Indea realiza barreiras volantes para fiscalizar soja

A meta do órgão estatal é realizar 381 barreiras volantes até o dia 01 de dezembro.

20/09/2017 - 18:15:21

   

Com o início do período de plantio de soja no dia 16.09 (até 31.12), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase/MT) já estão realizando as operações de barreiras volantes de fiscalização das partidas de sementes.

Além disso, a equipe técnica do Indea também fará a verificação da procedência dos materiais utilizados, o cumprimento da legislação que trata sobre o trânsito de sementes e a fiscalização do pagamento da taxa de Defesa Sanitária Vegetal. A meta do órgão estatal é realizar 381 barreiras volantes até o dia 01 de dezembro.

As barreiras volantes tem como objetivo fiscalizar o trânsito, principalmente, de materiais propagativos de pragas de origem vegetal, tanto os produzidos em Mato Grosso quanto os oriundos de outras Unidades Federativas, como explica a diretora técnica do Indea, Daniella Bueno. “Nas nossas operações, além da abordagem de veículos de carga que possuam estrutura para o transporte de sementes ou mudas, todas as cargas de animais e de produtos de origem animal também são fiscalizadas para verificar se os mesmos atendem a legislação sanitária vigente”, ressalta.

O cadastro das áreas de plantio convencional de soja em sistema de irrigação é obrigatório e deve ser atualizado anualmente em sistema eletrônico disponibilizados pelo Indea até o dia 15 de fevereiro de 2018.

Para a execução das ações foram intensificadas as fiscalizações nos Postos Fiscais da Região Sul e Leste e nos municípios de Rondonópolis, Barra do Garças e Cuiabá. Para as outras cidades, competirá à Unidade Regional de Supervisão do Indea a definição para que possam fiscalizar as principais rotas de trânsito de sementes e mudas que são destinadas às principais áreas agrícolas de cada regional.

Checagem nas barreiras

Para realizar as operações de fiscalização nas barreiras volantes, a equipe estará fazendo a abordagem para conferência dos seguintes documentos:

1 - NO TRANSPORTE DE SEMENTES

I - Os Documentos

1. Na fiscalização do transporte de semente o Profissional do INDEA/MT, deverá verificar se a Nota Fiscal contém:

a) nome do Produtor ou Comerciante e respectivo RENASEM;

b) CNPJ ou CPF;

c) quantidade de sementes por lote, espécie e cultivar;

d) nome e endereço do comprador.

2. Além da Nota Fiscal, deverá ser verificado se as sementes estão acompanhadas segundo sua classe e categoria, dos seguintes documentos:

a) cópia do Atestado de Origem Genética – para sementes descritas na NF como ‘Genética’ (QUANDO A SEMENTE ESTIVER DESCRITA COMO GENÉTICA);

b) cópia do Certificado de Sementes – para sementes descritas na NF como ‘Certificadas’ (PARA SEMENTES DESCRITAS COMO DA CATEGORIA CERTIFICADA C1 OU C2);

c) cópia do Termo de Conformidade – para sementes descritas na NF como S1 ou S2;

d) comprovante do recolhimento da Taxa de Defesa Sanitária Vegetal ou da contribuição espontânea ao Fundo Mato-grossense de Apoio à cultura da Semente – FASE-MT. (Lei 9.864 de 27/12/12 c/c Decreto 1.709 de 12/04/13). Quando a empresa optar pelo recolhimento através do regime especial FASE/MT poderá ser aceito tanto o comprovante do pagamento do boleto do FASE/MT ou boleto com a seguinte marca d’água “REGIME ESPECIAL”.

MT Agora - Sedec-MT

Mais Noticias

Algodão

Preço estimula aumento de plantio do algodão em Sorriso

Estimativa Em 5 Anos

Produtores de milho de MT querem aumentar produção de etanol de milho para 3,5 bilhões em 5 anos

Dados

Abate de bovinos cresce 37,5% em MT; resultado é o melhor em 10 meses, diz Indea

Dados

Instituto aponta queda de 57% nas exportações de carne bovina em MT

11/07/2018 -

Mato Grosso é o estado com a maior frota de aeronaves agrícolas do país

Ao todo, o estado tem 464 aviões cadastrados. O número de aviões no estado corresponde a quase 20% do total usado no país.

04/07/2018 -

Banco do Brasil destina R$ 103 bilhões para crédito agrícola

O valor é 21% maior do que o total desembolsado na safra 2017/2018, cerca de R$ 85 bilhões.

04/07/2018 -

Governo de MT lança programa de fomento a hortas nas escolas

O Pró-Hortas Escolares foi lançado nesta terça-feira (03.07), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

04/07/2018 -

Governo de MT inaugura Laboratório de Sanidade Vegetal e Arquivo Central do Indea

As obras foram realizadas por meio de termo de cooperação com o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase), e dão continuidade ao sonho de tornar o Complexo do Planalto, em um centro tecnológico da Defesa Agropecuária em Mato Grosso.

03/07/2018 -

OCDE e FAO: produção agrícola mundial deve crescer 20% em dez anos

O aumento será ainda maior nas regiões em desenvolvimento, como a África Subsaariana, Ásia Meridional e Oriental, Meio Oriente e Norte da África. Movimento oposto deve ocorrer nos países desenvolvidos.

30/06/2018 -

Sorriso: 20% da safra de milho foram colhidas até agora

A expectativa dos produtores é encerrar a colheita dentro dos próximos 15 dias.

30/06/2018 -

Custo da produção de algodão em Mato Grosso sobe 0,82%

Tal variação se deve, principalmente, à valorização do dólar no último mês, que influenciou no aumento dos custos com os defensivos e fertilizantes.

30/06/2018 -

Ministério da Agricultura diz que o projeto sobre agrotóxicos não aumenta risco à saúde

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota, nesta quinta-feira (28), apontando que há muita preocupação em relação ao uso de substâncias químicas.

25/06/2018 -

Vazio sanitário da soja começa em MT e segue até o dia 15 de setembro

Durante 90 dias, produtores não podem manter pés de soja vivos para evitar ferrugem asiática. Em caso de descumprimento, eles podem ser multados pelo Indea.

21/06/2018 -

Mato Grosso mais perto do fim da vacinação da Febre Aftosa

A previsão é que até maio de 2021 seja feita a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Brasil, conforme o cronograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

17/06/2018 -

MT abate 89 mil cabeças de gado a mais no 1º trimestre de 2018 e lidera produção no país

Segundo o IBGE, o estado lidera a produção nacional com 15,6% do que é produzido no país. Ao todo, 7,72 milhões de cabeças de gado nos três primeiros meses de 2018.

15/06/2018 -

Mais de 6 mil propriedades serão fiscalizadas durante vazio sanitário da soja

De 15 de junho a 15 de setembro não poderá haver plantas vivas de soja cultivadas ou guaxas, tanto em áreas de cultivo quanto às margens das rodovias.

13/06/2018 -

MT deve colher mais de 25% da produção de grãos, cereais e oleaginosas do país na safra 2018, estima IBGE

Ao todo, Mato Grosso deve produzir 25,9% da produção nacional. Na estimativa do IBGE, o estado deve ser o maior produtor de algodão herbáceo (em caroço) do país.

12/06/2018 -

IBGE reduz para 228,1 milhões de toneladas previsão de safra de grãos

A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feita em maio, é 0,8% inferior (ou 1,9 milhão de toneladas) na comparação com a de abril.

12/06/2018 -

Agricultores antecipam compra de calcário para aplicar na próxima safra de soja em MT e aumentar a produtividade

Calcário aumenta os níveis de magnésio e cálcio nas plantas. Expectativa de crescimento nas vendas é de 8%, em relação a 2017.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora