Redação

Declaração do IR entra na reta final

MT Agora - Veja
27 de Abril de 2012 as 08h 36min

O prazo para os contribuintes prestarem contas ao leão está de esgotando. A Receita irá receber as declarações até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 30 de abril. Portanto, este será o último final de semana antes do encerramento da data limite.

Para Joaquim Adir, supervisor nacional de imposto de renda da Receita Federal, o feriado de primeiro de maio deve influenciar na dinâmica do envio dos dados. “Ninguém quer passar o feriadão declarando imposto de renda. Trabalhamos com a expectativa de recebermos a maior parte das declarações restantes na sexta-feira [hoje]”, disse ele.

Quem deixou para a última hora também corre um risco comum. A pressa no preenchimento dos dados costuma comprometer a precisão de alguma informações, por isso é preciso atenção para não cair na malha fina e ser obrigado a fazer uma declaração retificadora.

Os erros mais frequentes, segundo Eliana Lopes, coordenadora de imposto de renda da empresa de contabilidade H&R Block, acontecem na digitação dos valores nas fichas do programa da Receita. “O cuidado maior deve ser com o preenchimento de números, especialmente com as casas decimais e vírgulas. Uma vírgula mal colocada pode modificar um valor importe”, explica Eliana. A orientação da especialista é revisar atentamente os dados antes de fechar e enviar a declaração à Receita.

Outro equívoco comum é o esquecimento da declaração de certas despesas. O lapso pode ter consequências diretas no bolso dos contribuintes. Por exemplo, se uma pessoa paga plano de saúde e não declara seu gasto, o valor do imposto a pagar pode ser maior. E, caso o contribuinte tenha direito à restituição, o esquecimento da comprovação de certos gastos pode também baixar valor a receber.

Balanço – Segundo o último balanço da Receia Federal, mais de 16 milhões de pessoas já enviaram suas declarações de imposto de renda. A expectativa é de que, ao menos, outros 9 milhões enviem até o dia 30.

Dúvidas – Para ajudar os contribuintes, a Receita Federal mantém em sua página na internet uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes encontradas durante a declaração.

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no blog IR 2012, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento dos dados no programa da declaração.

O material, com 68 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração. Sebastião Guedes, consultor do Cenofisco, explica que “o manual foi elaborado com dados da Receita Federal e revisado pela nossa equipe”.

Além dos itens mais conhecidos e populares da declaração, o manual traz, por exemplo, a tabela oficial de conversão para reais de ganhos obtidos em dólar americano; orientações de declarações para regimes de casamentos em comunhão total ou parcial de bens; dentre outros exemplos de preenchimentos de dados.


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Esportes

Final da Libertadores do ano que vem será no Maracanã

A final da próxima Copa Libertadores da América, em 2020, será disputada no Maracanã.

17 de Outubro de 2019 as 14h32

Nacional

Bombeiros confirmam quinta morte em desabamento em Fortaleza

A vítima é uma mulher ainda não identificada

17 de Outubro de 2019 as 14h26

Nacional

Casos de sarampo passam dos 8,6 mil em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.619 casos de sarampo no estado de São Paulo de janeiro a 16 de outubro deste ano.

17 de Outubro de 2019 as 14h22

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

15 de Outubro de 2019 as 15h20

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Nacional

Bombeiros encontram mais um corpo em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado o corpo de mais uma pessoa morta em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano.

04 de Outubro de 2019 as 16h33

Nacional

Malotes com provas do Enem já estão a caminho dos locais de aplicação

Inep inicia logística de distribuição de 10,2 milhões de provas

04 de Outubro de 2019 as 16h30

Geral

Maior livraria flutuante do mundo está no Rio de Janeiro

O Logos Hope fica até domingo e depois segue para Vitória

01 de Outubro de 2019 as 16h21

Geral

Witzel diz que privatização da Cedae vai acelerar saneamento

Segundo o governador, seria possível injetar R$ 10 bilhões em investimentos nos três anos seguintes à privatização.

01 de Outubro de 2019 as 16h17

Cidades

Programa que atende às mulheres vítimas de violência será remodelado

Objetivo é reduzir custos para as pequenas cidades

01 de Outubro de 2019 as 16h13

Saúde

Planos de saúde oferecem programas de prevenção de suicídios

ANS incentiva programas específicos para doenças mentais de operadoras

29 de Setembro de 2019 as 11h08

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO