Redação

Chato, caro ou ótimo: regra de sacola divide consumidores em SP

A partir desta quarta-feira o consumidor paulista vai ter que se adaptar a uma nova realidade: as sacolas plásticas dos supermercados não serão mais distribuídas gratuitamente.

MT Agora - Terra
25 de Janeiro de 2012 as 08h 11min

A partir desta quarta-feira o consumidor paulista vai ter que se adaptar a uma nova realidade: as sacolas plásticas dos supermercados não serão mais distribuídas gratuitamente. Quem não levar sua própria sacola reutilizável ou usar caixas de papelão vai ter que pagar R$ 0,19 por cada sacola utilizada. Para a doméstica Lucinete Souza Silva, as sacolas retornáveis deveriam ser distribuídas gratuitamente pelos supermercados. "Acho injusto ter que pagar para ter essas sacolas. Não é uma responsabilidade nossa. É um absurdo", afirma.

 

 

 

 

 

» Sacolas plásticas deixam de ser distribuídas em SP; entenda

 

 

 

Ainda assim, Lucinete diz que a regra que busca restringir o uso das sacolas plásticas não deveria entrar em vigor. Segundo ela, as atuais sacolas distribuídas nos supermercados são mais fáceis de carregar. "É chato ter que trazer uma sacola para o mercado. A gente nunca sabe exatamente o tamanho das compras, vai ficar complicado", observa, na saída de um supermercado em Campo Belo, zona sul de São Paulo.

 

 

 

Mesma opinião da dona de casa Jandira Gasparetto Costa, que na hora das compras leva sempre sacolas reutilizáveis, mas apenas para facilitar o transporte dentro das sacolas plásticas. "Acho um absurdo ter que pagar 19 centavos por uma sacola. Elas são mais práticas e mais fáceis de usar", disse. Ainda indecisa sobre a nova regra, a dona de casa Sonia Santos utiliza apenas as sacolas plásticas e não sabe o que vai fazer a partir do dia 25. Diz achar boa a ideia de cobrar por elas. "Poder ajudar o planeta é sempre maravilhoso. Temos que fazer nossa parte", disse.

 

 

 

O engenheiro civil Paulo Sérgio Guimarães, é de Belo Horizonte e está em São Paulo de férias. Ele disse que já é comum os supermercados da capital mineira disponibilizarem caixas de papelão para que os consumidores não usem as sacolinhas. "Em Belo Horizonte, esse lei já existe há nove meses, e todo mundo se adaptou. Acho que em São Paulo vai ser igual". Paulo Sergio lembra que antes do aparecimento das sacolas plásticas, os supermercados tinham apenas sacolas de papelão. Mas disse que a medida deveria ir além. "É preciso mudar todos os tipos de embalagens plásticas, como as de arroz, feijão. E não apenas as sacolas dos supermercados. Essas é que são as maiores vilãs, porque são mais duras e de difícil decomposição".

 

 

 

A dona de casa Avanir Moreira também recorre ao passado, e concorda que a nova regra será abraçada por todos. Ela lembra que, nas décadas de 70 e 80, os supermercados utilizavam apenas sacolas de papelão. Ao lado da neta Thifanye Silva, ela deixava um supermercado carregando sacolas plásticas, mas garantia ter embalagens ecológicas em casa. "Viemos de última hora ao mercado, e não deu para trazer as outras sacolas", explicou.

 

 

 

Também a favor da medida, a aposentada Nádia Cecillan, que carregava as compras dentro de um carrinho e de uma sacola retornável, garante ter dispensado a sacola plástica há bastante tempo. O motivo, assegura, é a preservação do meio ambiente. "Procuro não usar, e oriento minha filha a adotar a mesma postura", comenta. Ela diz que a regra não vai pegar, ainda que o uso da sacola plástica mexa no bolso do brasileiro. "As leis não costumam ser cumpridas no Brasil, apesar de que o brasileiro nunca gosta quando aperta o bolso".

 

 

 

Nova lei
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sancionou a lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas em supermercados da cidade no início de 2011. A medida deveria entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012, e seguiu uma batalha judicial entre o Estado e associações da indústria de plástico no País. A Justiça chegou a suspender a lei, mas a liminar foi derrubada.

 

 

 

A lei estabelece que "os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a afixar placas informativas, com as dimensões de 40cm x 40cm, junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, com o seguinte teor: ?Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis?". A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Quem desrespeitar a nova regra poderá ser multado ou ter a licença comercial suspensa.

 


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Nacional

Juiz determina saída de Lula da prisão após decisão do STF

Ministros decidiram que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado; ex-presidente foi condenado em duas instâncias e agora poderá aguardar julgamentos de recursos em liberdade.

08 de Novembro de 2019 as 16h01

Nacional

Comando Militar envia contingente para Operação Acolhida, em Roraima

Meta é dar assistência a imigrantes venezuelanos

07 de Novembro de 2019 as 13h26

Nacional

Casos de morte por dengue aumentam 5 vezes em relação ao ano passado

Em todo o país, 689 pessoas morreram de dengue até 12 de outubro

02 de Novembro de 2019 as 17h05

Nacional

Manchas de óleo surgem em mais nove praias de cinco estados do NE

Estados são: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia

29 de Outubro de 2019 as 16h13

Nacional

Óleo que vazou foi extraído de três campos na Venezuela, diz Petrobras

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse hoje (25) que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela.

25 de Outubro de 2019 as 16h17

Esportes

Final da Libertadores do ano que vem será no Maracanã

A final da próxima Copa Libertadores da América, em 2020, será disputada no Maracanã.

17 de Outubro de 2019 as 14h32

Nacional

Bombeiros confirmam quinta morte em desabamento em Fortaleza

A vítima é uma mulher ainda não identificada

17 de Outubro de 2019 as 14h26

Nacional

Casos de sarampo passam dos 8,6 mil em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.619 casos de sarampo no estado de São Paulo de janeiro a 16 de outubro deste ano.

17 de Outubro de 2019 as 14h22

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

15 de Outubro de 2019 as 15h20

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Nacional

Bombeiros encontram mais um corpo em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado o corpo de mais uma pessoa morta em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano.

04 de Outubro de 2019 as 16h33

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO