Daniel Buarque, Dennis Barbosa e Nathalia Passarin

'Não estamos onde deveríamos', diz secretário-geral da Rio+20

Fase preparatória de negociações da conferência está encerrada

Fonte:MT Agora - G1
16 de Junho de 2012 as 08h 03min

Terminou nos primeiros minutos deste sábado (16) a última reunião do Comitê Preparatório da Rio+20, sem que seu objetivo – produzir um documento a ser negociado pelos chefes de Estado que vêm ao Rio na próxima semana – fosse plenamente atingido.

Nos próximos quatro dias, o Brasil vai assumir as rédeas da negociação, organizando reuniões informais para produzir um texto com que todos os países concordem.

A reunião desta noite foi fechada para a imprensa, mas o G1 obteve o discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang (veja abaixo a reprodução do texto lido pelo diplomata, em inglês). O texto foi entregue pelo próprio diplomata.

“Ainda há muito trabalho a ser feito”, admitiu Zukang logo no início da fala. “Por quase dois anos, nós estivemos preparando-nos para esta conferência, e nas horas finais, ainda não estamos onde deveríamos estar”, prossegue. “Nosso trabalho duro não pode ser em vão. Não podemos aceitar isso”.

O discurso dá a entender ainda que a questão da criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um dos principais pontos da discussão na Rio+20 está aquém do que o secretário-geral gostaria.

“Podemos acordar em lançar um processo para desenvolver Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Esses objetivos formariam parte integral da agenda de desenvolvimento pós-2015”, diz o texto proferido por Zukang à plenária lotada de delegados de quase 200 países.

Sobre o financiamento de ações em prol do desenvolvimento sustentável, outro ponto de atrito na Rio+20, Zukang pediu que os países cooperassem: “Se podemos concordar que ação é necessária, eu acredito que podemos concordar sobre a necessidade de mobilização de recursos para apoiar nossas ações”.

Sha Zukang destacou que em especial os países em desenvolvimento precisarão de apoio.
“Deveríamos pelo menos ser capazes de decidir dar os passos iniciais em direção à implementação de políticas de economia verde de acordo com as prioridades e circunstâncias nacionais, com apoio internacional”, disse ainda o diplomata.

Impasses
O texto da declaração final da Rio+20 deveria estar fechado nesta sexta, mas impasses entre os países impediram o encerramento das negociações, que agora ocorrerão em reuniões informais lideradas pelo Brasil. O negociador-chefe brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, disse mais cedo que os grupos de trabalho irão negociar pontos específicos de conflito do texto.

“Teremos grupos de trabalho para resolver pontos específicos. A diferença é que a responsabilidade é do Brasil. Os grupos se reunirão sob a responsabilidade de brasileiros. Serão brasileiros que liderarão os grupos de contato, de trabalho, de discussão dos vários temas”, afirmou.

Ele destacou que as negociações terão ritmo acelerado e serão destinadas a resolver “temas importantes” do chamado Rascunho Zero. “Vamos imprimir dinâmica diferente, já que estamos na fase final. Não é mais o momento de colocar o texto em tela e mudar verbos”, afirmou.

Primeira página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Primeira página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Segunda página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Segunda página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Terceira página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Terceira página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Quarta página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Quarta página discurso feito pelo secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang, na reunião fechada da noite de sexta-feira (15) na Rio+20 (Foto: Nathalia Passarinho/G1)


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Saúde

Mais de 50% dos infectados com coronavírus já estão curados

Em todo o mundo, casos da covid-19 chegam a 121 mil, mas taxa de letalidade da doença permanece relativamente baixa, em 3,5%

22 de Março de 2020 as 15h59

Coronavírus

Caixa reduz juros e autoriza pausa no pagamento de dívidas por até 60 dias

Ações fazem parte do esforço para reduzir os impactos causados pela pandemia do coronavírus (Covid-19)

20 de Março de 2020 as 05h02

Coronavírus

Confira dicas de higienização para pessoas com deficiência

É necessária a limpeza dos equipamentos de uso pessoal das pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, muletas e andadores

20 de Março de 2020 as 04h56

Coronavírus

Período das listas de espera do Prouni e do Fies é prorrogado

Mudança no cronograma é para que estudantes não sejam prejudicados

20 de Março de 2020 as 04h52

Coronavírus

Economia anuncia medidas para proteger empregos e distribuir renda

Entre elas está a flexibilização das negociações individuais entre empresas e empregados

20 de Março de 2020 as 04h49

Teste

Anvisa aprova oito novos testes de diagnóstico para Covid-19

A agência está avaliando com prioridades outros novos testes. Os já aprovados utilizam amostras de sangue, nasofaringe e orofaringe

20 de Março de 2020 as 04h42

Coronavírus

Ministra pede a líderes religiosos que evitem aglomerações nas próximas semanas

Iniciativas digitais podem ser utilizadas para manter a congregação das igrejas

20 de Março de 2020 as 04h38

Assistência Laboratorial

Laboratórios públicos estão capacitados para diagnosticar o coronavírus

Ministério da Saúde vai proporcionar mais autonomia para os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) realizarem os testes. Medida vai acelerar o resultado dos exames

20 de Março de 2020 as 04h31

Economia

Atendimentos em agências do INSS estão suspensos por 15 dias

Trata-se de mais uma ação de proteção ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus

20 de Março de 2020 as 04h26

Plataforma Digital

Hospitais universitários podem notificar casos de coronavírus por ferramenta on-line

Objetivo é subsidiar tomadas de decisão na rede

20 de Março de 2020 as 04h22

Abastecimento

Coronavírus não afetará no abastecimento de alimentos que vai para a mesa do povo, garante Tereza Cristina

Ministra tranquiliza a população brasileira e garante que produção de alimentos no Brasil tem êxito no desenvolvimento

20 de Março de 2020 as 04h14

Coronavírus

Remédio para malária ainda não é indicado para coronavírus, diz Anvisa

Presidente dos EUA pediu rapidez na liberação de remédios contra o novo coronavírus; agência reguladora defende continuidade dos testes clínicos.

19 de Março de 2020 as 21h59

Combate ao Coronavírus

Para alertar sobre combate ao coronavírus, Turma da Mônica coloca Cascão para lavar as mãos

'Lavar as mãos salva vidas', incentiva Mônica, Cebolinha, Magali e outros personagens da história em quadrinhos.

19 de Março de 2020 as 12h46

Educação

MEC prorroga período das listas de espera do Prouni e do Fies

Mudança, publicada no Diário Oficial da União, ocorreu para não prejudicar estudantes devido à pandemia de coronavírus

19 de Março de 2020 as 12h35

Efeito Coronavírus

Petrobras reduz preços de combustíveis nas refinarias

Novos preços começam a valer nesta quinta-feira (19). Estatal informa que valor da gasolina acumula queda de 30,1% em 2020

19 de Março de 2020 as 12h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO