Geral

Maior livraria flutuante do mundo está no Rio de Janeiro

O Logos Hope fica até domingo e depois segue para Vitória

Por: Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
01 de Outubro de 2019 as 16h 21min

A livraria funciona no quarto piso da embarcação - LJ LEE/Direitos reservados

  O navio Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo, com seus 132,5 metros de comprimento e nove andares, vai permanecer ancorado no Píer da Praça Mauá, zona portuária da capital fluminense, até o próximo domingo (6). A embarcação chegou ao Rio de Janeiro no último dia 18, vinda de Santos (SP), onde ficou ancorada no mês de agosto, depois de visitar a Argentina.

  O navio pertence à organização internacional cristã Good Books for All Ships (GBA Ships), sediada na Alemanha, que já teve outros três navios livrarias com os quais começou a navegar na década de 1970. Atualmente, apenas o Logos Hope percorre o mundo oferecendo aos visitantes cinco mil títulos em inglês e português, no total de 800 mil livros, divididos entre literatura infantil, culinária, ciência, hobbies, autoajuda, liderança, dicionários, literatura cristã, entre outros segmentos literários. Há alguns títulos também em espanhol.

  Para adquirir um livro, a pessoa pode pagar em dinheiro, no caso do Brasil em reais, ou em cartão de crédito com bandeira internacional Visa ou Mastercard.

Cidade
  A livraria funciona no quarto piso da embarcação, onde há também uma cafeteria. A tripulação é formada por 400 pessoas de 60 países, que ficam embarcadas por cerca de dois anos.

  A coordenadora de Projetos do Logos Hope, Raquel Menezes, disse que nos demais andares há uma escola para filhos dos tripulantes voluntários, além de escritórios, cabines, cozinha e uma clínica médica. “É uma verdadeira cidade aqui dentro”, disse Raquel Menezes. “É realmente uma casa. As pessoas moram aqui”, acrescentou.

  Não é preciso agendamento prévio para visitar o navio livraria. O horário de funcionamento é de terça-feira a quinta-feira, das 10h às 20h; sexta e sábado, das 10h às 21h; e, no domingo, das 14h às 21h. A entrada custa R$ 5, mas adultos com mais de 60 anos e crianças menores de 12 anos acompanhadas por um adulto não pagam

  Neste domingo (6), a equipe internacional do navio apresentará, em português, a peça infantil O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, em duas sessões, às 14h30 e às 18h30. A peça é recomendada para maiores de 7 anos de idade. Os ingressos custam R$ 20.

  Além de trabalharem na embarcação, os tripulantes saem do navio para oferecer ajuda a organizações locais que desenvolvem projetos em comunidades carentes.

Primeira visita
  Esta é a primeira visita do Logos Hope ao Brasil. A última vez que um dos navios livrarias esteve no país foi há 28 anos. Depois do Rio de Janeiro, o Logos Hope visitará Vitória (ES), Salvador (BA) e Belém (PA), retornando a seguir para o Caribe, onde ficou durante 12 meses, em 2017. De lá, rumará para a Europa.

  Durante os últimos 47 anos, os navios da GBA receberam mais de 47 milhões de visitantes em mais de 160 países e territórios em todo o mundo. Seu compromisso é fornecer conhecimento, ajuda e esperança às nações que visitam, além de promover a boa vontade e compreensão entre os países. Maior navio livraria da GBA Ships, o Logos Hope iniciou seu serviço em 2009.

  De acordo com informação da GBA Ships, ninguém no Logos Hope recebe salário, independentemente da posição que ocupar a bordo. Cada membro da tripulação levantou patrocínio para cobrir os custos de seu período de dois anos de serviço.


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Nacional

Velório de Gugu Liberato será na Alesp e aberto ao público

Data provável é quinta-feira, mas ainda depende de traslado do corpo

25 de Novembro de 2019 as 15h39

Nacional

Juiz determina saída de Lula da prisão após decisão do STF

Ministros decidiram que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado; ex-presidente foi condenado em duas instâncias e agora poderá aguardar julgamentos de recursos em liberdade.

08 de Novembro de 2019 as 16h01

Nacional

Comando Militar envia contingente para Operação Acolhida, em Roraima

Meta é dar assistência a imigrantes venezuelanos

07 de Novembro de 2019 as 13h26

Nacional

Casos de morte por dengue aumentam 5 vezes em relação ao ano passado

Em todo o país, 689 pessoas morreram de dengue até 12 de outubro

02 de Novembro de 2019 as 17h05

Nacional

Manchas de óleo surgem em mais nove praias de cinco estados do NE

Estados são: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia

29 de Outubro de 2019 as 16h13

Nacional

Óleo que vazou foi extraído de três campos na Venezuela, diz Petrobras

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse hoje (25) que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela.

25 de Outubro de 2019 as 16h17

Esportes

Final da Libertadores do ano que vem será no Maracanã

A final da próxima Copa Libertadores da América, em 2020, será disputada no Maracanã.

17 de Outubro de 2019 as 14h32

Nacional

Bombeiros confirmam quinta morte em desabamento em Fortaleza

A vítima é uma mulher ainda não identificada

17 de Outubro de 2019 as 14h26

Nacional

Casos de sarampo passam dos 8,6 mil em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.619 casos de sarampo no estado de São Paulo de janeiro a 16 de outubro deste ano.

17 de Outubro de 2019 as 14h22

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

15 de Outubro de 2019 as 15h20

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO