Flávia Foreque

Na presença de Dilma, diplomatas homenageiam colega vítima de malária

MT Agora - Folha
20 de Abril de 2012 as 14h 01min

 

Os diplomatas da turma de formandos do Instituto Rio Branco lembraram em cerimônia no Palácio do Itamaraty a morte, em dezembro do ano passado, de Milena Medeiros de Oliveira, 35, vítima de malária contraída durante viagem de trabalho à Guiné Equatorial.

O grupo também destacou em discurso a falta da diversidade do perfil dos servidores do ministério --nascida em Rio Branco (AC), Milena era negra. A cerimônia, ocorrida nesta sexta-feira (20), foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

"Faltam mulheres, índios, negros, deficientes. Ainda somos um ministério majoritariamente branco e masculino. Não podemos aceitar essa discrepância como dado", disse a oradora da turma, Maria Eugênia Pulino.

A mãe de Milena, Raimundo Carneiro, foi homenageada na cerimônia. Ela recebeu, em nome da filha, uma condecoração do Ministério das Relações Exteriores em cerimônia no Itamaraty. "Temos na Milena um exemplo desse novo Brasil que esta surgindo. A mim comove imensamente que essa turma tenha escolhido a Milena [para dar nome ao grupo]", disse Dilma para a mãe.

HISTÓRICO
Em carta enviada no final do ano ao ministério, um grupo de 84 diplomatas brasileiros cobrou medidas para aprimorar as orientações e acompanhamentos aos profissionais que viajam a locais de risco.

Segundo colegas de Milena, as orientações, o fornecimento de repelentes e a advertência sobre o risco da doença foram medidas tomadas apenas pela Embaixada do Brasil em Malabo. Nada disso teria sido feito pelo Itamaraty antes de ela deixar Brasília.

"As condições de saúde de Milena foram agravadas por não ter ela recebido orientação adequada quanto aos sintomas da doença", dizia trecho da carta. O Itamaraty afirmou na ocasião que iria intensificar as "atividades de divulgação de medidas profiláticas " e elaborar uma "cartilha específica de orientação".

CASO
De acordo com amigos e familiares, a diplomata apresentou os primeiros sintomas, febre e dor de garganta, no dia 30 de novembro, três dias depois de voltar ao Brasil.

Ela se submeteu à primeira consulta médica no dia 5 de dezembro e fez um exame de malária, cujo resultado só sairia em 15 dias.

Depois da primeira consulta médica, o Serviço de Atendimento Médico e Social do ministério foi notificado do afastamento da diplomata sob suspeita da doença duas vezes, nos dias 7 e 12 de dezembro, mas só interveio no dia 17 de dezembro, "por meio de visita ao hospital".

O serviço teria ficado sem médicos disponíveis durante uma semana, entre 7 e 15 de dezembro, já que todos estariam de férias ou licenças.

"Caberia determinar, com objetividade e espírito construtivo, as falhas que possam ter ocorrido no caso, bem como as ações necessárias para corrigi-las", diz o texto da carta.

Medeiros foi internada na UTI, no dia 10 de dezembro. No dia 17, os médicos do Hospital Brasília anunciaram a morte cerebral a familiares e amigos. Ela morreu na manhã da segunda-feira (26).

 


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Esportes

Final da Libertadores do ano que vem será no Maracanã

A final da próxima Copa Libertadores da América, em 2020, será disputada no Maracanã.

17 de Outubro de 2019 as 14h32

Nacional

Bombeiros confirmam quinta morte em desabamento em Fortaleza

A vítima é uma mulher ainda não identificada

17 de Outubro de 2019 as 14h26

Nacional

Casos de sarampo passam dos 8,6 mil em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.619 casos de sarampo no estado de São Paulo de janeiro a 16 de outubro deste ano.

17 de Outubro de 2019 as 14h22

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

15 de Outubro de 2019 as 15h20

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Nacional

Bombeiros encontram mais um corpo em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado o corpo de mais uma pessoa morta em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano.

04 de Outubro de 2019 as 16h33

Nacional

Malotes com provas do Enem já estão a caminho dos locais de aplicação

Inep inicia logística de distribuição de 10,2 milhões de provas

04 de Outubro de 2019 as 16h30

Geral

Maior livraria flutuante do mundo está no Rio de Janeiro

O Logos Hope fica até domingo e depois segue para Vitória

01 de Outubro de 2019 as 16h21

Geral

Witzel diz que privatização da Cedae vai acelerar saneamento

Segundo o governador, seria possível injetar R$ 10 bilhões em investimentos nos três anos seguintes à privatização.

01 de Outubro de 2019 as 16h17

Cidades

Programa que atende às mulheres vítimas de violência será remodelado

Objetivo é reduzir custos para as pequenas cidades

01 de Outubro de 2019 as 16h13

Saúde

Planos de saúde oferecem programas de prevenção de suicídios

ANS incentiva programas específicos para doenças mentais de operadoras

29 de Setembro de 2019 as 11h08

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO