Agronegócios

Mato Grosso terá maior usina de etanol de milho do Brasil

Com investimento de R$ 500 milhões, a usina de Sinop foi projetada para moer 1 milhão de toneladas de milho por ano.

Multinacional | 06 de Novembro de 2017 as 23h 03min
MT Agora - Gcom-MT

A maior usina de etanol de milho do Brasil vai ser construída em Sinop, a partir de janeiro de 2018, com a geração de dois mil empregos diretos na execução das obras e mais de três mil entre empregos diretos e indiretos com o início das atividades, em julho de 2019. O anúncio foi feito semana passada ao governador Pedro Taques, no Palácio Paiaguás, pelo diretor-presidente e diretor-executivo José Odvar Lopes e Rafael Ranzolin, respectivamente, da multinacional americana com investimentos em duas usinas de etanol de milho no Paraguai, a Industria Paraguaya Alcoholes S.A. (Inpasa).

Com investimento de R$ 500 milhões, a usina de Sinop foi projetada para moer 1 milhão de toneladas de milho por ano. “É considerada um padrão de usina grande, praticamente um padrão americano”, comenta o diretor-executivo da Inpasa. Mato Grosso conta com uma usina de etanol de milho em Lucas do Rio Verde, mas a capacidade da de Sinop será maior. 

“Escolhemos Mato Grosso pelo mercado gigante de matéria prima. Estamos trabalhando nos detalhes finais, estávamos atuando na esfera municipal, agora estamos na estadual para entrarmos realmente com o pé direito e gerarmos emprego e renda para o Estado e para o país”, frisa Rafael Ranzolin.  

A escolha de Sinop para abrigar a usina ocorreu após uma série de estudos. “Tem mais de um ano e meio que estamos trabalhando em cima disso. Por questões de logística e por disponibilidade de matéria prima escolhemos Sinop”, explica Rafael.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, destacou a importância da agregação de valor do milho com a industrialização ainda em Mato Grosso. “O milho faz parte do planejamento estratégico do Estado, nós temos uma produção de 30 milhões de toneladas de milho, que provavelmente vai chegar a 50 milhões nos próximos cinco anos, e nós precisamos fazer com que este milho seja industrializado dentro do Mato Grosso”.

Para convencer os empresários a investir no Estado, Avalone recorreu a programa de incentivos à instalação de indústrias. “Neste caso, houve redução de 25% do ICMS para 7%. Isso torna esta indústria competitiva em relação às indústrias dos outros estados. Conversamos com o vice-governador e secretário de Meio Ambiente Carlos Fávaro para lidar com as questões das licenças ambientais e esta reunião com o governador foi fundamental. O governador vai visitar a Usina deles no Paraguai. Esta é uma área em que vamos ter muitos investimentos em Mato Grosso nos próximos anos”.

Avalone cita como exemplo a usina instalada em Lucas do Rio Verde, durante visita do presidente Michel Temer. “Ela já está em processo de expansão”.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, líder do governo na Assembleia Legislativa, e o deputado federal Nilson Leitão também acompanharam a reunião dos empresários com o governador. "Além do impacto positivo de geração de emprego e renda, Mato Grosso sai na frente com a produção de energia limpa. Para o mundo inteiro, isto mostra que o Brasil faz um golaço, que é capaz de desenvolver sendo ecologicamente correto e economicamente viável. Mesmo em um momento de crise, tem gente que acredita em Mato Grosso", ressaltou o deputado federal Nilson Leitão.

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Algodão

Qualidade das fibras do algodão continua sendo prejudicada

As chuvas moderadas e de forte intensidade, prejudicam a qualidade das fibras, trazendo prejuízos aos produtores.

17 de Agosto de 2018 as 15h31

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Estrelado

23º

COTAÇÃO