Agronegócios

Historiador debate cenário político e influências na cadeia do agro nesta quarta

Início às 19h, no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT)

Show Safra BR 163 | 20 de Março de 2018 as 22h 11min
MT Agora - Suzana Machado | Assessoria

O Dr. Em História Social, Marco Antonio Villa, é o palestrante máster desta quarta-feira (21), no Show Safra BR 163, com a palestra “As explicações do Brasil”, que tem início às 19h, no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT).

De acordo com Villa, o agronegócio várias vezes, por diversos anos, salvou a balança comercial brasileira. Ele ressalta ainda que toda conquista do cerrado foi sem a presença do Estado, ou seja, resultado da migração de pessoas que vieram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, Paraná, passaram por São Paulo e chegaram a Mato Grosso, Goiás e foram ocupando regiões que anteriormente eram consideradas inapropriadas para a agricultura. “É uma verdadeira saga que até hoje não foi trabalhada devidamente, inclusive no campo da história e mostrou que não precisa de reforma agrária para resolver o problema de abastecimento das cidades, como falava a velha tese dos anos 50, 60 e tem alguns que falam até hoje. A questão do abastecimento dos centros urbanos foi resolvida pelo agronegócio, sem reforma agrária que era uma falácia, um verdadeiro fracasso em todos os países, como é agora, só usada politicamente”, defende o historiador.

Villa adianta ao produtor e o público em geral que irá debater sobre a atual conjuntura política e econômica do país, o cenário eleitoral, tendo em vista as eleições presidenciais em outubro deste ano, além de outros assuntos ligados ao agronegócio e sua construção ao longo da história.

Saiba mais sobre Marco Antonio Villa

Marco Antonio Villa é formado em História pela Universidade de São Paulo, na qual também obteve os títulos de Mestre em Sociologia e Doutor em História.

Foi durante 30 anos professor universitário. Atualmente é comentarista da Jovem Pan e do Jornal da Cultura. É também colunista de O Globo, Correio Braziliense, Estado de Minas e da revista IstoÉ.

Está presente nas redes sociais com quase 800 mil seguidores e publica comentários e vídeos em seu blog chamado "Blog do Villa".

Profere palestras há mais de 20 anos em todo o Brasil. Hoje é considerado um dos maiores conhecedores da História Política do nosso país com seus mais de 30 livros publicados, alguns dos quais tornaram-se best-sellers e referências bibliográficas para o estudo da História do Brasil nos séculos XIX, XX e XXI. Muitos de seus livros são citados em teses universitárias no Brasil, Europa e Estados Unidos.

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Algodão

Qualidade das fibras do algodão continua sendo prejudicada

As chuvas moderadas e de forte intensidade, prejudicam a qualidade das fibras, trazendo prejuízos aos produtores.

17 de Agosto de 2018 as 15h31

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sábado

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo limpo

22º

COTAÇÃO