Lucas: Em audiência, produtores pedem agilidade na implementação de sistema de inspeção da agroindústria familiar

Produtores rurais que participaram nesta manhã (28) em Lucas do Rio Verde, de uma audiência pública proposta pela Empaer. O encontro, que reúne também representantes de sindicatos, cooperativas e associações, da Câmara e Prefeitura.

28/11/2017 - 13:20:45

   

Garantir a comercialização da produção em outros municípios e fortalecer a agricultura familiar. Esse é o pedido de produtores rurais que participaram nesta manhã (28) em Lucas do Rio Verde, de uma audiência pública proposta pela Empaer. O encontro, que reúne também representantes de sindicatos, cooperativas e associações, da Câmara e Prefeitura, aconteceu no auditório da Câmara Municipal.

O setor produtivo pede a implementação imediata do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF-MT). Com a colocação em prática desta lei, os produtos podem, enfim, comercializar a produção agroindustrial em todo o Estado e não apenas no município de origem.

O SUSAF é o sistema que garante a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais e das Vigilâncias Sanitárias Municipais, por município ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento, para a produção e comercialização de produtos de origem animal e vegetal da Agricultura Familiar e de Pequeno Porte em todo território estadual.

Através do sistema é possível ampliar a comercialização dos produtos da agroindústria familiar e de pequeno porte de origem animal e vegetal para todo o Estado de Mato Grosso. Segundo o Governo do Estado, o Susaf possui importância econômica, sanitária, ambiental, com o combate a clandestinidade (trabalhista, ambiental e criminal). Por ser um sistema de equivalência o público alvo direto são os municípios com SIM e Vigilância Sanitária, consequentemente as agroindústrias familiares e de pequeno porte.

Com a nova lei, o governo espera que haja verticalização da produção, geração de emprego e renda, diversificação da produção, melhoria da qualidade de vida do produtor e ainda a fixação do jovem no campo, uma das grandes lutas encampadas para a continuidade da produção agrícola.

“A ideia principal desse encontro é alinharmos as conversas para poder deslanchar essa questão da regularização do Susaf. A gente sabe a importância das agroindústrias familiares para a região e isso aí, se nós não conseguirmos alinhar as conversas a nível estadual e municipal com as fiscalizações de agroindústrias e entrepostos de produção e industrialização da matéria prima da agricultura familiar a gente vai ter problemas pra frente”, prevê o coordenador regional da Empaer, Rogério Leschewitz.

“A agricultura familiar está passando por um momento de crise. A nossa preocupação é muito grande, por isso estamos aqui em Lucas do Rio Verde tentando através de nossas lideranças fazer com que os deputados que estão aprovando o SUSAF, que tenham sensibilidade e vejam que não é possível comparar um pequeno empreendimento com uma grande indústria”, reclama o presidente do Sinterp-MT (Sindicato Dos Trabalhadores Da Assistência Técnica, Extensão Rural E Pesquisa Pública De Mato Grosso), Gilmar Brunetto, o Gauchinho.

A realidade dos pequenos produtores à luz do SUSAF foi exemplificada por Anselmo Perin, que mantém na propriedade familiar, na Comunidade 30 de Novembro, um abatedouro de aves. O empreendimento é considerado modelo, mas vem enfrentando dificuldades pela falta de mercado local. O produtor rural já foi procurado por redes atacadistas, mas não consegue ofertar o frango semicaipira em razão dos problemas de inspeção impostos através da legislação. “Alguns mercados me pediram se tinha como levar meu produto para outras unidades da rede deles. Se chegar esse documento (SUSAF) é possível levar pra outras regiões deles, mas sem o documento infelizmente tem que ser só no município”, lamentou Perin, que assumiu compromisso alto pelo investimento feito em seu abatedouro.

O presidente da Câmara, Jiloir Peliciolli, o Mano, enalteceu a iniciativa pela realização da audiência e a proposta de se reunir com os deputados estaduais para reivindicar agilidade na regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF-MT).

O secretário de Agricultura de Lucas do Rio Verde, Marcio Albieri, afirmou que o município tem procurado apoiar o pequeno agricultor oportunizando meios para que os produtos produzidos no município acabem na mesa dos luverdenses, citando também a geração de empregos nessas propriedades. “Que esse processo (de aprovação e regulamentação do SUSAF) que já está na Assembleia Legislativa, aconteça com mais rápido, o agricultor familiar tem pressa. Nós estamos solidários, apoiamos a iniciativa da Empaer e vamos brigar para que o quanto antes esse SUSAF possa entrar em vigor”, concluiu.

MT Agora - Expresso MT

Mais Noticias

Algodão

Preço estimula aumento de plantio do algodão em Sorriso

Estimativa Em 5 Anos

Produtores de milho de MT querem aumentar produção de etanol de milho para 3,5 bilhões em 5 anos

Dados

Abate de bovinos cresce 37,5% em MT; resultado é o melhor em 10 meses, diz Indea

Dados

Instituto aponta queda de 57% nas exportações de carne bovina em MT

11/07/2018 -

Mato Grosso é o estado com a maior frota de aeronaves agrícolas do país

Ao todo, o estado tem 464 aviões cadastrados. O número de aviões no estado corresponde a quase 20% do total usado no país.

04/07/2018 -

Banco do Brasil destina R$ 103 bilhões para crédito agrícola

O valor é 21% maior do que o total desembolsado na safra 2017/2018, cerca de R$ 85 bilhões.

04/07/2018 -

Governo de MT lança programa de fomento a hortas nas escolas

O Pró-Hortas Escolares foi lançado nesta terça-feira (03.07), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

04/07/2018 -

Governo de MT inaugura Laboratório de Sanidade Vegetal e Arquivo Central do Indea

As obras foram realizadas por meio de termo de cooperação com o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase), e dão continuidade ao sonho de tornar o Complexo do Planalto, em um centro tecnológico da Defesa Agropecuária em Mato Grosso.

03/07/2018 -

OCDE e FAO: produção agrícola mundial deve crescer 20% em dez anos

O aumento será ainda maior nas regiões em desenvolvimento, como a África Subsaariana, Ásia Meridional e Oriental, Meio Oriente e Norte da África. Movimento oposto deve ocorrer nos países desenvolvidos.

30/06/2018 -

Sorriso: 20% da safra de milho foram colhidas até agora

A expectativa dos produtores é encerrar a colheita dentro dos próximos 15 dias.

30/06/2018 -

Custo da produção de algodão em Mato Grosso sobe 0,82%

Tal variação se deve, principalmente, à valorização do dólar no último mês, que influenciou no aumento dos custos com os defensivos e fertilizantes.

30/06/2018 -

Ministério da Agricultura diz que o projeto sobre agrotóxicos não aumenta risco à saúde

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota, nesta quinta-feira (28), apontando que há muita preocupação em relação ao uso de substâncias químicas.

25/06/2018 -

Vazio sanitário da soja começa em MT e segue até o dia 15 de setembro

Durante 90 dias, produtores não podem manter pés de soja vivos para evitar ferrugem asiática. Em caso de descumprimento, eles podem ser multados pelo Indea.

21/06/2018 -

Mato Grosso mais perto do fim da vacinação da Febre Aftosa

A previsão é que até maio de 2021 seja feita a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Brasil, conforme o cronograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

17/06/2018 -

MT abate 89 mil cabeças de gado a mais no 1º trimestre de 2018 e lidera produção no país

Segundo o IBGE, o estado lidera a produção nacional com 15,6% do que é produzido no país. Ao todo, 7,72 milhões de cabeças de gado nos três primeiros meses de 2018.

15/06/2018 -

Mais de 6 mil propriedades serão fiscalizadas durante vazio sanitário da soja

De 15 de junho a 15 de setembro não poderá haver plantas vivas de soja cultivadas ou guaxas, tanto em áreas de cultivo quanto às margens das rodovias.

13/06/2018 -

MT deve colher mais de 25% da produção de grãos, cereais e oleaginosas do país na safra 2018, estima IBGE

Ao todo, Mato Grosso deve produzir 25,9% da produção nacional. Na estimativa do IBGE, o estado deve ser o maior produtor de algodão herbáceo (em caroço) do país.

12/06/2018 -

IBGE reduz para 228,1 milhões de toneladas previsão de safra de grãos

A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feita em maio, é 0,8% inferior (ou 1,9 milhão de toneladas) na comparação com a de abril.

12/06/2018 -

Agricultores antecipam compra de calcário para aplicar na próxima safra de soja em MT e aumentar a produtividade

Calcário aumenta os níveis de magnésio e cálcio nas plantas. Expectativa de crescimento nas vendas é de 8%, em relação a 2017.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora