Saúde

Postos estão sem vacina que protege recém-nascidos contra 5 doenças

Normalização deve ocorrer a partir de novembro, informa ministério

Por: Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
26 de Setembro de 2019 as 17h 42min

Fernando Frazão/Agência Brasil

  Postos de saúde em diferentes locais do país estão com seus estoques zerados para a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria Haemophillus influenzae. A situação tem gerado apreensão em pais e mães de recém-nascidos, que devem receber três doses do imunizante: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida.

  O Ministério da Saúde, responsável por garantir o abastecimento de vacinas no país, informa que a normalização deve ocorrer a partir de novembro. Segundo a pasta, o problema não é causado por falta de recursos e ocorre porque um estoque de pentavalente adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  Diante da situação, as compras com o fornecedor indiano Biologicals E. Limited foram interrompidas pela Opas. Segundo o Ministério da Saúde, não há disponibilidade imediata da vacina com outros fabricantes internacionais. O Brasil ainda não produz a pentavalente e precisa importá-la.

  "O Ministério da Saúde solicitou a reposição do fornecimento à Opas. Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro. O país demanda normalmente 800 mil doses mensais dessa vacina. O abastecimento está parcialmente interrompido desde julho, situação comunicada aos estados e municípios", informa a pasta em nota.

  O texto acrescenta que, embora existam recursos disponíveis para aquisição da vacina, o Brasil depende do processo de fabricação e testagem para conseguir repor  os estoques. O Ministério da Saúde afirma ainda que não há dados que revelem uma emergência epidemiológica das doenças cobertas pela vacina pentavalente. Ainda assim, a pasta assegura possuir doses suficientes para realização de bloqueios vacinais em caso de surtos inesperados.

  O desabastecimento já foi sentido em pelo menos cincos estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Usuários têm usado as redes sociais para se queixar da situação. "Tenho um bebê de dois meses que não consegue tomar a vacina pentavalente que está em falta nos postos de saúde na região do Sapopemba, Vila Ema e Santa Clara, regiões da zona leste. Já fui a três postos e todos dão a mesma resposta, está em falta", relatou no Twitter uma moradora de São Paulo, Kaaw Cyrino Batista.

  Na região metropolitana do Rio de Janeiro, alguns postos já estão há mais de um mês sem a vacina. Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que aguarda nova remessa do imunizante. Ao tentar obter ajuda no Twitter, a carioca Iza Braga ficou sem resposta: "Alguém que tenha conseguido dar a vacina pentavalente ao seu bebê, pode me indicar o lugar que conseguiu?", escreveu nesta manhã.

  Segundo a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a pentavalente protege contra doenças que estão controladas no país, mas o desabastecimento preocupa porque reduz a cobertura vacinal. "É importante dizer que a vacina não está faltando em todos os postos ainda. Então vale buscar em lugares diferentes. E, embora só uma minoria da população tenha condições de adquirir a vacina na rede privada, quem tiver condições não deve ficar esperando", avalia.

  Ela lembra que os bebês devem ser levados ao posto de saúde mesmo com o desabastecimento da pentavalente. "O calendário de vacinação prevê outras vacinas que são aplicadas no mesmo dia da pentavalente. Não podemos deixar outras coberturas caírem por falta de uma vacina", diz.


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

15 de Outubro de 2019 as 15h20

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Nacional

Bombeiros encontram mais um corpo em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado o corpo de mais uma pessoa morta em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano.

04 de Outubro de 2019 as 16h33

Nacional

Malotes com provas do Enem já estão a caminho dos locais de aplicação

Inep inicia logística de distribuição de 10,2 milhões de provas

04 de Outubro de 2019 as 16h30

Geral

Maior livraria flutuante do mundo está no Rio de Janeiro

O Logos Hope fica até domingo e depois segue para Vitória

01 de Outubro de 2019 as 16h21

Geral

Witzel diz que privatização da Cedae vai acelerar saneamento

Segundo o governador, seria possível injetar R$ 10 bilhões em investimentos nos três anos seguintes à privatização.

01 de Outubro de 2019 as 16h17

Cidades

Programa que atende às mulheres vítimas de violência será remodelado

Objetivo é reduzir custos para as pequenas cidades

01 de Outubro de 2019 as 16h13

Saúde

Planos de saúde oferecem programas de prevenção de suicídios

ANS incentiva programas específicos para doenças mentais de operadoras

29 de Setembro de 2019 as 11h08

Geral

Mulher é presa no Galeão com droga sintética

A Receita Federal apreendeu hoje (27) mais de 6 kg de MDMA, conhecida como a droga do amor, no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

27 de Setembro de 2019 as 19h12

Geral

Facebook começa teste de não mostrar likes de publicações

O Facebook começou a realizar um teste envolvendo uma de suas principais ferramentas: a marcação da reação chamada like (gostar, no termo em inglês) em publicações.

27 de Setembro de 2019 as 19h07

Saúde

Principal motivo para a não doação de um órgão é a negativa familiar

A negativa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no Brasil.

27 de Setembro de 2019 as 19h01

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO