Brasil

Reforma da Previdência prevê mesmo tempo de contribuição para homens e mulheres

Com a nova regra, homens e mulheres só poderão se aposentar com pelo menos 25 anos de contribuição e no mínimo 65 anos de idade

Aposentadoria | 22 de Fevereiro de 2017 as 05h 59min
MT Agora

A Reforma da Previdência prevê que homens e mulheres sigam as mesmas regras quando forem aposentar. Hoje em dia, para que isso ocorra, as mulheres devem ter 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade. Já os homens têm que ter um tempo maior: 35 de contribuição e 65 anos de idade mínima. Com a reforma, o cidadão será tratado de forma igual, independente do sexo. Segundo o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, de 174 países, 116 já não tem diferença de idade entre homem e mulher na hora de se aposentar. Se levarmos em conta o tempo de contribuição, a diferença entre os dois sexos é ainda mais rara.

Agora, com a nova regra, homens e mulheres só poderão se aposentar com pelo menos 25 anos de contribuição e no mínimo 65 anos de idade. Para aqueles que já estão aposentados, não muda nada. As mulheres com mais de 45 anos e os homens com mais de 50 vão entrar na chamada regra de transição e o governo garante que as mulheres vão ter vantagens neste processo.

O governo pretende alterar o cálculo e incentivar o trabalhador a contribuir mais tempo para melhorar o valor a receber, ou seja, o benefício vai ser feito com base em 51 de 80% das melhores contribuições mais um ponto percentual a cada ano pago. Para se aposentar com 100% do benefício, por exemplo, será necessário contribuir 49 anos. 

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

30º

COTAÇÃO