Agronegócios

Próxima safra: expansão da área de soja no Brasil está ameaçada

A safra 2018/2019 de soja no Brasil começará a ser plantada dentro de oito a doze semanas, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Soja | 28 de Julho de 2018 as 00h 28min
Fonte: Globo Rural

A safra 2018/2019 de soja no Brasil começará a ser plantada dentro de oito a doze semanas, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Assim como já estamos alertando há algum tempo, a possibilidade da formação de um El Niño não tem sido presente para este próximo verão brasileiro. A falta de chuva já está preocupando os agricultores.

Segundo a Agência de Monitoramento Oceânico e Atmosférico dos EUA (NOAA, sigla em inglês), já a partir de setembro, a América do Sul poderá ser afetada pela presença do fenômeno climático El Niño, decorrente do aquecimento da região do Pacífico-Equatorial em mais de 1 grau Celsius (equivalente a 1 Kelvin).

Caso confirmado, atrasos no período de plantio serão observados, decorrente da possibilidade de um padrão de chuvas mais escassas sobre a região central do Brasil, onde está concentrada a safra da oleaginosa do país.

Contudo, baseado em estudos de campo da equipe ARC, já são estimados uma área cultivada de soja em 2018/2019 em 36,78 milhões de hectares, sendo 4,8% superior a área semeada durante a safra 2017/2018 - contra a média de 4,71% de expansão de área anual, desde 1987.

Além de possíveis adversidades climáticas que poderão prejudicar o empenho durante o plantio da soja-verão no fim de 2018, a atual Política de Tabelamento Mínimo do Frete tem dificultado as entregas de fertilizante para esta próxima safra. Entre março e junho deste ano foram entregues 8,4 milhões de toneladas de fertilizantes ao mercado (dado segundo a Associação Nacional de Difusão de Adubos - ANDA), sendo quase 400 mil toneladas abaixo do mesmo período em 2017.

Conclusão: alertamos que para manter qualquer estimativa de expansão de área da soja acima dos 4% para esta próxima safra, precisaremos de uma redefinição da Política de Tabelamento Mínimo do Frete, que a viabilidade da distribuição dos fertilizantes ao mercado seja mantida, sem prejudicar os custos do adubo, já em patamares recordes para a maioria das regiões no interior do Brasil.

 

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Nos Últimos Seis Meses

Sem inspeção veterinária, 20 aviários foram fechados nos últimos seis meses em MT

Produtores apontam prejuízos e afirmam terem contraído dívidas para se adequarem às exigências do setor, mas não têm perspectivas de retomarem as atividades.

31 de Julho de 2018 as 16h19

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Parcialmente nublado

21º

COTAÇÃO