Acidente Grave

Jovem tem couro cabeludo arrancado em acidente durante corrida de kart no Recife; pista foi interditada

Com ferimentos na cabeça devido ao escalpelamento, Débora Stefanny Dantas de Oliveira foi levada ao Hospital da Restauração, onde passou por cirurgia e está em estado grave.

Por: G1 | TV Globo
14 de Agosto de 2019 as 16h 12min

Jovem que sofreu o escalpelamento foi fotografada momentos antes do acidente na corrida de kart, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma jovem de 19 anos que participava de uma corrida de kart na tarde do domingo (11) sofreu escalpelamento, quando o couro cabeludo é arrancado. O acidente ocorreu no estacionamento do Walmart localizado na esquina da Avenida Fernando Simões Barbosa com a Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A pista foi interditada pelo Procon. (Veja vídeo no final da reportagem) 

A vítima foi identificada como Débora Stefanny Dantas de Oliveira e mora no bairro de Engenho do Meio, na Zona Oeste da capital. Ela foi levada ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Centro da capital, onde chegou com ferimentos na cabeça. 

Débora passou por uma cirurgia no setor de neurologia ainda no domingo (11). Nesta segunda-feira (12), a paciente está na sala de recuperação do HR e não tem previsão de alta, pois o estado de saúde dela é considerado grave. 

De acordo com o tio da vítima, Douglas Nascimento, ela estava com o namorado participando de uma corrida de kart pela primeira vez quando o cabelo dela prendeu na engrenagem do veículo. 

A Polícia Civil informou que vai investigar o caso e que perícias serão realizadas no kart e na pista. Peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) vão ao HR realizar um exame te corpo de delito em Débora. Se for comprovado que os funcionários não ofereceram todos os equipamentos de segurança, a empresa pode ser responsabilizada por negligência. 

"Na hora, o namorado ficou nervoso e ela ficou em estado de choque. A revolta é porque o pessoal do kart, os administradores foram totalmente omissos e negligentes, não prestaram nenhum tipo de socorro. É um brinquedo muito perigoso, então, no mínimo, deveria ter uma equipe de bombeiro para prestar socorro", afirma Douglas Nascimento. 

Um vídeo enviado para o WhatsApp mostra a jovem na corrida de kart momentos antes do acidente. Ela é a primeira a aparecer no vídeo, no carro de número 01. 

Ainda segundo o tio da vítima, ela e o namorado não receberam ajuda no local do acidente. 

"Não foi chamada nenhuma viatura para prestar socorro. Até os seguranças se afastaram e não fizeram nada. O namorado dela teve que prestar o socorro, mesmo em estado de choque. Eles passaram 30 minutos esperando socorro. Isso não pode ficar assim. Da forma que aconteceu com ela, pode acontecer com qualquer outra pessoa", diz. 

Sogra de Débora, Andréa Tumajan, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem, nesta segunda. Ela contou que tinha ido ao banheiro com a neta e, ao voltar, já viu a vítima no chão. 

"Ela estava estendida no chão, não teve socorro. Alguém que trabalha lá estava ao lado dela e ela estava desmaiada, numa poça de sangue. Ele [namorado de Débora] estava desesperado, pensando que ela estava morta. A imagem foi chocante, não consegui chegar perto. Um verdadeiro parque de horrores. Ela estava sem nenhum cabelo, arrancou o couro cabeludo com tudo. Vocês não imaginam a dor de pegar um saco cheio do cabelo dela", afirma. 

Interdição 

O Procon-PE informou que interditou a pista após uma fiscalização realizada no local, no início da tarde desta segunda-feira (12), com a presença do namorado da vítima. A gerente de fiscalização do órgão, Danyelle Sena, afirmou que, apesar de não caber ao Procon verificar alvará de funcionamento, o representante do estabelecimento "verbalizou" que não tem o documento. 

"Quando chegamos, aguardamos a presença do responsável pelo estabelecimento e verbalmente ele sinalizou que não existe uma documentação que autorize seu funcionamento. Diante disso, para não pôr em risco a vida de outras consumidoras, a gente está procedendo com a interdição. Ele também está sendo notificado para apresentar defesa no órgão", afirma Danyelle Sena. 

Por isso, o local foi interditado por tempo indeterminado, por questões de segurança. O Procon-PE informou, ainda, que o local terá 10 dias para apresentar defesa, mas será autuado e multado. O Walmart também será notificado para também prestar esclarecimentos, já que foi quem locou o espaço. 

Na autuação, o órgão de defesa do consumidor informou que vai quer que a empresa informe a quantidade de funcionários, quais estavam habilitados para passar as instruções corretas de uso e segurança, contrato do espaço, regularidade para funcionar como pista de kart, placas informativas sobre quem pode usar o carro, horário de funcionamento e formas de pagamento. 

Nenhuma dessas placas foram vistas no local. O carro utilizado pela jovem também foi interditado. 

Respostas 

Em nota, o Walmart informou que, até as causas do acidente serem esclarecidas, está suspenso o serviço de corrida de kart oferecido no estacionamento da loja através de um espaço locado para a empresa Adrenalina Kart. 

"Lamentamos o ocorrido e estamos em contato com a família para prestar a assistência necessária à vítima", diz o Walmart no texto. 

Por telefone, o dono da empresa Adrenalina Kart Racing, Fábio Dreyer, disse que está se inteirando da situação. Ele mora em São Paulo e viajou para o Recife para acompanhar o caso e disse que vai prestar toda a assistência à vítima. 

Fábio disse que está acompanhando a situação de Débora no hospital e que ela estava com o cabelo amarrado, com coque, e usava capacete, mas o cabelo se soltou. Ele também disse que vai apurar o acidente para saber o que houve de errado. 

"Todas as pessoas de cabelos compridos usam uma touca balaclava, que cobre parte do rosto e o cabelo. Essa orientação foi passada e ela usou a proteção, mas achamos que, por ser liso, o cabelo dela escapou. Estamos realizando os trâmites junto ao Procon para saber como iremos proceder", afirma. 

Por meio de nota, a Adrenalina Kart Racing informou que funcionários da empresa solicitaram assistência médica, mas "os familiares entenderam remover a cliente para o Hospital da Restauração, referência em Pernambuco, para pronto atendimento." 

A nota diz, ainda, que "no mesmo dia um funcionário da empresa foi ao hospital obter informações sobre a paciente, a fim de melhor oferecer suporte aos familiares." A empresa afirma que "a prática do esporte é segura, com mínimas ocorrências de acidentes." 


Veja o vídeos:

Carro em que jovem que teve couro cabeludo arrancado se acidentou foi interditado, no Recife — Foto: Procon/Divulgação

COMENTARIOS

Mais de Brasil

Política Nacional De Alfabetização

Governo lança cartilha da Política Nacional da Alfabetização

Documento detalha diretrizes da Política Nacional de Alfabetização.

15 de Agosto de 2019 as 23h28

Rodovias

Radares de velocidade estão suspensos nas Rodovias Federais

Decisão presidencial determina reavaliação da regulamentação do procedimento para evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória

15 de Agosto de 2019 as 22h58

Acidente Grave

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart vai para UTI após nova cirurgia

Débora Stefanny Dantas de Oliveira tem quadro clínico estável, segundo boletim médico desta quarta (14). Além do couro cabeludo, parte da pele foi arrancada no acidente.

14 de Agosto de 2019 as 16h32

Absurdo

Menino de 12 anos tenta ir de bicicleta do Paraná até a casa dos avós, em São Paulo, diz PRF

Ele foi encontrado em situação de risco por policiais rodoviários na noite de terça-feira (13), na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

14 de Agosto de 2019 as 16h09

Risco De Nova Tragédia

Brumadinho teme nova ruptura de barragem e cobra ações de empresa

Diante do abandono de uma barragem de rejeitos minerários, a prefeitura de Brumadinho (MG) realizou ontem (12) uma reunião com a empresa responsável pela estrutura.

13 de Agosto de 2019 as 20h22

Infraestrutura

Duplicação da BR-116 traz benefícios econômicos à região e segurança aos motoristas

Obra teve seus primeiros quilômetros liberados no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (12)

13 de Agosto de 2019 as 15h30

Dados

Área da Amazônia com alerta de desmatamento sobe 278% em julho, comparada ao mesmo mês de 2018

Em julho de 2018, houve alerta em 596,6 km² na Amazônia. Em julho de 2019, este número foi de 2.254,9 km², de acordo com dados do Deter, do Inpe. Jair Bolsonaro disse nesta terça que o novo diretor do Inpe vai apresentar os dados para a presidência

07 de Agosto de 2019 as 16h45

Pescado

Festival de Tambaqui da Amazônia é realizado em Brasília

Serão distribuídas seis toneladas do peixe na Esplanada. Objetivo é estimular consumo do pescado.

07 de Agosto de 2019 as 15h40

Produção Familiar

Agricultura Familiar avança com políticas públicas de incentivo ao produtor

Semana Nacional da Agricultura Familiar é marcada por aumento de recursos para o setor

29 de Julho de 2019 as 06h54

Bolsa Família

Mais de 11 mil famílias pediram desligamento do Bolsa Família em 2019

Os beneficiários solicitaram a saída do programa e deixaram de receber o benefício

29 de Julho de 2019 as 06h53

Acordo Internacional

Acordo com a União Europeia é o primeiro passo da abertura do Mercosul para o mundo

À frente da presidência do bloco, Jair Bolsonaro disse que o Brasil agirá para acelerar a modernização do Mercosul

17 de Julho de 2019 as 23h11

Educação Superior

MEC lança Programa Future-se para fortalecer autonomia financeira das universidades

Ideia é promover maior autonomia financeira a universidades e institutos federais. A adesão ao Future-se será voluntária

17 de Julho de 2019 as 23h02

Educação Superior

Ministro da Educação nega plano de cobrar mensalidade nas universidades federais

Abraham Weintraub afirmou, em evento em Florianópolis (SC), que vai apresentar na quarta (17) medidas de ‘eficiência’ para as universidades.

15 de Julho de 2019 as 22h35

Após Ser Empurrado

Após ser empurrado de altar, Padre Marcelo Rossi diz que registrou ''BO'': ''Bíblia e oração''

Religioso foi empurrado de altar por mulher durante missa em Cachoeira Paulista (SP). Padre não quis prestar queixa contra a agressora na Polícia Civil, mas caso foi registrado pela Canção Nova, que organizava o evento.

15 de Julho de 2019 as 22h25

Alertas Desastres

Defesa Civil Nacional reforça importância do cadastro para alertas de desastres naturais

Medida é simples e pode salvar milhares de vidas em todo o País. Hoje, serviço alcança 7,6 milhões de brasileiros

15 de Julho de 2019 as 22h01

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO