Agronegócios

Lucas do Rio Verde recebe a Expedição Suinocultura

Além de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, o projeto passará também por Sorriso, Nova Mutum e Cuiabá.

Visita | 28 de Setembro de 2017 as 16h 49min
MT Agora - Ascom

Em Lucas do Rio Verde, os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, e de Desenvolvimento Econômico, Fábio Raabe, receberam, na manhã desta quarta-feira (27), a equipe da Expedição Suinocultura, da Gazeta do Povo, de Curitiba-PR. Também participaram do encontro o presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon, e o empresário Leonardo Lopes.

Na estrada desde o início de setembro, a Expedição passar por Mato Grosso, o 5º maior produtor de suínos no país. Após passar por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul, o projeto técnico-jornalístico debate o desenvolvimento do setor na região Centro-Oeste. A Expedição vai visitar também as cidades de Sorriso, Nova Mutum e Cuiabá.

O estado foi responsável por 205 mil toneladas das 3,7 milhões produzidas no Brasil em 2016. O roteiro contempla indústrias, frigoríficos, granjas e entidades representantes da cadeia produtiva da carne suína.

Lucas do Rio Verde chamou a atenção da equipe pelos investimentos feitos na região, a exemplo da única usina exclusiva de etanol de milho do Brasil. Entre os assuntos tratados na reunião está o debate sobre a produção e iniciativas da região quanto à cadeia suína.

Saiba mais: www.expedicaosuinocultura.com.br

Destaque
A carne suína mantém números expressivos no país. No ano passado, foram exportadas 732 mil toneladas para mais de 70 países. Houve um aumento de 100 mil toneladas na produção em comparação a 2015, enquanto as exportações cresceram 30% - os maiores volumes da história. A atividade movimenta mais de R$ 140 bilhões por ano e também é responsável pela geração de 126 mil empregos diretos e mais 900 mil indiretos. “A carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo. Assim, precisamos entender como a cadeia produtiva está se organizando para continuar crescendo e distribuindo renda”, completa o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Sobre a Expedição Suinocultura
A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há dez temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos seis principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em sua segunda edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico, financeiro e logístico da MSD Saúde Animal, da Boehringer Ingelheim, da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Grupo Renault. (Com Expedição Suinocultura)

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sábado

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

23º

COTAÇÃO