Queda de avião deixa um morto e 6 feridos em SP

Vítima fatal é o piloto da aeronave, que decolou de Videira, em Santa Catarina. Sobreviventes são fundadores e funcionários de empresa de embalagens plásticas.

30/07/2018 - 08:01:52

   

Brigadistas fazem rescaldo após explosão de aeronave no Campo de Marte em São Paulo neste domingo (29) (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas após a queda de uma aeronave de pequeno porte no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no início da noite deste domingo (29). Houve uma explosão assim que o avião bateu no chão. Segundo os bombeiros, a vítima fatal é o piloto, Antonio Traversi.

O avião de prefixo PP-SZN é um bimotor King Air C90, com capacidade para sete passageiros, que pertence à Videplast, empresa que fabrica embalagens plásticas com sede em Santa Catarina. Segundo a Anac, a aeronave foi fabricada em 2008 e estava em estado regular.

De acordo com a Infraero, a avião decolou por volta das 15h30 da cidade catarinense de Videira, com 5 passageiros e dois tripulantes. O acidente ocorreu durante o pouso na capital paulista, cerca de 3 horas após a partida.

Estavam no voo: Geraldo Denardi e Nereu Denardi, irmãos e fundadores da empresa, além do filho de Nereu, Enzo, de 17 anos. Também ocupavam a aeronave dois funcionários da Videplast, Aguinaldo Nunes e Agnaldo Crippa, além do outro tripulante, Benê Souza.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). Testemunhas no Campo de Marte disseram que o avião havia tentado pousar, mas o piloto não tinha certeza de que o trem de pouso estava baixado. Então, sobrevoou a pista para que a torre de controle confirmasse, visualmente, que o trem de pouso estava ativado. Depois, fez uma tentativa de pouso e arremeteu. O acidente teria ocorrido na terceira tentativa, por essa versão.

O incêndio provocado pela queda do avião foi controlado pela brigada do próprio Campo de Marte. Quatro vítimas sofreram traumatismo craniano, outra sofreu traumatismo abdominal. Uma das vítimas foi socorrida e levada para o Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia, da PM e as demais foram encaminhadas para hospitais da Zona Norte de São Paulo.

Quem são as vítimas:

  • Nereu Denardi - sócio da Videplast. Foi socorrido e levado ao Hospital do Mandaqui. Estado de saúde não informado.
  • Geraldo Denardi - sócio da Videplast e irmão de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente.
  • Enzo - tem 17 anos e é filho de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente.
  • Aguinaldo Nunes - coordenador da Videplast. Foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo. Estado de saúde é estável e sem previsão de alta.
  • Agnaldo Crippa - gerente da Videplast. Foi socorrido no Hospital San Paolo. Estado de saúde não informado.
  • Antonio Traversi - era o piloto da aeronave e da Videplast há pelos menos 18 anos e tinha mais de cinco mil horas de voo. Segundo os bombeiros, ele morreu no acidente.
  • Benê Souza - foi socorrido e levado para o Hospital das Clínicas e o estado de saúde dele é estável.

Em nota, a FAB disse que investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizam uma ação no local do acidente no Campo de Marte. Segundo a Força Aérea, "esse é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos."

Ainda segundo a nota, a investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

Acidentes no campo de Marte

Em 2016, um monomotor caiu logo depois da decolagem, próximo à cabeceira do 12 do aeroporto. O avião atingiu uma casa de 3 andares, deixando sete mortos, entre eles Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, e familiares que voavam junto com ele.

Em 2007, uma aeronave modelo Learjet também caiu depois de sair do Campo de Marte, sobre uma residência no bairro Casa Verde. Além do piloto e do copiloto, a família que estava na cozinha da casa também morreu, incluindo um bebê de 9 meses.

Aviões particulares são responsáveis por 45% dos acidentes aéreos entre 2008 e 2017, segundo dados do Cenipa (órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos). Foram 1.187 acidentes no período.

Fonte: G1

Mais Noticias

Após Acidente Aéreo

Campo de Marte fica fechado até a tarde para perícia em avião que caiu, diz Infraero

Após Acidente Aéreo

Sobreviventes da queda de avião em SP passam bem, diz representante da empresa dona da aeronave

Eclipse Lunar

Maior eclipse do século é visto em diferentes capitais do Brasil

Loteria

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3 milhões neste sábado

27/07/2018 -

Bebê nasce após mãe ser arremessada de caminhão em grave acidente em SP

Menina está internada no Hospital Regional de Pariquera-Açu. Corpo da mãe ainda não foi identificado.

24/07/2018 -

Registro de armas de fogo na Polícia Federal quintuplica em dez anos

Dados foram obtidos por ONG por meio da Lei de Acesso à Informação

24/07/2018 -

Brasil manifesta indignação por assassinato de estudante na Nicarágua

Em nota, governo brasileiro também exige punição dos responsáveis

24/07/2018 -

Estudante brasileira de medicina é morta na Nicarágua

Raynéia Gabrielle Lima cursava sexto ano. Para Ernesto Medina, reitor da Universidade Americana em Manágua, assassinato é responsabilidade de paramilitares.

24/07/2018 -

Base Nacional Curricular será debatida dia 2 em 28 mil escolas do país

A consulta pública foi articulada em parceria com o MEC e o CNE

24/07/2018 -

Grupo protesta em frente ao STF e pinta o prédio de vermelho

O grupo não foi identificado e ninguém foi detido. A Polícia Federal foi acionada para investigar o ocorrido.

24/07/2018 -

Fies 2018: inscrições foram prorrogadas até esta terça-feira

São 155 mil vagas de financiamento disponíveis; critérios são desempenho no Enem e renda per capita da família do estudante.

24/07/2018 -

Cai número de indenizações pagas a vítimas de acidentes de trânsito

O resultado do primeiro semestre foi divulgado hoje (23) pela Seguradora Líder, responsável pela administração do Seguro DPVAT no país, e mostra queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

24/07/2018 -

Novo período para saque do abono salarial 2016 começa dia 26 de julho

O dinheiro ficará disponível até 30 de dezembro.

22/07/2018 -

Aeronáutica é um dos pilares da defesa da soberania, diz comandante

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, disse em solenidade, que ‘’os desafios do Brasil são tão grandes quanto as suas dimensões’’.

19/07/2018 -

Dr. Bumbum e mãe são presos no RJ após quatro dias foragidos

Ele e Maria de Fátima foram indiciado pela morte de bancária após procedimento estético. PM deteve dupla em centro empresarial. ''Fatalidade que acontece com qualquer médico'', disse Denis.

18/07/2018 -

Na web, ''Dr. Bumbum'' citava ética e se via perseguido pelo conselho de medicina por ''inovar''

Denis Furtado teve a prisão decretada pela Justiça, suspeito de causar a morte de uma paciente após um procedimento estético realizado em sua residência. Nesta quarta-feira (18), conta no Instagram foi excluída.

18/07/2018 -

Fies do segundo semestre abriu inscrições para 155 mil vagas nesta segunda

Prazo para participar vai até o dia 22; das 155 mil vagas, 50 mil são para contratos de financiamento a juro zero.

18/07/2018 -

Prouni 2018: resultado da 2ª chamada está disponível

Selecionados devem comprovar as informações das inscrições entre esta segunda até o dia 23 de julho.

18/07/2018 -

Governo do Brasil condena onda de violência na Nicarágua

Na nota, o Itamaraty pediu que o governo do país centro-americano viabilize o restabelecimento da paz na Nicarágua.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora