Coronavírus

Presidentes da República e do STF anunciam comitê de Justiça e Controle para combate ao coronavírus

Objetivo é promover a interlocução institucional entre esses órgãos, no âmbito federal, para prevenir ou terminar litígios de forma mais ágil

Fonte: Assessoria
19 de Março de 2020 as 04h 21min

Declaração à imprensa do presidente Jair Bolsonaro ao lado do presidente do STF Foto: Carolina Antunes/PR

m declaração à imprensa nesta quarta-feira (18), o presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou um projeto de lei emergencial, subscrito também pelo Poder Judiciário e pelas instituições autônomas de Justiça e Controle. O texto altera a lei emergencial de combate ao coronavírus (Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020), criando o Comitê Nacional de Órgãos de Justiça e Controle, destinado ao enfrentamento do Covid-19 e composto pelos Supremo Tribunal Federal (STF); Conselho Nacional de Justiça; Procuradoria-Geral da República (PGR); Conselho Nacional do Ministério Público; Tribunal de Contas da União (TCU); Advocacia-Geral da União (AGU); Controladoria-Geral da União (CGU) e Defensoria-Pública da União.

Na entrevista, o presidente Jair Bolsonaro estava acompanhado de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, da PGR e do TCU. "Queremos mais que demonstrar a união e harmonia entre todos nós, e essa harmonia obviamente levará a decisões, a medidas, por parte de todos nós, em especial por parte do Executivo, a conseguirmos meios de bem combater o coronavírus", destacou.

O presidente do STF, Dias Toffoli, destacou as providências tomadas pelo governo no combate ao coronavírus, como o requerimento formulado pelo presidente da República ao Congresso Nacional para decretar o estado de calamidade pública no País, que está em votação na Câmara nesta quarta-feira, e possibilitará a aplicação de mais recursos federais na prevenção e redução dos danos causados pela pandemia mundial.

Toffoli ainda garantiu que os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo têm estado em diálogo constante, e atuando coordenadamente na formulação de medidas de prevenção e de defesa da saúde. "Estamos todos em ação e trabalhando."

Mais cedo, Bolsonaro detalhou ações do Governo Federal de enfrentamento ao coronavírus ao lado de sua equipe ministerial em entrevista coletiva a jornalistas.

O Comitê
Os objetivos do Comitê são promover a interlocução institucional entre os órgãos de justiça e controle, no âmbito federal, para prevenir ou terminar litígios, inclusive os judiciais, relativos ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19). "A importância é evitar litígios, preveni-los, solucioná-los de maneira rápida, porque todos nós temos a real dimensão de que a dramaticidade do momento que nós vivemos levará a uma alta litigiosidade, e assim nós, sistemas de Justiça e de Controle, podermos ter uma atuação a mais rápida possível", afirmou o presidente do STF, Dias Toffoli.

Com isso, o processamento de medidas judiciais ou extrajudiciais, por parte dos órgãos federais de justiça e controle, terá como requisito a prévia tentativa de autocomposição, método de resolução de conflitos por meio de um acordo. Somente se não for viável ou exitosa a autocomposição é que será aberta a via judicial ou extrajudicial regular, o que certamente reduzirá sobremaneira esses casos.

De acordo com o texto, é facultado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, suas autarquias e fundações públicas, solicitar ao Comitê a submissão de conflito com a União ao procedimento de que trata esta lei. 

Há ainda a possibilidade de ajuizamento de medida judicial para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas. A pessoa jurídica de direito público interessada ou o Ministério Público poderão requerer diretamente ao presidente do Supremo Tribunal Federal ou do tribunal superior ao qual couber o conhecimento dos respectivos recursos excepcionais a suspensão da execução de decisão judicial referente a litígios individuais ou coletivos que questionem medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19).

A proposta ainda prevê que os processos de contratação do poder público para o enfrentamento da pandemia poderão ser, ao final, submetidos à chancela do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União e do ministro do Tribunal de Contas da União designado pelo presidente do TCU, com a posterior homologação por parte do presidente do Supremo Tribunal Federal. Essa iniciativa está em consonância com a segurança jurídica que os gestores responsáveis pelas contratações emergenciais necessitam para que as decisões e os atos administrativos sejam feitos com agilidade e eficiência.


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Internacional

Novo embaixador dos Estados Unidos chega ao Brasil

"Foco imediato" de Todd Chapman será ajudar no combate à covid-19

30 de Março de 2020 as 04h43

Coronavírus

China prepara defesa contra segunda onda de coronavírus

"Não há razão para descansar", diz porta-voz do governo de Pequim

30 de Março de 2020 as 04h41

Coronavírus

BNDES anuncia R$ 2 bilhões de crédito para área da saúde

Limite de crédito é de R$ 150 milhões por empresa a cada seis meses

30 de Março de 2020 as 04h40

Coronavírus

Guedes diz que, como cidadão, prefere isolamento

Para ministro, economia não suporta mais de dois meses estagnada

30 de Março de 2020 as 04h38

Educação

EAD ganha impulso com a suspensão das aulas

Educação a distância exige do aluno disciplina e foco

30 de Março de 2020 as 04h35

Coronavírus

Itália registra mais 756 mortes por coronavírus e total chega a 10.779

Número total de casos confirmados na Itália aumentou para 97.689

30 de Março de 2020 as 04h33

Coronavírus

Universidades criam aplicativos para ajudar no combate ao coronavírus

Um dos projetos é o CheckCorona, da Universidade de São Paulo

30 de Março de 2020 as 04h30

Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.247 da Mega-Sena

São as seguintes as dezenas sorteadas: 01 – 42 – 44 – 47 – 48 - 53

30 de Março de 2020 as 04h28

Acordo

Representante de clubes lamenta falta de acordo coletivo com jogadores

Propostas dos clubes foram rejeitadas por atletas profissionais

30 de Março de 2020 as 04h26

Coronavírus

Pandemia gera 1,3 mil denúncias de violações de direitos no Brasil

A região Sudeste concentra mais da metade dos casos denunciados

30 de Março de 2020 as 04h21

Coronavírus

Bancos federais baixam juros e aumentam crédito para dar liquidez à economia

Financiamento para Santas Casas também vai compor a cesta de ações do Governo Federal

30 de Março de 2020 as 04h19

Economia

Pequenas e médias empresas terão ajuda do Governo Federal para pagar salários

O pacote econômico faz parte das ações de enfrentamento ao coronavírus

30 de Março de 2020 as 04h18

Saúde

Mais de 50% dos infectados com coronavírus já estão curados

Em todo o mundo, casos da covid-19 chegam a 121 mil, mas taxa de letalidade da doença permanece relativamente baixa, em 3,5%

22 de Março de 2020 as 15h59

Coronavírus

Caixa reduz juros e autoriza pausa no pagamento de dívidas por até 60 dias

Ações fazem parte do esforço para reduzir os impactos causados pela pandemia do coronavírus (Covid-19)

20 de Março de 2020 as 05h02

Coronavírus

Confira dicas de higienização para pessoas com deficiência

É necessária a limpeza dos equipamentos de uso pessoal das pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, muletas e andadores

20 de Março de 2020 as 04h56

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO