Brasil

Quase metade dos municípios não fiscaliza qualidade da água

Redação | 14 de Novembro de 2012 as 06h 49min
MT Agora

Dos 5.565 municípios brasileiros, 2.659, ou seja, 47,8% não fiscalizavam a qualidade da água. No ano passado, somente 28%  contavam com uma Política Municipal de Saneamento Básico. Os dados fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios  de 2011, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pela primeira vez, a pesquisa abordou o tema do saneamento básico. A pesquisa é feita anualmente desde 1999, exceto em anos de Censo e de contagem da população. A gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Vânia Pacheco, explica que, até 2007, o saneamento básico não era visto como um serviço único.

Ela informou que, a maioria dos municípios estrutura de acordo com os serviços, um para abastecimento de água, outro para drenagem, outro para coleta de lixo. Isso começou a ser um pouco mais presente nos municípios em 2007, com o lançamento do Plano Nacional de Saneamento Básico, que prevê que os municípios têm uma série de deveres com relação a isso e os municípios vêm se adequando aos poucos.

Quanto à qualidade da água, Vânia lembra que, apesar de a falta de fiscalização ser uma falha dos municípios, o serviço de fornecimento de água, normalmente, fica a cargo do estado e não da cidade.

 

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO