Agronegócios

Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra BR 163

Serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto

Transferência de Tecnologia | 19 de Março de 2018 as 13h 14min
MT Agora - Gabriel Faria | Embrapa

Foto: Gabriel Faria

Diferentes alternativas para rotação de culturas e para sistemas de integração lavoura-pecuária serão apresentadas pela Embrapa durante o Show Safra BR 163, que será realizado de 20 a 23 de março, em Lucas do Rio Verde (MT). A empresa ainda aproveitará a feira para fazer o lançamento de sua primeira cultivar de arroz de terras altas resistente à herbicida.

Durante a feira, além de ver as culturas no campo, os visitantes da feira poderão conversar e tirar suas dúvidas com pesquisares e com parceiros responsáveis pela comercialização de sementes.

Entre as opções apresentadas na vitrine de tecnologias da Embrapa estão os consórcios de gramíneas com leguminosas visando o pastejo de boi safrinha em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Também serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto, como BRS RB 331 Ipyporã, BRS Tamani, BRS Quênia e BRS Zuri.

Para os agricultores que buscam alternativa para a segunda safra, a Embrapa terá no Show Safra opções de pulses, como o feijão-caupi e o grão de bico, além de cultivares de gergelim, sorgo granífero e sorgo forrageiro.

Os sojicultores poderão ver o desempenho de cultivares de soja RR e várias opções de cultivares convencionais apresentadas pelo Programa Soja Livre.

Lançamento
Durante o Show Safra BR 163 a Embrapa fará o lançamento do arroz BRS A501 CL, a primeira cultivar de terras altas da empresa com resistência ao herbicida Kifix. Com a tecnologia Clearfield, o material é indicado para sistemas de plantio direto na palha, sobretudo em áreas com problemas de plantas daninhas resistentes a outros herbicidas e que necessitam rotação de moléculas.

Com ciclo médio (101 a 110 dias), tem potencial produtivo acima de 8 mil kg e produtividade média semelhante às principais cultivares usadas pelos produtores. Um dos destaques da BRS A501 CL é o elevado e estável rendimento após o beneficiamento, com média de 68% de grãos inteiros.

 O lançamento oficial da cultivar será na tarde de quarta-feira, dia 21, com a presença dos pesquisadores responsáveis pelo seu desenvolvimento. Porém o material poderá ser visto durante toda a feira no estande da Embrapa.

Palestras
A Embrapa também estará presente na programação de palestras do Show Safra BR 163. Na tarde de quarta-feira o pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas participará da mesa redonda sobre “Avanços e desafios no manejo de plantas daninhas”. Na quinta-feira pela manhã será a vez da pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, abordar a sanidade na suinocultura em uma mesa redonda sobre essa cadeia produtiva.

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Algodão

Qualidade das fibras do algodão continua sendo prejudicada

As chuvas moderadas e de forte intensidade, prejudicam a qualidade das fibras, trazendo prejuízos aos produtores.

17 de Agosto de 2018 as 15h31

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Domingo

Lucas do Rio Verde, MT

Ensolarado

22º

COTAÇÃO