Agronegócios

Lucas: Prefeitura entrega 10 pasteurizadores lentos à agricultores familiares

Os equipamentos foram repassados à produtores cadastrados no Selo de Origem Municipal

Agricultura Familiar | 08 de Dezembro de 2017 as 17h 00min
MT Agora - Ascom

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou nesta sexta-feira (08) a entrega de 10 pasteurizadores lentos à produtores cadastrados no Selo de Origem Municipal.

A aquisição dos dez pasteurizadores foi feita através de contrato de repasse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por intermédio do secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller. O investimento total é de R$ 70 mil.

A chacareira Ivete Souza explicou que esse equipamento vai ajudar muito na produção. “Agradeço pela oportunidade em estar recebendo este pasteurizador que vai me ajudar muito, vai melhorar a qualidade dos produtos e o atendimento aos clientes”, ressaltou Ivete.

De acordo com Helena Ribas, agricultora familiar, o setor vem trabalhando para levar para a mesa dos luverdenses produtos com qualidade e atendendo os requisitos de higiene. “Agora com o pasteurizador a qualidade vai ser muito maior, porque vai passar pelo processo que mata as bactérias, dando mais qualidade para nossos produtos”, frisou Helena.

A pasteurização consiste, basicamente, no aquecimento do alimento a uma determinada temperatura, por determinado tempo, e depois resfriado a uma temperatura inferior à de antes, de forma a eliminar os micro-organismos presentes, evitando assim a contaminação do leite e subprodutos.

O prefeito Luiz Binotti comentou que a grande maioria dos produtores rurais que estão no Mato Grosso já foi um dia agricultor familiar ou veio de uma família do setor. “Hoje, o nosso objetivo é incentivar a agricultura familiar. Queremos essas famílias tenham uma qualidade de vida melhor, mais renda e a possibilidade de agregar valor ao produto. Para isso, estamos buscando convênios e projetos que visem desenvolver e ampliar a produção destes pequenos empreendedores”, relatou Binotti.

O secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, também participou da entrega dos pasteurizados e aproveitou a oportunidade para ressaltar os investimentos que estão sendo realizados em todo o estado. “Este é mais um resultado dos investimentos que estamos fazendo na agricultura familiar. Estamos muito motivados a ajudar nosso estado. E este equipamento vai ajudar muito estas famílias de pequenos agricultores, é uma grande satisfação para nós ver a felicidade deles com essa nova aquisição”, informou Geller.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, além de receber os equipamentos, os agricultores também receberão um treinamento para usar os pasteurizadores e um curso de como fabricar iogurte, queijos especiais e outros produtos. “Queremos as pessoas comprem os produtos com o Selo de Origem, é uma garantia que o produto é de qualidade e feito artesanalmente”, enfatizou Albieri.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

24º

COTAÇÃO