Agora - Leidi Ana Kothrade

Werner Haroldo Kothrade, nasceu em Rio das Antas, estado de Santa Catarina, em 21 de maio de 1947, casado com Ana Chupel Korhrade, pai de 5 filhos, avô de 09 netos e 2 bisnetas.

Filho mais novo, de Johann Heinrich Kothrade, Técnico Agrícola, nascido na cidade de Dannemberg, estado da Baixa Saxônia, Alemanha e que imigrou para o Brasil em 1922 , e Ida Francisca Seidel, brasileira descendente de Alemães. Werner Kothrade desde muito cedo esteve ligado a terra e a agricultura. Seu pai foi um técnico agrícola formado em uma das regiões mais antigas da Alemanha, tendo se estabelecido em Rio das Antas-SC, lá casou-se, e iniciou o plantio de cevada, sempre transmitindo ao seu filho todo conhecimento adquirido na agricultura e que de certa forma incentivou os caminhos de Werner e seus irmãos.

Em 1959 mudou-se para Papanduva-SC onde produziam cevada cervejeira e trigo. Seu pai era responsável pelo melhoramento genético de variedades de trigo e cevada para Companhia Cervejeira Antártica. Nessa mesma propriedade da família, em 1971, seu pai foi um dos primeiros agricultores de Santa Catarina a plantar soja usando a técnica de plantio direto sobre resteva de cevada. Esse exemplo paterno de amor à agricultura foi sempre a inspiração e o motivou a continuar sendo um agricultor. Atualmente a família de Werner Kothrade em Santa Catarina mantém a tradição de mais de 100 anos de produção de cevada deixada pelo seu pai, alem de produzir uma deliciosa cerveja artesanal chamada Drei Herzen (Três Corações em português).

Em 1973 incentivado pelo seu pai que já previa que as terras do Mato Grosso seriam um novo celeiro do Brasil, partiu juntamente com seu irmão para a nova fronteira agrícola aonde vieram inicialmente adquirir terras no extremo norte do estado. Em 1976 Werner iniciou suas atividades agrícolas em terras arrendadas no município de Sorriso, adquirindo posteriormente em 1978, na linha Moróco, a Fazenda Primavera.  Em 1980 apostando no desenvolvimento do estado mudou-se com a família de Santa Catarina para o médio norte de Mato Grosso com a esperança de construir um futuro melhor para sua família. Já em 1983 para uma melhor administração dos seus negócios mudou-se para a cidade de Lucas do Rio Verde, em virtude da proximidade de sua fazenda, que já produzia arroz, milho e soja, bem como, a criação de ovinos, suínos, pecuária e piscicultura.

Sempre envolvido com causas cooperativas e comunitárias, Werner sempre esteve disposto a colaborar com a comunidade, atuando em 1985 como Presidente da Igreja Matriz iniciou a obra do pavilhão, sendo também um dos primeiros associados do Sicredi. Já em 1988 foi convidado a ser candidato a prefeito de Lucas do Rio Verde nas primeiras eleições municipais, sendo eleito o primeiro prefeito da cidade pelo PMDB com 1.208 votos, cargo que veio ocupar de 1989 a 1992. Sob a sua gestão foram inúmeras realizações como a 1ª Expolucas exposição que se tornou incubadora de ideias que deram inicio a diversos projetos, podendo destacar o da suinocultura e que mais tarde se tornaria uma semente para o projeto SADIA; incentivo às Microbacias, construção estradas, pontes e bueiros que ajudaram no desenvolvimento da agricultura em Lucas do Rio Verde-MT.

São mais 43 anos de suor e sacrifício em terras mato-grossenses, mas a caminhada foi de grandes realizações em meios às dificuldades. Atualmente Werner Haroldo Kothrade se dedica a agricultura e pecuária, e tem a certeza de ter contribuído com as sementes necessárias para desenvolvimento e o progresso do agronegócio em Lucas do Rio Verde-MT, no estado de Mato Grosso e no Brasil.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

25º

COTAÇÃO