Agronegócios

Volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017, eleva PIB nacional e ajuda no controle da inflação

Novamente, o ramo agrícola é que deu impulso para o PIB-volume, visto que registrou aumento de 9,2% em 2017.

Pesquisa | 09 de Abril de 2018 as 21h 38min
MT Agora - Assessoria

Em 2017, o agronegócio brasileiro impulsionou o crescimento do PIB nacional (que registrou alta de 1%) e ajudou no controle da inflação. De acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB-volume do agronegócio brasileiro cresceu 7,6% no ano passado.

Novamente, o ramo agrícola é que deu impulso para o PIB-volume, visto que registrou aumento de 9,2% em 2017. Para o ramo pecuário, o crescimento foi de 3,8%. De acordo com pesquisadores do Cepea, investimentos e clima favorável elevaram a produtividade no campo e contribuíram para o excepcional desempenho da produção agrícola brasileira.

É importante destacar, no entanto, que a elevada produção não se refletiu em expansão da renda dos agentes envolvidos no agronegócio. Ao contrário, a pressão baixista da média de preços reais de produtos do agronegócio acabou suprimindo a evolução significativa em volume de produção e o PIB-renda do setor recuou 4,6% em 2017. O movimento de baixa da renda foi verificado em todos os segmentos que compõem o agronegócio. Segundo pesquisadores do Cepea, de maneira geral, o cenário de preços em queda refletiu a oferta recorde de produtos agropecuários, preços internacionais baixos, apreciação real da taxa de câmbio ao longo de 2017 e demanda interna ainda enfraquecida com efeitos da crise econômica brasileira.

Produzindo mais a menores preços, o agronegócio favoreceu a economia e a sociedade como um todo, à medida que elevou a oferta, contribuindo com um maior abastecimento, com a geração de divisas e com o controle da inflação.

COMENTARIOS

Mais de Agronegócios

Algodão

Qualidade das fibras do algodão continua sendo prejudicada

As chuvas moderadas e de forte intensidade, prejudicam a qualidade das fibras, trazendo prejuízos aos produtores.

17 de Agosto de 2018 as 15h31

Tabela De Frete

Tabelamento do preço de frete ainda não é praticado

Entidades se posicionam sobre a falta de diálogo e impactos da Medida Provisória.

15 de Agosto de 2018 as 19h56

Indea

Indea reinaugura unidade em Lucas do Rio Verde

A obra é fruto do termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase).

10 de Agosto de 2018 as 16h04

Projeção

MT deve se manter na liderança como maior produtor de milho e soja pelos próximos 10 anos

Produção de soja deve passar de quase 32 mil toneladas para pouco mais de 43 mil toneladas. Já a produção de milho no estado deve ter aumento de 45,5%.

07 de Agosto de 2018 as 23h16

Estudo

Exposição ao agrotóxico em MT é seis vezes maior que a média nacional, aponta pesquisa

Dados indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.

01 de Agosto de 2018 as 22h41

Rebanho Bovino

Sapezal, Campo Novo e Lucas do Rio Verde entre maiores na expansão do rebanho bovino

Atualmente são cerca de 30 milhões de cabeças de gado no Estado.

01 de Agosto de 2018 as 20h52

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sábado

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo limpo

22º

COTAÇÃO