Bexiga de bebê de 4 dias é retirada por engano em hospital particular do DF

Conselho Regional de Medicina disse investigar o caso. Menina teve dois drenos implantados e só vai poder receber órgão artificial quando tiver 5 anos.

29/09/2017 - 16:21:18

   

Fachada do Hospital Santa Helena, unidade particular que funciona na área central de Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

O Conselho Regional de Medicina investiga a conduta de profissionais que retiraram por engano a bexiga de uma bebê de quatro dias em um hospital particular de Brasília. A menina tinha um cisto ovariano – descoberto ainda na gestação da mãe. O incidente aconteceu em abril, mas a história só foi exposta recentemente pela família, em redes sociais, depois que a unidade de saúde teria parado de oferecer ajuda. Por causa do erro, a garota teve de colocar dois drenos para a passagem da urina.

Em nota, o Hospital Santa Helena – no final da Asa Norte – negou que não presta assistência à criança. “Após a análise interna, a Diretoria encaminhou o caso para avaliação nas instâncias competentes, conforme a legislação vigente. Desde a alta da paciente, acompanha o caso por meio do médico assistente e permaneceu à disposição de todos para qualquer necessidade. Recentemente o Hospital manteve contato com a família para prestar eventual assistência necessária”.

O G1 procurou a mãe da bebê e a defesa dela, que prefeririam não comentar o caso. Em relatos em redes sociais, a mulher contou que exames feitos na gravidez – incluindo três de sangue – identificaram o cisto. Os laudos foram entregues para o hospital quando ela entrou em trabalho de parto, mas os médicos tiveram outra interpretação: de que se tratava de um cisto abdominal, perto do umbigo, e que a situação era urgente.

O equívoco – de que o foi extraído na verdade era a bexiga – só foi percebido dois dias depois, porque a bebê não urinava e estava bastante inchada. A criança precisou ficar internada em UTI. Para que a menina expelisse a urina, dois drenos foram implantados. A expectativa é de que aos 5 anos ela receba uma bexiga artificial.

Em entrevista à CBN, a mãe da bebê se disse “arrasada”. “É a pior sensação da minha vida e cada dia era uma notícia ruim. Eles fizeram um erro que vai ser pra vida da minha filha toda [...]. As consultas são bastante caras, por exemplo, um urologista é R$ 400, uma ecografia que ela faz é R$ 380. Fralda ela usa mais do que um bebê normal, porque tem que ser trocada toda hora.”

MT Agora - G1

Mais Noticias

Possível Nova Greve

Caminhoneiros ameaçam paralisar as atividades a partir de quinta-feira

Estudo

Famílias pobres brasileiras levariam 9 gerações para alcançar renda média, diz OCDE

Desenvolvimento

Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade

Relatório

Sobe para oito o número de mortes por H1N1 em Goiás, diz SES

09/04/2018 -

DNA confirma que corpos encontrados carbonizados são de Miss Altônia e de empresário, diz polícia

Bruna Zucco e Valdir Brito Feitosa estavam desaparecidos desde 22 de março. Na mesma data, polícia encontrou dois corpos em picape na área rural de Altônia, no noroeste do estado.

08/03/2018 -

Novo modelo de placas de veículos começa a valer em 1º de setembro

Até o final de 2023, toda a frota de veículos nacionais deverá estar circulando com a nova placa de identificação

05/02/2018 -

Tirar RG e passaporte em cartório será possível ainda em 2018

Associação estima que sistema começará a funcionar daqui a três meses; Brasília deve ser primeira cidade a receber o serviço. Promessa é de que o valor seja 'igual ou menor' ao cobrado pelos órgãos públicos.

15/01/2018 -

Versão digital da CNH começa a valer a partir de fevereiro deste ano

A CNH continuará sendo impressa e usada normalmente. A emissão da versão digital não será automática e poderá ser requisitada apenas por quem já possui o documento com o QR-Code, emitido desde maio de 2017.

30/12/2017 -

Estados e municípios terão mais autonomia sobre verba do SUS

Ministério da Saúde considera que iniciativa pode produzir eficiência, mas vai exigir balanços sobre onde e como dinheiro está sendo gasto.

17/12/2017 -

Governo reduz duração do horário de verão para 2018

No ano que vem, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro

08/12/2017 -

Brasil dobra número de presos em 11 anos, diz levantamento; de 726 mil detentos, 40% não foram julgados

studo divulgado pelo Ministério da Justiça é de junho de 2016. País é o terceiro do mundo em número de detentos. Estado com maior superlotação é o Amazonas (cinco presos por vaga).

20/11/2017 -

Pastor invade apartamento e tenta violentar criança no Paraná

O criminoso responderá por lesão corporal e estupro de vulnerável.

20/11/2017 -

Botijão explode e fere sete pessoas em Pernambuco; bebê teve 90% do corpo queimado

Cinco crianças e dois adultos ficaram feridos em explosão provocada por vazamento em um botijão de gás, na manhã deste sábado (18), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

20/11/2017 -

Bebê de 1 ano morre após ser estuprado por vizinho em São Paulo

A babá da criança é companheira do suspeito do crime. Os dois foram presos em flagrante

20/11/2017 -

Criminosos invadem base do Samu e roubam ambulância e motos em SP

Bandidos fizeram três funcionários reféns. Dois veículos foram abandonados pelos ladrões e recuperados pela polícia.

20/11/2017 -

Caminhão bate em viaduto e concreto atinge carro, e mata juíza em SP

Caminhão bateu em viaduto e concreto atingiu carro que passava pela Avenida do Estado. Vítima foi levada em estado grave ao hospital, mas não resistiu.

20/11/2017 -

Carro invade padaria em Natal (RN) e por pouco não atinge quatro pessoas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo no bairro Rosa dos Ventos, em Parnamirim. Dois homens estavam no veículo, e arcaram com os prejuízos.

20/11/2017 -

Corpo de italiano é encontrado em cachoeira no litoral de SP

Homem trabalhava como publicitário em São Paulo e passava feriado no litoral.

16/11/2017 -

Bebê tem cabeça arrancada durante o parto em Minas Gerais

Mãe acusa equipe médica de negligência; hospital afirma que feto já estava morto

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora