Agronegócios

Rodada técnica monitora soja guaxa em Mato Grosso

De acordo com o consultor técnico da associação, Wanderlei Dias Guerra, estas plantas são guaxas nascidas durante as chuvas.

Rodada Técnica | 23 de Julho de 2018 as 20h 34min
MT Agora - Assessoria

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) está realizando uma rodada técnica para verificar a existência de soja guaxa nas lavouras. De acordo com o consultor técnico da associação, Wanderlei Dias Guerra, estas plantas são guaxas nascidas durante as chuvas.

“As guaxas mais velhas são as que têm mais ferrugem. Já nas mais novas, quando tem a doença, está apenas nas folhas de baixo. Apesar de a ferrugem não evoluir nesta época do ano, ainda assim estas plantas precisam ser eliminadas. Isto porque este inóculo permanece ativo na planta e até mesmo nas folhas secas caídas no solo. Com o início das chuvas, a ferrugem poderá reiniciar seu ciclo e, a partir das plantas guaxas, atingir as lavouras da região”, alerta.

Segundo Guerra, “na safra passada também foi feito este tipo de coleta e o que achamos nas guaxas foi exatamente o que aconteceu na safra”. A cada município visitado, o consultor tem georreferenciado os locais com guaxa. Durante a rodada técnica, está sendo realizado, além do mapeamento das plantas guaxas, também coletas de folhas com ferrugem para análise.

O objetivo é determinar as regiões e as respectivas perdas de eficiência para carboxamida, através da análise de DNA. Também, nos casos em que há quantidade de esporos suficientes, está prevista a análise de sensibilidade ao protioconazol.

“Essas informações de ocorrência são repassadas para os Sindicatos Rurais sugerindo que, em parceria com as prefeituras, ampliem o levantamento e façam a erradicação das plantas. É no perímetro urbano que elas têm sido encontradas em maior quantidade. Solicitamos ainda que informem as ocorrências para a Aprosoja”, finaliza.

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Nos Últimos Seis Meses

Sem inspeção veterinária, 20 aviários foram fechados nos últimos seis meses em MT

Produtores apontam prejuízos e afirmam terem contraído dívidas para se adequarem às exigências do setor, mas não têm perspectivas de retomarem as atividades.

31 de Julho de 2018 as 16h19

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Parcialmente nublado

21º

COTAÇÃO