Brasil

Brasil cria 221,3 mil vagas formais de emprego em 2017, aponta Rais

Documento divulgado nesta sexta-feira (28) também indica aumento do rendimento médio do trabalhador

Mercado de Trabalho | 30 de Setembro de 2018 as 21h 44min
Fonte: Ministério do Trabalho

Setor do comércio é um dos que mais empregam no Brasil - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Após dois anos de demissões em função da recessão econômica, o Brasil voltou a gerar empregos no ano passado. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho, mostram que mais de 221,3 mil vagas formais foram abertas em 2017.

Com isso, o Brasil registrou um crescimento de 0,5% no contingente de empregos formais, para 46,2 milhões de vínculos de emprego no período. A Rais é a base de dados mais completa sobre empregadores e trabalhadores formais no País.

Segundo o documento, a remuneração média do brasileiro também acompanhou o crescimento econômico e registrou alta de 2,1% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 2.973, 23.

Setores 
No recorte por setores econômicos, o de serviços foi o que mais reagiu no mercado de trabalho, com a criação de 17,7 mil empregos formais. Em seguida, o comércio foi o que mais gerou vagas de emprego, com 9,2 mil novas contratações, seguido pela administração pública (+9,1 mil), indústria da transformação (+7,1 mil) e  construção civil (+1,8 mil).

Ao destrinchar os números por estados, a unidade da federação com maior aumento na geração de postos de trabalho foi o Tocantins, com alta de 6,1%, seguido por Roraima (+5,8%), Goiás (+4,6%), Mato Grosso (+3,6%) e Piauí (+2,5%).

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO