Vacina Febre Aftosa

Mais de 586 mil animais devem ser vacinados contra aftosa na regional do INDEA de Lucas do Rio Verde

A regional do INDEA com sede no município de Lucas do Rio Verde-MT estima vacinar 586.200 animais, distribuídos em 3.354 propriedades rurais.

29 de Abril de 2019 as 15h 54min

De 1º a 31 de maio os pecuaristas mato-grossenses devem fazer a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Essa é a principal campanha de imunização, tendo em vista que abrange animais de todas as idades, “de mamando a caducando”.

A regional do INDEA com sede no município de Lucas do Rio Verde-MT estima vacinar 586.200 animais, distribuídos em 3.354 propriedades rurais em nove municípios que compõe a regional (Lucas do Rio Verde; Ipiranga do Norte; Sorriso; Santa Rita do Trivelato; São José do Rio Claro; Nova Ubiratã; Nova Maringá; Nova Mutum e Tapurah).

A comercialização da vacina está disponível desde o último sábado, dia 27 de abril, porém, só é permitido o início da aplicação das doses na próxima quarta-feira (1º), recomenda o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

 “O produtor já pode estar procurando a revenda de sua confiança, fazendo a aquisição da vacina e se preparando com calma para fazer essa vacinação a partir do dia 1º”, comentou o Supervisor da regional do Indea, o médico veterinário Alberto Magno.

Os animais receberão pela primeira vez a vacina com a dose reduzida de 5 ml para 2 ml, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após a realização de estudos técnicos que viabilizaram a retirada de alguns componentes.

“A intenção é diminuir caroços, edemas que causavam essa vacina. A intenção é que esse novo adjuvante reduza bastante esse tipo de lesão e facilitar a logística, ao passo que se tem um volume menor de vacina para armazenar, tanto nas revendas bem como para o pecuarista”, salientou Magno.

O presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Guilherme Linares Nolasco, destaca a importância do cumprimento das orientações dos órgãos de fiscalização para que o Brasil mantenha o status sanitário.

“São 23 anos sem registro da doença em Mato Grosso e caminhamos para a retirada da vacina para obtenção do status de ‘país livre da aftosa sem vacinação’. Precisamos dar continuidade ao trabalho que executamos nos últimos anos e que tem aberto as portas de grandes mercados consumidores da nossa carne. Exportamos para quase 80 países e isso é resultado do empenho de todos os agentes evolvidos”, explicou Guilherme Nolasco que é médico veterinário.

Mato Grosso faz parte do bloco 5 e a expectativa dos órgãos de fiscalização é que até 2021, o Estado esteja isento da vacinação.

“Essa retirada vai ser possível justamente por não ter ocorrido focos da doença. Esses focos não ocorreram justamente por esse trabalho que vem sendo bem feito pelo pecuarista, onde lá no ano de 1994 iniciou a campanha de vacinação e o produtor abraçou a causa, fez o dever de casa e hoje Mato Grosso é o maior exportador de carne bovina do Brasil”, Reforçou Alberto Magno.

Após o termino da campanha de vacinação, no dia 31 de maio, o pecuarista tem até o dia 10 de junho para fazer a comunicação junto à unidade do Indea mais próxima, sob o risco de sofre sansões, como pagamento de multas e proibição da retirada da guia de transporte animal – GTA.

MANEJO 

Nesta etapa de vacinação, onde o pecuarista deve vacinar todos os animais em sua propriedade contra febre aftosa, é o momento também para fazer todo um manejo, tendo em vista a necessidade de levar o rebanho ao curral.

Na oportunidade o pecuarista pode separar as fêmeas de três a oito meses para, também aplicar a vacina contra brucelose tratar de outras possíveis doenças que podem estar contaminando o rebanho.


Fonte: João Ricardo | Cenário MT

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Regularização

Reuniões esclarecem moradores sobre Programa de Regularização Fundiária em Nova Mutum

A expectativa da Prefeitura é que todo processo seja concluído em 12 meses.

15 de Maio de 2019 as 10h22

Agricultura Familiar

Agricultura Familiar de Nova Mutum terá assessoria de Laboratório para Análise de Solo

Essa ação visa prestar serviços de assessoria aos pequenos produtores que comercializam nos mercados

15 de Maio de 2019 as 10h16

Taxação

Produtores de MT protestam contra taxação do milho e cobram aplicação do Fethab em estradas

Cartas de reivindicação serão entregues na ALMT e no Palácio Paiaguás.

15 de Maio de 2019 as 09h56

Agricultura

Produção de milho impulsiona Safra 2018/2019, que deve alcançar 236,7 milhões de toneladas

Resultado se aproxima do recorde histórico alcançado em 2016/2017

13 de Maio de 2019 as 20h26

Agricultura Familiar

Publicada lista de produtos com bônus em maio para Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

Onze produtos tiveram preço de mercado abaixo e terão descontos na amortização ou liquidação do Pronaf

13 de Maio de 2019 as 20h23

Segurança no Campo

Fazendeiros de MT apoiam decreto pró-armas de Bolsonaro

Produtores afirmam que invasões de propriedades chegaram a um nível inaceitável

13 de Maio de 2019 as 10h04

Etanol

MT é responsável por 74,6% da produção de etanol de milho do país

Estado produziu 590,9 milhões de litros do biocombustível na safra 2018/2019. Atualmente, só se produz etanol de milho em MT, GO e PR.

08 de Maio de 2019 as 10h11

Alta Tecnologia

'Ferrari dos tratores' chega ao Brasil em investimento de R$ 150 milhões

Grupo AGCO traz ao país a marca alemã Fendt, de máquinas agrícolas de alta tecnologia.

24 de Abril de 2019 as 09h17

Segunda Safra

Produtores investem em crotalária na segunda safra para aumentar produtividade de soja

Planta prepara o solo para o cultivo da soja, aumenta a quantidade de nutrientes e reduz a população nematóides.

19 de Abril de 2019 as 18h28

Previsão

Produção de girassol em MT deve ter queda de quase 30% em relação à safra anterior, estima Conab

Previsão é que o estado, maior produtor de girassol do país, produza 72 mil toneladas do produto. No ano passado, por outro lado, a produção foi de 120 mil toneladas.

07 de Abril de 2019 as 15h42

Agronegócio

MP 867/18: Selma Arruda e Sérgio Souza apresentam Plano de Trabalho

é preciso garantir segurança jurídica aos produtores rurais que desejam estar inseridos no PRA com vistas à regularidade ambiental

03 de Abril de 2019 as 21h05

Show Safra BR 163

Mulheres e agronegócio: Uma entrevista com quem conhece a evolução das mulheres em uma das áreas mais promissoras da economia nacional

A supervisora de Experiência do Cliente para John Deere Brasil, Maria Cândida de Melo, esteve no Show Safra BR 163 e batemos um papo com ela sobre a presença da mulher em lugar de destaque no agronegócio.

29 de Março de 2019 as 22h18

Show Safra BR 163

Produtores mostram que é possível fazer manejo integrado durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

Ao fim da safra, com menor número de pulverizações de inseticidas, foi possível colher as mesmas 65,5 sacas que em outro talhão com a mesma cultivar de soja, porém com uma economia de R$ 97 por hectare.

29 de Março de 2019 as 22h14

Sindicado Rural

Antônio Lira é empossado presidente do Sindicato Rural em Lucas do Rio Verde

O Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde é considerado um dos mais fortes no Estado. O município está entre os principais produtores e exportadores de soja e milho em Mato Grosso.

29 de Março de 2019 as 22h10

Show Safra BR 163

Bispo Dom Vital Chitolina é homenageado no Show Safra BR 163

O bispo da Diocese de Diamantino-MT, Dom Vital Chitolina, foi homenageado com o mérito "O Semeador", nesta sexta-feira (29), no encerramento do Show Safra BR 163.

29 de Março de 2019 as 20h14

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você acha que Bolsonaro está certo ao contingenciar verbas das Universidades federais?

Sim

Não

Não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO