Febre amarela: distribuição de vacina será reforçada com 11,5 milhões de doses

Das 11,5 milhões de doses adicionais da vacina, 6 milhões serão entregues nos próximos dias e 5,5 milhões serão distribuídos conforme a necessidade dos estados.

26/01/2017 - 11:39:47

   

Diante do surto de febre amarela, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a distribuição da vacina contra a doença em 11,5 milhões de doses. Este ano, 5,5 milhões de vacinas já foram repassadas aos estados. Em anos em que não houve surto, foram distribuídas entre 800 mil e 1 milhão de doses do imunizante em todo o país, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

Com 70 casos confirmados da doença, o número de infectados pela febre amarela no Brasil em 2017 já ultrapassou em menos de um mês os casos registrados na última grande ocorrência da doença no país, entre 2007 e 2008, quando 48 pessoas foram contaminadas pelo vírus.

Em 2007, a doença se alastrou por nove estados, incluindo os da Região Sul. Este ano, até agora, o surto está concentrado em Minas Gerais, com casos registrados também na Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

Das 11,5 milhões de doses adicionais da vacina, 6 milhões serão entregues nos próximos dias e 5,5 milhões serão distribuídos conforme a necessidade dos estados. Minas Gerais, que concentra o maior número de casos e de mortes pela doença até agora, recebeu pelo menos 2,9 milhões de doses. A estratégia do governo federal é bloquear o avanço da doença vacinando a população das regiões vizinhas a Minas.

O diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Eduardo Hage, divulga dados atualizados da situação da febre amarela nas regiões afetadas pela doença Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em entrevista coletiva no Ministério da Saúde, representantes das secretarias de Saúde de estados onde há casos suspeitos ou houve mortes de macacos pela doença pediram que a população seja criteriosa antes de procurar a vacina. Segundo eles, está havendo uma busca pela vacina em regiões onde não é necessária a imunização.

A procura aumentou, por exemplo, em grandes cidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, apesar de os casos estarem concentrados nas zonas rurais.

“Embora a vacina seja segura, e eficaz, que protege contra o vírus, não é toda isenta de riscos, como todo medicamento. Esta é uma vacina de vírus vivo atenuado e portanto em situações muito raras pode vir a causar eventos adversos”, alertou o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.

O Espírito Santo, que não estava incluído na área de recomendação da vacina, passou a ter 37 municípios com indicação para a imunização depois de registrar 22 casos suspeitos de febre amarela. O Rio de Janeiro não registrou casos de febre amarela em 2017, mas, por fazer divisa com Minas Gerais, passou a ter 14 municípios na área de recomendação da vacina.

Minas, ao lado de mais 18 estados brasileiros, está rotineiramente na lista de áreas onde a população deve se imunizar, independentemente de surtos. No estado foram registrados 404 casos de febre amarela em 2017, entre eles 66 mortes.

“O estado está auxiliando os municípios na programação da vacinação e enfatizando a necessidade de vacinação de casa em casa, principalmente nas zonas rurais”, disse a subsecretária de Gestão Regional da Secretaria de Saúde de Minas, Márcia Faria. Segundo ela, a cobertura vacinal do estado é historicamente baixa, o que pode explicar o surto na região.

Imunização
O esquema vacinal da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é tomar uma dose e um reforço, dez anos depois da primeira. As orientações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina.

MT Agora - Agencia Brasil

Mais Noticias

Prisão

Dr. Bumbum e mãe são presos no RJ após quatro dias foragidos

Pagina Do Facebook

Na web, ''Dr. Bumbum'' citava ética e se via perseguido pelo conselho de medicina por ''inovar''

Financiamento Estudantil

Fies do segundo semestre abriu inscrições para 155 mil vagas nesta segunda

Prouni 2018

Prouni 2018: resultado da 2ª chamada está disponível

18/07/2018 -

Governo do Brasil condena onda de violência na Nicarágua

Na nota, o Itamaraty pediu que o governo do país centro-americano viabilize o restabelecimento da paz na Nicarágua.

15/07/2018 -

Mega-Sena, concurso 2.059: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 56 milhões

Veja as dezenas sorteadas: 04 – 05 – 36 – 40 – 44 – 56. Quina teve 77 apostas ganhadoras, cada uma levará R$ 39.904,70.

11/07/2018 -

Inscrições para o Fies começam em 16 de julho; confira os prazos

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do Fies Seleção.

04/07/2018 -

Recadastramento dos operadores do Cadastro Único vai até sexta-feira (6)

A documentação deve ser entregue em uma unidade da Caixa Econômica Federal, pois o acesso à ferramenta pode ser suspenso.

02/07/2018 -

Prouni 2018: resultado da primeira chamada do 2º semestre é divulgado

Convocados devem comprovar as informações das inscrições entre esta segunda até o dia 10 de julho.

23/06/2018 -

Sisu: aprovados do 2º semestre de 2018 já podem se matricular

A partir desta sexta, os estudantes que não foram aprovados na chamada regular podem entrar na lista de espera.

19/06/2018 -

Caminhoneiros ameaçam paralisar as atividades a partir de quinta-feira

Há três propostas na mesa e o ponto em questão é crucial para um novo movimento grevista.

15/06/2018 -

Famílias pobres brasileiras levariam 9 gerações para alcançar renda média, diz OCDE

O país ocupa segunda pior posição em um estudo sobre mobilidade social feito pela instituição com dados de 30 países e divulgado nesta sexta-feira.

09/04/2018 -

Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade

A proposta é desenvolver um sistema de transporte por tubos de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora.

09/04/2018 -

Sobe para oito o número de mortes por H1N1 em Goiás, diz SES

Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, prometeu que as vacinas contra o vírus chegam a Goiás na próxima quarta-feira

09/04/2018 -

DNA confirma que corpos encontrados carbonizados são de Miss Altônia e de empresário, diz polícia

Bruna Zucco e Valdir Brito Feitosa estavam desaparecidos desde 22 de março. Na mesma data, polícia encontrou dois corpos em picape na área rural de Altônia, no noroeste do estado.

08/03/2018 -

Novo modelo de placas de veículos começa a valer em 1º de setembro

Até o final de 2023, toda a frota de veículos nacionais deverá estar circulando com a nova placa de identificação

05/02/2018 -

Tirar RG e passaporte em cartório será possível ainda em 2018

Associação estima que sistema começará a funcionar daqui a três meses; Brasília deve ser primeira cidade a receber o serviço. Promessa é de que o valor seja 'igual ou menor' ao cobrado pelos órgãos públicos.

15/01/2018 -

Versão digital da CNH começa a valer a partir de fevereiro deste ano

A CNH continuará sendo impressa e usada normalmente. A emissão da versão digital não será automática e poderá ser requisitada apenas por quem já possui o documento com o QR-Code, emitido desde maio de 2017.

30/12/2017 -

Estados e municípios terão mais autonomia sobre verba do SUS

Ministério da Saúde considera que iniciativa pode produzir eficiência, mas vai exigir balanços sobre onde e como dinheiro está sendo gasto.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora