Agronegócios

Plantio de soja está atrasado devido à falta de chuvas em MT

Durante o mesmo período na safra anterior, o plantio já estava em 42% e agora apenas 26% da área prevista foi plantada. Fazendeiros utilizam a palha de milho para a retenção de água no solo.

Soja | 24 de Outubro de 2017 as 17h 30min
MT Agora - G1 MT

O plantio de soja está atrasado em Mato Grosso em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 26% da área prevista foi semeada e, no mesmo período do ano passado, era percentual era de 42%, segundo o levantamento realizado pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). O principal motivo é a falta de umidade no estado.

Durante o plantio da soja na safra anterior, mais de 42% das lavouras estavam semeadas nesse mesmo período, de acordo com o Imea. O plantio de soja em uma fazenda que fica na Serra da Petrovina, em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, está sendo realizado na terra seca para não comprometer o cronograma da fazenda, segundo o gerente Rômulo Pereira.

Ele conta que as sementes da soja estão sendo semeadas junto com a palha de milho, pois, segundo Rômulo, durante as próximas chuvas, ela deve reter a água no solo por mais tempo.

"Dependendo da quantidade de chuva que cair, essa palha consegue segurar a umidade na terra por mais tempo", afirmou.

As sementes foram plantadas ainda com o solo seco, para que após a colheita da soja possa ser feito o plantio do algodão. O algodão safrinha deve ser plantado no mês de janeiro.

De acordo com o produtor rural, Rodrigo Bervian, que tem uma fazenda de produção de soja e milho, próximo a BR-364, a opção durante o período seco, é adiantar a plantação da soja para que futuramente ela consiga reter mais umidade.

Ele conta que a intenção é adiantar também a plantação de milho. "Quanto mais a gente antecipar a soja e o milho, eles vão ter uma quantidade maior de umidade até a colheita", afirmou.

Rodrigo conta que a previsão de plantio para os 1.500 hectares da fazenda é até o mês de novembro. A expectativa é que a safra seja de 60 sacas de soja por hectare.

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Algodão

Qualidade das fibras do algodão continua sendo prejudicada

As chuvas moderadas e de forte intensidade, prejudicam a qualidade das fibras, trazendo prejuízos aos produtores.

17 de Agosto de 2018 as 15h31

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Estrelado

23º

COTAÇÃO