Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

Por: Flávia Albuquerque - Repórter da Agência B
15 de Outubro de 2019 as 15h 20min

Sumaia Villela/Agência Brasil

  Um exame sorológico capaz de identificar a contaminação por Zika vírus mesmo depois da infecção por dengue começou a ser comercializado no país. Os kits são voltados principalmente para mulheres em idade fértil e para estudos epidemiológicos que pretendam determinar pessoas que já tenham sido expostas ao vírus.Essa era uma das principais demandas após a epidemia de Zika no Brasil, entre 2015 e 2016.

  O teste é resultado de uma pesquisa iniciada há dois anos por um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. O estudo foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e teve o pedido de patente licenciado pela empresa AdvaGen Biotec e recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso comercial. O produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil.

  O exame detecta a presença de anticorpo específico do Zika vírus produzido pelo organismo depois de 15 a 20 dias, após o indivíduo ser infectado. Entretanto, como os vírus da Zika e da dengue são muito parecidos, os testes disponíveis no mercado acabam por confundir com resultando em falso positivo ou negativo, dificultando ou impedindo o diagnóstico preciso em áreas endêmicas para a dengue. O teste possui 95% de especificidade para Zika, enquanto os outros do mercado possuem até 75%.

  “Esse anticorpo dá proteção para o resto da vida e é muito difícil achar uma proteína que seja específica para o Zika. Mas achamos um local na proteína, que chamamos de Delta NS1, e que não dá reação cruzada com a dengue”, explicou um dos pesquisadores, o especialista em virologia Edison Luiz Durigon.

  Segundo o pesquisador, o kit facilitará o acompanhamento de gestantes que farão o exame a cada três meses para prevenir a microcefalia em bebês. Caso a mulher seja infectada só no período final da gestação, o bebê corre o risco de desenvolver problemas neurológicos.

  “Se a gestante tiver Zika o teste acusará. E aí muda-se a conduta médica, com a possibilidade de acompanhar essa criança para que ela seja conduzida a um padrão normal na infância e adolescência”, disse.

  O exame é baseado no método Elisa e também será útil para estudar a prevalência do vírus porque a maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas, assim a mulher pode ter o vírus sem saber e passar para o feto. Dessa forma, algumas crianças podem nascer sem microcefalia, mas podem ter lesões invisíveis no cérebro em um primeiro momento, podendo desenvolver problemas cognitivos severos.

  “O exame deve ser feito em laboratório e fica pronto em três horas e meia. É um teste que qualquer laboratório clínico está equipado para fazer. Esse foi um cuidado nosso”, explicou o especialista.


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Nacional

Juiz determina saída de Lula da prisão após decisão do STF

Ministros decidiram que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado; ex-presidente foi condenado em duas instâncias e agora poderá aguardar julgamentos de recursos em liberdade.

08 de Novembro de 2019 as 16h01

Nacional

Comando Militar envia contingente para Operação Acolhida, em Roraima

Meta é dar assistência a imigrantes venezuelanos

07 de Novembro de 2019 as 13h26

Nacional

Casos de morte por dengue aumentam 5 vezes em relação ao ano passado

Em todo o país, 689 pessoas morreram de dengue até 12 de outubro

02 de Novembro de 2019 as 17h05

Nacional

Manchas de óleo surgem em mais nove praias de cinco estados do NE

Estados são: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia

29 de Outubro de 2019 as 16h13

Nacional

Óleo que vazou foi extraído de três campos na Venezuela, diz Petrobras

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse hoje (25) que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela.

25 de Outubro de 2019 as 16h17

Esportes

Final da Libertadores do ano que vem será no Maracanã

A final da próxima Copa Libertadores da América, em 2020, será disputada no Maracanã.

17 de Outubro de 2019 as 14h32

Nacional

Bombeiros confirmam quinta morte em desabamento em Fortaleza

A vítima é uma mulher ainda não identificada

17 de Outubro de 2019 as 14h26

Nacional

Casos de sarampo passam dos 8,6 mil em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.619 casos de sarampo no estado de São Paulo de janeiro a 16 de outubro deste ano.

17 de Outubro de 2019 as 14h22

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Nacional

Bombeiros encontram mais um corpo em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado o corpo de mais uma pessoa morta em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano.

04 de Outubro de 2019 as 16h33

Nacional

Malotes com provas do Enem já estão a caminho dos locais de aplicação

Inep inicia logística de distribuição de 10,2 milhões de provas

04 de Outubro de 2019 as 16h30

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Qual é sua opinião sobre o trancamento da pauta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde?

A Favor

Contra

Parcial
veja +

COTAÇÃO