Brasil

Nova presidente da Petrobras toma posse a promete continuidade

Maria das Graças Foster substitui Sergio Gabrielli, no cargo desde 2005

Redação | 14 de Fevereiro de 2012 as 14h 02min
R7

A executiva Maria das Graças Foster tomou posse nesta segunda-feira (13) como nova presidente da Petrobras e disse que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, José Sergio Gabrielli, que estava no cargo desde 2005.

- O plano é de continuidade. Nossas metas são claras e precisas. Nós sabemos, onde vamos, como vamos e onde precisamos chegar.

Durante a cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, a nova presidente da estatal chegou a se emocionar quando lembrou o apoio que recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra o câncer.

A presidente Dilma Rousseff, que estava presente à posse, destacou a capacidade profissional de Foster e o fato de ela ser a primeira presidente de uma companhia petrolífera do porte da Petrobras em todo o mundo.

- Eu venho na condição de primeira presidente do Brasil para assistir à posse da primeira mulher presidente de uma companhia deste porte.

Ao falar dos bons resultados que a empresa alcançou nos últimos anos, Dilma criticou, ainda que indiretamente, as privatizações feitas no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Apesar dos rumores que havia na época, a petrolífera não foi vendida para a iniciativa privada.

- A Petrobras é estratégica no Brasil e felizmente sobreviveu a todos os ventos privatistas. Persistiu como uma empresa brasileira no controle do povo brasileiro.

Nascida em Minas Gerais, Maria das Graças Foster tem 58 anos e trabalha na Petrobras há três décadas. Quando foi escolhida por Dilma para presidir a empresa, ela atuava como diretora da área de gás e energia. A executiva estudou engenharia química e engenharia nuclear.

Despedida
Em seu discurso, Gabrielli, que deverá assumir um cargo no governo da Bahia, destacou algumas realizações de sua gestão à frente da empresa.

Ele ressaltou a autossufiência alcançada pelo Brasil na produção de petróleo, a consolidação da exploração de gás, o marco regulatório do pré-sal e a expansão do investimento no refino da matéria-prima.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO