Precursor da soja no Norte do Estado propõe união para criação de um novo foco econômico

Este é um grande desafio e as lideranças da região irão definir se adotam ou não o projeto.

17/03/2017 - 15:40:15

   

Durante entrevista exclusiva ao Celeiro, o pioneiro no incentivo às pesquisas na agricultura em Mato Grosso, Munefumi Matsubara, apresentou uma proposta que promete movimentar lideranças políticas do Pará e também de todo o Norte de Mato Grosso. Prefeitos, vereadores, deputados, presidentes de Sindicatos Rurais, empresários, produtores rurais e representantes de classe de todos os municípios localizados no entorno da BR-163, devem ser provocados a participar desse comitê que busca celeridade na conclusão da rodovia, a discussão de um novo foco econômico, a renovação das lideranças politicas e a ampliação do leque produtivo para exportação por meio do Porto de Miritituba/PA.

“Na nossa região faltam lideranças locais que pensem mais na região como um todo e que saiam dessa dependência econômica já existente. Temos que criar novos focos econômicos, reinventando o Norte do Mato Grosso e o Pará. A nossa BR-163 tem condições para proporcionar isso e precisa ser concluída. Precisamos dessa movimentação das nossas lideranças, unificando o discurso. Já temos a grande produção que é a soja! Com o ‘caminho aberto’ surgiriam espaços para outros setores”, argumentou Matsubara.

Em parceria com o diretor e editor-chefe do Celeiro, Natalino Mastella, uma lista com cerca de cem lideranças já foi elencada. Alguns, até o fechamento desta edição, já se dispuseram a participar, como é o caso do vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Sílvio Fávaro, os prefeitos de Itaúba e Ipiranga do Norte, Valcir Donato e Pedro Ferronatto, Éderson Dal Molin, Antônio Sérgio Rossani, Roberto Dorner, ex-prefeito de Tapurah, Ademir Marcorin, dentre outros.

Posteriormente, com a definição dos integrantes, está prevista a realização de uma reunião, com data e local a serem definidos, para a discussão de ideais, propostas, anseios, e o direcionamento das ações. “Acredito que este seja o caminho ideal para o desenvolvimento da nossa região”, disse o idealizador do movimento.

Na visão de Natalino Mastella, este é um grande desafio e as lideranças da região irão definir se adotam ou não o projeto. “Ser convidado pelo Matsubara para difundir esta proposta de integração do Norte de Mato Grosso com o Sul do Pará até o porto de Miritituba, visando o fomento de um novo foco econômico e politico que possa consolidar o desenvolvimento autossustentável do grande ‘Celeiro’ do mundo, é uma honra. Nossa participação é garantida e atuaremos ativamente, como viemos fazendo nesses 16 anos de trajetória do jornal. Esperamos que os empresários, produtores rurais, estudantes e profissionais liberais apoiem esta ideia. Sei que não será uma tarefa fácil diante do quadro atual, no qual imperam o corporativismo e os interesses pessoais, principalmente da classe política que, majoritariamente, trabalha pensando apenas na reeleição, relegando, a segundo plano, os interesses da região, mas trabalharemos a fim de superar as expectativas”, salientou Mastella.

Munefumi Matsubara chegou a Mato Grosso na década de 70, mesma época da construção da BR-163. Em sua propriedade, a Fazenda Progresso, localizada em Lucas do Rio Verde, eram discutidos os problemas e possíveis encaminhamentos de melhoras na produção de grãos. “Fazíamos ‘Dia de Campo’, pesquisas de sementes, e isso fomentava, desde aquela época, o desenvolvimento agrícola da região”.

MT Agora - Celeiro do Norte

Mais Noticias

Capacitação

Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e Senar-MT capacitam trabalhadores

Exportação

Mato Grosso deve exportar quantidade inédita de soja nesta safra, diz IMEA

Produção de Milho

Exportação e consumo estadual de milho produzido em mato grosso serão maiores

11/04/2017 -

Mato grosso planeja retirar vacina contra febre aftosa

Quando falamos em defesa sanitária falamos de economia. Sanidade, é isso que vai garantir a abertura de mercados.

04/04/2017 -

Novas variedades de soja elevam rendimento médio do Paraguai a até 73 sacas por hectare

As novas variedades de soja desenvolvidas, além de possuir características sanitárias, têm um bom comportamento em solos de fertilidade média.

04/04/2017 -

Frango mesmo com operação Carne Fraca, exportações podem fechar março em alta

Muitos países são dependentes da produção brasileira, especialmente, porque o setor vivencia um surto de Influenza Aviária em países da Ásia

28/03/2017 -

​Colheita da soja em Mato Grosso atinge 97% da área e entra na reta final

Devido ao excesso de chuva, uma área de 37.483 mil hectares chegou a ser abandonada em Mato Grosso.

24/03/2017 -

Gigante da carne suspende produção em 10 frigoríficos de MT por três dias.

Diversos países suspenderam importação da carne brasileira após operação da PF

21/03/2017 -

Ciclo de palestras técnicas do Show Safra inicia com foco na Ferrugem Asiática

A programação técnica do Show Safra BR 163 segue até sexta-feira (24), abordando temas relacionados a plantas daninhas no cenário de resistência, mosca branca e percevejo e discussões em torno do manejo da cultura ou do sistema.

20/03/2017 -

Show Safra debate Plano Agrícola e Pecuário 2017/18

Autoridades do Tesouro Nacional, BNDES, Ministério da Agricultura e Banco do Brasil vão estar presentes no evento, que abordará ainda tendências de controle de pragas, produção, produtividade e sistemas de plantio utilizados no norte e médio norte de MT

22/03/2017 -

FPA defende redução de 2,5% em juros para investimento e custeio

Com relação à Reforma da Previdência, Leitão explicou que a FPA está ouvindo o setor produtivo de todas as regiões do país e que o setor rural não pode ser tratado como o setor urbano

22/03/2017 -

Prefeito Luiz Binotti participa da abertura do Show Safra BR 163

Cerca de 600 pessoas participaram da solenidade entre autoridades como ministro Blairo Maggi, governador Pedro Taques, senadores, deputados, prefeitos e vereadores da região

20/03/2017 -

Safra de grãos é recorde em MT, mas com qualidade comprometida

Produtores dizem que prejuízos passam dos R$ 238 milhões no estado. Chuvas em excesso acabaram prejudicando produtividade e colheita.

17/03/2017 -

Pedro Taques e Blairo Maggi confirmam presença no Show Safra BR 163

As autoridades devem prestigiar a abertura do evento, O deputado federal Nilson Leitão, também confirmou presença

17/03/2017 -

Economista fala sobre tendências favoráveis para o agro brasileiro

O economista Ricardo Amorim e o historiador Leandro Karnal estarão à frente das palestras másters do Show Safra BR 163

14/03/2017 -

Prefeitura promove 4º Fórum Regional da Agricultura Familiar no dia 24

O fórum terá início às 7h30, no auditório da Fundação Rio Verde

06/03/2017 -

Colheita de soja em Mato Grosso avança para mais de 75% da área

O avanço semanal na colheita foi de 12,3 pontos percentuais.

06/03/2017 -

Alerta gafanhoto-migratório destrói pastagens e produtores temem chegada da praga na soja

Os produtores de soja temem que esta praga atinja os cultivos.