Brasil
Atletas do Flamengo contam em depoimento à polícia que quebraram janelas do alojamento para tentar salvar amigos
Atleta falou que colegas ''pareciam desmaiados''. A TV Globo e o G1 tiveram acesso a quatro depoimentos prestados na tarde desta sexta-feira na delegacia.
Tragédia | 08 de Fevereiro de 2019 as 21h 19min
Fonte: TV Globo | G1

Os jovens atletas do Flamengo que sobreviveram ao incêndio, na madrugada desta sexta-feira (8), contaram em depoimento na 42ª DP (Recreio do Bandeirantes) como foi quando perceberam as chamas no alojamento. Um deles disse que precisou "quebrar as janelas para tentar salvar os atletas, mas eles pareciam desmaiados".
A TV Globo e o G1 tiveram acesso a quatro depoimentos prestados na tarde desta sexta-feira (8) na delegacia.
De acordo com o rapaz, havia muita fumaça no local. Segundo o atleta, ele e outros colegas conseguiram quebrar a janela de um dos quartos pelos fundos do contêiner e resgataram os três adolescentes sobreviventes.
“Grande explosão” e “cheiro de queimado”
Neste momento, segundo o jovem atleta, um dos seguranças veio com o extintor de incêndio e já havia muito fogo. Foi nesta hora que ocorreu uma grande explosão de um dos aparelhos de ar condicionado instalado no alojamento.
Outro atleta contou que, por volta das 5h, acordou "incomodado com o cheiro de queimado e com a temperatura do quarto muito alta".
O jovem conta que sentiu também vapor quente no rosto, momento que percebeu que o ar-condicionado do quarto estava em chamas, já caindo cinzas.
"De imediato levantou e chamou seus colegas de quarto, afirmando que o quarto estava pegando fogo e era pra buscar ajuda", explicou o atleta, que tem o nome preservado por ser menor.
O adolescente ainda tentou buscar água no bebedouro e tentar apagar o fogo mas percebeu que não seria suficiente já que as chamas estavam altas. Pediram, segundo ele, ajuda ao monitor.
Ele contou que não imaginou que "a situação estava tão grave, achando de início que apenas seu quarto estaria com problemas".
Nos relatos, os jovens contam que quando saíram do contêiner olharam para trás e viram que o fogo estava se alastrando pelo teto de todos os outros quartos também.
Fogo começou no quarto 6
De acordo com os relatos dos jovens, o fogo começou no quarto 6. Todos os atletas que estavam neste alojamento conseguiram se salvar.
Em todos os outros houve vítimas:
- 5 morreram dormiam no quarto 1
- 3 estavam no quarto 2
- 1 vítima estava no quarto 3
- 1 no quarto 5
De acordo com os depoimentos, as cinco vítimas do quarto 1 foram Jedson, Bernardo, Arthur, Vitor e Paulo.
Um outro jovem contou que acordou com um "barulho muito alto como se fosse uma explosão".
Então, ele conta que "acordou e um colega que estava ao seu lado gritou: 'explodiu! está pegando fogo!'.
Segundo este relato, o garoto conta que tudo estava muito escuro, que levantou e correu em direção à porta do seu alojamento junto com mais um colega.
No alojamento 4 onde estava a testemunha havia seis pessoas no momento da explosão. Todos conseguiram sair sem lesões. Segundo ele, o fogo começou no quarto 6.
COMENTARIOS
Mais de Brasil
Horário de verão termina neste fim de semana em 10 estados e no DF
Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ajustar relógios em 1 hora e ficar atentos à configuração do celular.
16 de Fevereiro de 2019 as 18h21Ministro anuncia liberação de R$ 62 milhões para reativar turismo em Brumadinho
Em visita à cidade, Marcelo Álvaro Antônio anunciou criação do memorial em homenagem às vítimas. Técnicos do ministério fizeram um mapeamento e identificaram 7,2 mil empresários aptos a receber os recursos, voltados especialmente para microempre
16 de Fevereiro de 2019 as 17h44Mãe do piloto de helicóptero que levava Boechat morre três dias após o filho
Philomena Augusto da Silva, de 80 anos, estava em fase terminal no hospital e não chegou a saber da morte de Ronaldo Quattrucci.
16 de Fevereiro de 2019 as 17h39MEC instala lava jato da educação, diz Bolsonaro
A afirmação ocorre um dia depois da assinatura de um protocolo de intenções para apurar inídicos de irregularidades no âmbito do Ministério da Educação.
16 de Fevereiro de 2019 as 17h11Veja Mais