Brasil
Comissão discutirá com governo e Aneel medida provisória sobre concessões de energia
Redação | 23 de Outubro de 2012 as 14h 30min
MT Agora - Com informações da Agência Câmara
A comissão mista encarregada de examinar a Medida Provisória 577/12, que permite a intervenção do governo em empresas de energia com dificuldades financeiras, realizará sua primeira audiência pública em 6 de novembro com o objetivo de discutir os pontos mais conflitantes do texto.
A MP impede que as concessionárias de energia recorram à recuperação judicial e possibilita intervenção direta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em companhias com problemas financeiros e inadimplentes com o Estado. Se uma concessionária falir, a concessão terá de ser licitada novamente. A intervenção será por um ano, prorrogável a critério da Aneel.
Na avaliação do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que solicitou a realização da audiência, a MP é necessária, mas pode haver “exageros ou uso político e econômico das intervenções nas companhias de energia”. O parlamentar sugeriu que sejam convidados para o debate representantes do Ministério de Minas e Energia, da Aneel, das secretarias estaduais de Energia, dos trabalhadores do setor elétrico e do grupo Rede Energia, que está sob intervenção da Aneel desde 31 de agosto.
A intervenção na Rede Energia foi motivada pelo endividamento das concessionárias do grupo, o que colocaria em risco a prestação adequada do serviço. O Rede Energia opera nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
O presidente da comissão mista que analisa a MP, deputado Fernando Ferro (PT-PE), afirmou que as companhias de energia já fizeram algumas críticas desde a edição da medida. Fernando Ferro destacou que o objetivo da audiência é permitir que a comissão elabore um relatório que leve em conta as preocupações das empresas, mas, principalmente, que responda aos interesses do País e dos consumidores de energia elétrica.
COMENTARIOS
Mais de Brasil
VÃdeo mostra avião arremetendo ao pousar em Noronha para evitar colisão com outra aeronave
Aeronáutica informou que caso ocorreu ''dentro dos padrões de segurança''. O presidente do Conselho Distrital estava no voo e relata preocupação com incidente.
18 de Fevereiro de 2019 as 16h40Sobe para 169 o número de mortos identificados na tragédia da Vale, em Brumadinho
De acordo com a Defesa Civil, ainda há 141 desaparecidos.
17 de Fevereiro de 2019 as 18h08Quatro crianças são encontradas mortas em SP em desabamentos após temporal
Deslizamentos de terra ocorreram após chuva forte na noite deste sábado (16) na região.
17 de Fevereiro de 2019 as 15h27Cerca de 200 moradores de Nova Lima, na Grande BH, são obrigados a sair de suas casas por precaução com barragem da Vale
Auditores atestaram para instabilidade da Mar Azul. Esta é a terceira operação de retirada de pessoas por causa de barragens desde o desastre de Brumadinho.
17 de Fevereiro de 2019 as 15h19Veja Mais