Comissão de Turismo quer explicações sobre furto de documentos nos jogos de Londres

23/10/2012 - 14:35:29

   

A Comissão de Turismo e Desporto realizará audiência pública para ouvir o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e funcionários demitidos pelo Comitê dos Jogos Rio 2016. O objetivo é esclarecer o episódio do furto de documentos sigilosos ocorrido durante a Olimpíada de Londres 2012. Ainda não há data marcada para a audiência.

Logo após o incidente, Nuzman explicou que os funcionários de diversas áreas do Rio 2016 acessavam a rede do Comitê Olímpico Organizador dos Jogos de Londres (Locog – sigla em inglês) e podiam ler os documentos. Porem, só podiam fazer cópia dos arquivos com autorização do funcionário do comitê. 

Nas explicações dadas pelo dirigente do COB, o grupo de nove demitidos participava de uma lista de 24 funcionários da organização dos jogos de 2016, de um total de 200 que foram a Londres, que trabalharam conjuntamente com o Locog. No comunicado lido, Nuzman apenas indicou que os demitidos trabalhavam diretamente para Henrique Gonzalez, diretor de recursos humanos do COB, e Elly Resende, gerente geral de tecnologia do comitê.

Esclarecimentos - A audiência foi solicitada pelo deputado Romário (PSB-RJ), que acredita que os depoimentos podem ajudar a esclarecer os fatos. “A ideia é ofertar a chance para o ex-funcionário expor aos parlamentares suas justificativas e para explicar que tipo de informações teriam sido furtadas dos organizadores daqueles jogos, e em que circunstâncias”, explicou o deputado.

Romário acrescentou que é preciso esclarecer a população sobre os preparativos do evento. “Eu acredito que a presença dessas pessoas na comissão é de suma importância exatamente para que a gente possa ter uma noção das coisas que vão acontecer pela frente.”

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, também deve vir à Câmara. Romário quer que Parsons faça um balanço da participação do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Londres e fale sobre o planejamento para 2016.

Ingressos - Na audiência também serão questionados os critérios de concessão e distribuição dos ingressos a serem vendidos para os Jogos Olímpicos do Rio.

O irlandês Patrick Hickey, segundo Romário, estaria envolvido no escândalo de vendas de ingressos dos Jogos de Londres 2012. De acordo com o deputado, o filho de Patrick Hickey trabalha em uma empresa que venderá os ingressos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Ele faz parte da parte do Comitê no que se refere a ingressos. Sabemos que ele já esteve envolvido, alguns anos atrás, com algum escândalo desses Romário disse que a participação de Hichey nesses fatos precisa ser esclarecida.

MT Agora - Com informações da Agência Câmara

Mais Noticias

Levantamento

Brasil dobra número de presos em 11 anos, diz levantamento; de 726 mil detentos, 40% não foram julgados

Crime Brutal

Pastor invade apartamento e tenta violentar criança no Paraná

Acidente

Botijão explode e fere sete pessoas em Pernambuco; bebê teve 90% do corpo queimado

Crime Brutal

Bebê de 1 ano morre após ser estuprado por vizinho em São Paulo

20/11/2017 -

Criminosos invadem base do Samu e roubam ambulância e motos em SP

Bandidos fizeram três funcionários reféns. Dois veículos foram abandonados pelos ladrões e recuperados pela polícia.

20/11/2017 -

Caminhão bate em viaduto e concreto atinge carro, e mata juíza em SP

Caminhão bateu em viaduto e concreto atingiu carro que passava pela Avenida do Estado. Vítima foi levada em estado grave ao hospital, mas não resistiu.

20/11/2017 -

Carro invade padaria em Natal (RN) e por pouco não atinge quatro pessoas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo no bairro Rosa dos Ventos, em Parnamirim. Dois homens estavam no veículo, e arcaram com os prejuízos.

20/11/2017 -

Corpo de italiano é encontrado em cachoeira no litoral de SP

Homem trabalhava como publicitário em São Paulo e passava feriado no litoral.

16/11/2017 -

Bebê tem cabeça arrancada durante o parto em Minas Gerais

Mãe acusa equipe médica de negligência; hospital afirma que feto já estava morto

16/11/2017 -

Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil

''Uso abusivo'' é identificado em todas as idades e tem sido gatilho para depressão e outros transtornos. Tratamentos de ''detox'' incluem terapia e técnicas que chamam atenção para prazeres da vida real.

14/11/2017 -

Número de nascimentos no Brasil cai pela 1ª vez desde 2010, aponta IBGE

Em 2016, foram registrados 2,79 milhões de nascimentos, queda de 5,1% ante 2015. Número de casamentos também caiu e o de divórcios aumentou.

17/10/2017 -

Aeronave do Greenpeace cai na região de Anavilhanas, no AM; uma pessoa morreu

Outras quatro pessoas ficaram feridas, de acordo com o Greenpeace.Não há informações sobre as causas do acidente.

17/10/2017 -

Desmatamento na Amazônia caiu 16% no último ano, diz ministro do Meio Ambiente

Queda foi verificada entre agosto de 2016 e julho de 2017 com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

09/10/2017 -

Mais uma criança vítima de ataque em creche morre em MG

Matheus Felipe Rocha dos Santos, de 5 anos, estava internado no Hospital João XXIII.

09/10/2017 -

Queda de avião sobre casa deixa três mortos em Rio Preto (SP)

Monomotor se chocou contra o quintal de uma casa na rua Noruega. Segundo os bombeiros, as três pessoas que estavam na aeronave morreram.

06/10/2017 -

Vigia de creche em Janaúba (MG) falou que ''iria morrer'', diz delegado; perícia indica que ele trancou portas antes de atear fogo

Delegado diz que Damião Soares dos Santos tinha mania de perseguição; polícia encontrou cartas e galões com álcool na casa do vigia. Ele colocou fogo em creche – cinco crianças e uma professora morreram.

06/10/2017 -

''A conduta dela foi heroica'', diz delegado sobre professora que morreu em creche em Janaúba (MG)

Segundo o delegado, Helley Abreu Batista, de 43 anos, lutou com autor para salvar os alunos; ela teve 90% do corpo queimado e morreu no hospital.

06/10/2017 -

Morrem mais duas crianças vítimas de incêndio em creche em MG

As duas crianças estavam em estado grave e haviam sido transferidas para Montes Claros.

05/10/2017 -

Morre segurança que ateou fogo em crianças de creche em Janaúba, MG

Quatro crianças morreram; cerca de 40 pessoas foram levadas para o hospital local – 25 delas seguem internadas.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora