Ex-primeira-dama Marisa Letícia é internada com AVC em São Paulo

Ex-primeira-dama passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas. Segundo os médicos, a hemorragia foi contida e ela ficará internada, em observação.

25/01/2017 - 01:27:38

   

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, de 66 anos, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e foi internada nesta terça-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo.

Ela passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas e a hemorragia foi contida, segundo os médicos.

De acordo com o Dr. Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que atende a ex-primeira-dama, ela já tinha um aneurisma, uma veia cerebral com malformação, diagnosticada há cerca de dez anos. Não havia, na época, indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clinico. Segundo ele, foi esse aneurisma que se rompeu. Kalil disse ainda que uma crise hipertensiva "provalmente pode ter rompido o aneurisma".

Dona Marisa passou mal em casa, mas demorou a procurar atendimento. Foi levada inicialmente para o hospital Assunção, em São Bernardo do Campo.

De lá, foi levada para o Sírio-Libanês, onde chegou por volta das 15h30 com diagnóstico de AVC. Ela foi levada diretamente para o setor de emergência. Os médicos sedaram e colocaram a ex-primeira-dama em um respirador mecânico.

Os médicos iniciaram uma arteriografia cerebral para detectar a localização da hemorragia. Eles introduziram um cateter pela virilha que vai até a região afetada e solta um balãozinho para estancar o sangramento. É o que se chama de embolização.

O procedimento começou antes das 18h e terminou por volta das 20h. Eles introduziram um cateter e conseguiram estancar a hemorragia. O ex-presidente Lula acompanhou todo o procedimento com a mulher. Ele estava em um evento com metalúrgicos em São Bernardo do Campo e, após saber do AVC de Marisa Letícia, Lula foi para o Sírio-Libanês.

A ex-primeira dama é hipertensa. "O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma", disse Kalil.

Segundo Kalil, foi feito o estancamento do sangramento e corrigido o defeito na artéria da paciente. Ele afirmou que o estado clínico de Marisa Letícia é estável. "Ela está sedada e nas próximas horas vamos começar a retirar a sedação", afirmou o médico.

Observação

Marisa Letícia ficará sob observação. Segundo o doutor Kalil, as próximas 24 horas são consideradas de extrema importância para a recuperação da paciente.

"Qualquer acidente vascular hemorrágico é um quadro delicado e o procedimento foi realizado com sucesso. Agora existe um período de observação nas próximas horas para uma reavaliação", disse Kalil.

Em sua conta oficial no Twitter, o ex-presidente comentou a internação da mulher. "Dona Marisa Letícia foi hospitalizada nesta terça-feira. Estamos torcendo muito para que ela se recupere logo. #ForçaDonaMarisa", disse.

O que é AVC hemorrágico

O acidente vascular cerebral hemorrágico (ou derrame hemorrágico) ocorre quando há um rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, paralisando a área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

Entre os sintomas que em geral afetam as vítimas de AVC estão a diminuição ou perda súbita da força no rosto, braço ou perna de um lado do corpo; a alteração repentina da sensibilidade, com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; a perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos; uma alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; dor de cabeça súbita e intensa sem uma causa aparente; instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Dependendo da região do cérebro atingida e a extensão das lesões, o AVC pode ter consequências mais ou menos graves. Os de menor intensidade praticamente não deixam sequelas. Já os mais graves podem levar as pessoas à morte ou a um estado de total dependência de ajuda, sem condições, por exemplo, de sequer levantar da cama.

MT Agora - G1

Mais Noticias

CNH

Comissão da Câmara aprova fim de multa para quem esquece CNH

Aposentadoria

Reforma da Previdência prevê mesmo tempo de contribuição para homens e mulheres

Indenização

Gol indenizará índios em R$ 4 milhões após queda de avião perto de aldeia

Beber Precocemente

Guia alerta sobre consumo precoce de bebidas alcoólicas entre jovens

05/02/2017 -

Tire suas dúvidas sobre o saque do FGTS inativo em 2017

Muito tem se especulado sobre o assunto e informações incorretas têm circulado, principalmente nas redes sociais.

03/02/2017 -

OMS diz que antes de 2020 não será licenciada vacina segura contra o vírus Zika

...Ao fazer um balaço das ações para combater o vírus, adotadas nos últimos 12 meses, Chan estimou que antes de 2020 não será licenciada uma vacina segura contra o Zika

02/02/2017 -

Ex-primeira-dama Marisa Letícia tem morte cerebral

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos, teve morte cerebral hoje (2). Ela está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês desde o dia 24 de janeiro.

26/01/2017 -

Febre amarela: distribuição de vacina será reforçada com 11,5 milhões de doses

Das 11,5 milhões de doses adicionais da vacina, 6 milhões serão entregues nos próximos dias e 5,5 milhões serão distribuídos conforme a necessidade dos estados.

25/01/2017 -

Salvador tem aeroporto mais mal avaliado em pesquisa; Curitiba é o melhor

Governo divulga nesta terça (24) pesquisa trimestral de satisfação de passageiros. Opiniões foram ouvidas nos 15 maiores aeroportos do país.

23/01/2017 -

Inscrições para o Sisu começam nesta terça; consulta pode ser feita no site

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido.

19/01/2017 -

Relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki morre aos 68 anos após queda de avião em Paraty (RJ), diz filho

Ministro do Supremo Tribunal Federal viajava de São Paulo para o litoral sul do Rio de Janeiro; magistrado tinha três filhos e estava na Suprema Corte desde 2012.

18/01/2017 -

Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no ensino médio

O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas.

17/01/2017 -

Enem deste ano não servirá como certificação do ensino médio, diz ministro

“A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”

17/01/2017 -

Anvisa aprova pela primeira vez registro de remédio à base de maconha

...O medicamento é da britânica GW Pharma Limited, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda., localizada em São Paulo (SP)...

17/01/2017 -

Mortes suspeitas por febre amarela sobem para 47 em Minas Gerais, diz governo

Casos suspeitos são 152, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (16). Cidades afetadas por doença são nos vales do Rio Doce e do Mucuri e uma na Zona da Mata.

13/01/2017 -

UNB confirma tremor de terra de magnitude 3,2 em Poços de Caldas (MG)

Moradores de várias regiões da cidade publicaram relatos nas redes sociais. Corpo de Bombeiros enviou equipes para bairros onde tremor foi sentido.

13/01/2017 -

Samarco entrega a secretaria de MG plano para recuperar área de Fundão

Projeto foi solicitado na época do cancelamento das licenças de mineração na área. Rompimento de barragem em Mariana provocou o maior desastre ambiental da história do país.

13/01/2017 -

Ministro anuncia que piso salarial de professores será de R$ 2.298,80 em 2017

Reajuste salarial para docentes com formação de nível médio será de 7,64% para 40 horas semanais; segundo a CNTE, 14 estados não cumprem o piso atualmente.

29/12/2016 -

Agências bancárias têm seu último dia útil de 2016 nesta quinta

Bancos estarão fechados a partir do dia 30 e só reabrem no dia 2 de janeiro.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora