Agronegócios

Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra BR 163

Serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto

Transferência de Tecnologia | 19 de Março de 2018 as 13h 14min
MT Agora - Gabriel Faria | Embrapa

Foto: Gabriel Faria

Diferentes alternativas para rotação de culturas e para sistemas de integração lavoura-pecuária serão apresentadas pela Embrapa durante o Show Safra BR 163, que será realizado de 20 a 23 de março, em Lucas do Rio Verde (MT). A empresa ainda aproveitará a feira para fazer o lançamento de sua primeira cultivar de arroz de terras altas resistente à herbicida.

Durante a feira, além de ver as culturas no campo, os visitantes da feira poderão conversar e tirar suas dúvidas com pesquisares e com parceiros responsáveis pela comercialização de sementes.

Entre as opções apresentadas na vitrine de tecnologias da Embrapa estão os consórcios de gramíneas com leguminosas visando o pastejo de boi safrinha em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Também serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto, como BRS RB 331 Ipyporã, BRS Tamani, BRS Quênia e BRS Zuri.

Para os agricultores que buscam alternativa para a segunda safra, a Embrapa terá no Show Safra opções de pulses, como o feijão-caupi e o grão de bico, além de cultivares de gergelim, sorgo granífero e sorgo forrageiro.

Os sojicultores poderão ver o desempenho de cultivares de soja RR e várias opções de cultivares convencionais apresentadas pelo Programa Soja Livre.

Lançamento
Durante o Show Safra BR 163 a Embrapa fará o lançamento do arroz BRS A501 CL, a primeira cultivar de terras altas da empresa com resistência ao herbicida Kifix. Com a tecnologia Clearfield, o material é indicado para sistemas de plantio direto na palha, sobretudo em áreas com problemas de plantas daninhas resistentes a outros herbicidas e que necessitam rotação de moléculas.

Com ciclo médio (101 a 110 dias), tem potencial produtivo acima de 8 mil kg e produtividade média semelhante às principais cultivares usadas pelos produtores. Um dos destaques da BRS A501 CL é o elevado e estável rendimento após o beneficiamento, com média de 68% de grãos inteiros.

 O lançamento oficial da cultivar será na tarde de quarta-feira, dia 21, com a presença dos pesquisadores responsáveis pelo seu desenvolvimento. Porém o material poderá ser visto durante toda a feira no estande da Embrapa.

Palestras
A Embrapa também estará presente na programação de palestras do Show Safra BR 163. Na tarde de quarta-feira o pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas participará da mesa redonda sobre “Avanços e desafios no manejo de plantas daninhas”. Na quinta-feira pela manhã será a vez da pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, abordar a sanidade na suinocultura em uma mesa redonda sobre essa cadeia produtiva.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

24º

COTAÇÃO