Redação

Ferrovia de Integração Centro-oeste deve passar por Lucas em no máximo cinco anos

O cronograma do projeto foi anunciado na tarde de ontem (24), pelo diretor geral da ANTT, Jorge Bastos. A previsão é que o edital de licitação seja aberto no próximo semestre, o projeto executivo seja elaborado e concluído no ano que vem, para que a

25 de Maio de 2013 as 06h 30min

O projeto de construção da Ferrovia de Integração Centro-oeste (Fico), trecho que compreende os municípios de Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO), passou na tarde de ontem (24) por mais uma etapa de discussões com a sociedade, a segunda reunião participativa.

Promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o evento foi realizado durante o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec$ 2013) e teve como objetivo esclarecer e colher informações que possam acrescentar ao desenvolvimento do projeto.

Segundo o cronograma apresentado pelos técnicos da ANTT, a previsão é que as obras iniciem ainda em 2014 e sejam concluídas em no máximo cinco anos, ao custo de R$ 6.2 bilhões. “ Não tem mais volta. Já foi dada a partida para que o projeto saia do papel e seja concluído. Esperamos que em no máximo cinco anos a ferrovia esteja pronta e operando”, ressaltou o diretor geral da ANTT, Jorge Bastos.

O encontro realizado em Lucas do Rio Verde é a segunda etapa das três reuniões participativas previstas no processo. A primeira, foi realizada no início desta semana em Cuiabá e a próxima está marcada para o mês de junho no município de Água Boa.

Participaram do evento, autoridades, empresários e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo. O processo estabelece ainda a realização de uma audiência pública na capital do Estado, para que no segundo semestre deste ano seja lançado o edital de concessão do trecho e no próximo ano, a elaboração do projeto executivo e início das obras.

De acordo com o secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, trata-se de um novo modelo de ferrovia, com marco regulatório, segurança jurídica, garantia de demanda e financiamento público, com juros atrativos. “O que nós queremos é um projeto executivo bem elaborado, para que não hajam interrupções nas obras e que a ferrovia possa ser construída o mais rápido possível.”

Responsável pela produção de mais de 20 milhões de toneladas de grãos por ano, há anos os municípios do entorno da BR 163 reivindicam a viabilização de novas alternativas para o escoamento da safra. O que garantiria a redução de aproximadamente 30% no custo do transporte.

Para quem chegou a Lucas do Rio Verde na década de 80 e ainda espera a conclusão das obras de duplicação da BR 163, a chegada da ferrovia ainda parece um sonho. No entanto, segundo prefeito Otaviano Pivetta, dentro dos novos moldes estabelecidos pelo governo federal, é possível acreditar que a obra será concluída dentro do prazo estabelecido.

“Quando nós chegamos aqui, já havia gente sonhando com a duplicação da 163 e isso já faz mais de 30 anos. A ferrovia tem um cronograma de ações com todas as condições para a iniciativa privada fazer. Nós estamos confiantes que em cinco anos nós teremos a ferrovia por aqui.”

As contribuições apresentadas pela sociedade durante as reuniões participativas estarão a disposição dos interessados nos próximos dias, no site www.antt.gov.br.


MT Agora - Assessoria

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Segunda Safra

Produtores investem em crotalária na segunda safra para aumentar produtividade de soja

Planta prepara o solo para o cultivo da soja, aumenta a quantidade de nutrientes e reduz a população nematóides.

19 de Abril de 2019 as 18h28

Previsão

Produção de girassol em MT deve ter queda de quase 30% em relação à safra anterior, estima Conab

Previsão é que o estado, maior produtor de girassol do país, produza 72 mil toneladas do produto. No ano passado, por outro lado, a produção foi de 120 mil toneladas.

07 de Abril de 2019 as 15h42

Agronegócio

MP 867/18: Selma Arruda e Sérgio Souza apresentam Plano de Trabalho

é preciso garantir segurança jurídica aos produtores rurais que desejam estar inseridos no PRA com vistas à regularidade ambiental

03 de Abril de 2019 as 21h05

Show Safra BR 163

Mulheres e agronegócio: Uma entrevista com quem conhece a evolução das mulheres em uma das áreas mais promissoras da economia nacional

A supervisora de Experiência do Cliente para John Deere Brasil, Maria Cândida de Melo, esteve no Show Safra BR 163 e batemos um papo com ela sobre a presença da mulher em lugar de destaque no agronegócio.

29 de Março de 2019 as 22h18

Show Safra BR 163

Produtores mostram que é possível fazer manejo integrado durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

Ao fim da safra, com menor número de pulverizações de inseticidas, foi possível colher as mesmas 65,5 sacas que em outro talhão com a mesma cultivar de soja, porém com uma economia de R$ 97 por hectare.

29 de Março de 2019 as 22h14

Sindicado Rural

Antônio Lira é empossado presidente do Sindicato Rural em Lucas do Rio Verde

O Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde é considerado um dos mais fortes no Estado. O município está entre os principais produtores e exportadores de soja e milho em Mato Grosso.

29 de Março de 2019 as 22h10

Show Safra BR 163

Bispo Dom Vital Chitolina é homenageado no Show Safra BR 163

O bispo da Diocese de Diamantino-MT, Dom Vital Chitolina, foi homenageado com o mérito "O Semeador", nesta sexta-feira (29), no encerramento do Show Safra BR 163.

29 de Março de 2019 as 20h14

Show Safra BR 163

Show Safra: Pequenos municípios grandes potencialidades

Tapurah e Pontes e Lacerda apresentaram oportunidades de crescimento econômico com base no agronegócio

29 de Março de 2019 as 19h54

Show Safra BR 163

Show Safra 2020: Começam os preparativos para a próxima edição

O Show Safra BR 163 2020 será realizado de 17 a 20 de março. A Fundação Rio Verde espera aumentar em 15% a estrutura do parque e discutir tecnologia e informação.

29 de Março de 2019 as 19h37

Evento

Fórum da Agricultura Familiar reúne produtores, autoridades e lideranças da região

O evento foi realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde durante o Show Safra BR 163

29 de Março de 2019 as 18h41

Biodiesel

Bolívia autoriza biotecnologia para produzir biodiesel

O pais está comprometida com os biocombustíveis

29 de Março de 2019 as 09h28

Aftosa

Fim da vacina contra aftosa: E se o vírus voltar?

O Brasil está prestes a iniciar seu Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA)

29 de Março de 2019 as 09h25

Show Safra

Prefeitura apresenta pesquisas da agricultura familiar no Show Safra BR 163

Com uma área de aproximadamente um hectare, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mantém um campo experimental

28 de Março de 2019 as 16h12

Show Safra

Agricultores seguem tendência de buscar autonomia no transporte da produção

Com o mercado aquecido as concessionárias se prepararam para atender a demanda

27 de Março de 2019 as 21h13

Show Safra

Penúltimo dia do Show Safra traz discussões sobre suinocultura e manejo do algodão

A professora da PUC/RJ destaca a importância da presença da mulher no agronegócio, às 16h30.

27 de Março de 2019 as 21h12

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO