Agronegócios

"Lucas vai se tornar capital da agroindústria do Centro Oeste do país", prevê Pivetta

Prefeito acredita que município alcançará o posto com chegada de ferrovias à região médio norte

Celso Ferreira Nery | 24 de Maio de 2013 as 06h 33min
MT Agora - Expresso MT

Lucas do Rio Verde sedia nesta sexta-feira (24), Reunião Participativa sobre a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O encontro acontece na Fundação Rio Verde a partir das 14 horas durante o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (EntecS). Estarão presentes nesta reunião o diretor da Agência Nacional deTransportes Terrestres (ANTT), Carlos Fernando do Nascimento, o secretário Francisco Vuolo, da Secretaria de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), além de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, agricultores e representantes de entidades, sindicatos e da sociedade civil organizada.
Para o prefeito Otaviano Pivetta, a implantação da ferrovia será a redenção regional. Ele credita à sorte, a localização geográfica de Lucas do Rio Verde, e assinala que a população assistirá nos próximos anos o crescimento industrial da região médio norte. A produção de grãos do Estado será ampliada sem a necessidade de abertura de novas áreas de floresta. “Com infraestrutura isso é possível”, observa Pivetta.
O gestor destaca o trabalho realizado nos últimos anos que possibilita a região sonhar com o desenvolvimento. Pivetta citou o trabalho de Luiz Antonio Pagot, ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, como fundamental para que a ferrovia de Integração do Centro Oeste conseguisse avançar. “Mesmo que mudando toda a estrutura original do projeto”, cita o prefeito luverdense, destacando que no início demorou a acreditar que o projeto evoluísse, baseado em experiências pouco animadoras. Como exemplo, a pavimentação da BR 163, cujos sequentes anúncios de conclusão não passaram de mera especulação já na década de 80, quando a região começou a ser colonizada.
Diante de todo o panorama, o prefeito aposta que “Lucas do Rio Verde se tornará a capital da agroindústria do Centro Oeste brasileiro, não vai ter nenhuma cidade com as condições competitivas que Lucas vai ter pra receber investimento na área de verticalização ou de transformação de nossas matérias primas em valor agregado”, conclui o gestor.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO