Redação

Rio+20 vai definir metas para o 'mundo inteiro'

Luiz Alberto Figueiredo será negociador-chefe do Brasil na cúpula

Fonte:MT Agora - G1
13 de Junho de 2012 as 14h 33min

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que começa oficialmente nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, vai "definir metas para o mundo inteiro". É o que afirmou o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe do Brasil na cúpula, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

"Um dos principais resultados que nós já podemos prever será a adoção pela Rio+20, pelos chefes de Estado, de objetivos de desenvolvimento sustentável", disse. "Haverá uma coisa concreta, que será refinada por um processo de negociação imediatamente depois da Rio+20. Nós temos que definir metas para o mundo inteiro, não só para os países pobres, mas para os países ricos também, para que todos caminhemos no sentido da sustentabilidade."

O encontro, que ocorre 20 anos depois da Rio 92, deve reunir mais de 130 chefes de Estado em sua fase final, para debater propostas sobre como aliar o desenvolvimento econômico à proteção ao meio ambiente e à inclusão social.

O embaixador minimizou as ausências de Barack Obama (EUA), David Cameron (Grã-Bretanha) e Angela Merkel (Alemanha). "É impressionante o número de chefes de Estado que já confirmaram a sua vinda. Nós vamos ter mais chefes de Estado e de governo que tivemos na Rio 92. É natural que alguns chefes de Estado não possam vir por razões diferentes, mas seus países terão sempre uma voz muito ativa, porque eles serão representados também em bastante alto nível."

Desta quarta (13) até a sexta (15) ocorrem as últimas negociações sobre o documento que será levado aos chefes de governo. Trata-se da é a “Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20”.

Entre os dias 16 e 19, o governo brasileiro organiza mesas de debate sobre temas ligados à sustentabilidade com especialistas na área, nos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”. A fase final, chamada de “Segmento de Alto Nível”, com presidentes e líderes de governos, vai de 20 a 22 de junho.

Nesta quarta, as negociações começam às 10h e devem continuar até o início da noite. Na sessão de abertura, os “co-chairs” (pessoas que ajudam o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, a comandar o encontro) vão divulgar a agenda das negociações e eleger aqueles que vão coordenar a redação dos capítulos do documento final.

Às 11h, a presidente Dilma Rousseff inaugura o “Pavilhão Brasil” no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro. No local, o governo brasileiro vai apresentar iniciativas e projetos ligados à temática ambiental.

Segundo o Comitê Nacional de Organização da Rio+20, ainda na quarta, às 18h30, haverá uma cerimônia oficial que deve contar com a presença dos ministros Antônio Patriota, das Relações Exteriores, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

Documento final
O texto final deve apresentar propostas para que os países sejam capazes de desenvolver sua economia sem impactar o meio ambiente e erradicando a pobreza extrema – os pilares da chamada “economia verde”.

Organizações não-governamentais e demais representantes da sociedade civil criticam a falta de acordo entre as nações e o próprio documento, designando-o como “fraco” e “sem metas obrigatórias”.

A falta de obrigações do documento para os países foi criticada por especialistas ouvidos pelo G1, já que a ausência de metas pode ter afastado importantes líderes como David Cameron, do Reino Unido; Angela Merkel, da Alemanha; e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Para o secretário da Rio+20, tais ausências não enfraquecerão o encontro.

Eventos paralelos
Fora do Riocentro, outros eventos e mesas de debates acontecem em diversos locais do Rio de Janeiro. O maior deles é a Cúpula dos Povos, organizada por entidades da sociedade civil críticas à agenda oficial da Rio+20.

No Forte de Copacabana, a Exposição Humanidade 2012 traz uma mostra gratuita e aberta ao público da diretora e cenógrafa Bia Lessa sobre os temas da Rio+20. O mesmo local recebe mesas de debate e, nos próximos dias, encontros de prefeitos e de empresários.

No hotel Windsor Barra, entre os dias 15 e 19, homens de negócios de todo o mundo se reúnem no "Forum sobre Sustentabilidade Global" para debater maneiras de impulsionar empresas levando em conta os quesitos de proteção ambiental.


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Saúde

Mais de 50% dos infectados com coronavírus já estão curados

Em todo o mundo, casos da covid-19 chegam a 121 mil, mas taxa de letalidade da doença permanece relativamente baixa, em 3,5%

22 de Março de 2020 as 15h59

Coronavírus

Caixa reduz juros e autoriza pausa no pagamento de dívidas por até 60 dias

Ações fazem parte do esforço para reduzir os impactos causados pela pandemia do coronavírus (Covid-19)

20 de Março de 2020 as 05h02

Coronavírus

Confira dicas de higienização para pessoas com deficiência

É necessária a limpeza dos equipamentos de uso pessoal das pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, muletas e andadores

20 de Março de 2020 as 04h56

Coronavírus

Período das listas de espera do Prouni e do Fies é prorrogado

Mudança no cronograma é para que estudantes não sejam prejudicados

20 de Março de 2020 as 04h52

Coronavírus

Economia anuncia medidas para proteger empregos e distribuir renda

Entre elas está a flexibilização das negociações individuais entre empresas e empregados

20 de Março de 2020 as 04h49

Teste

Anvisa aprova oito novos testes de diagnóstico para Covid-19

A agência está avaliando com prioridades outros novos testes. Os já aprovados utilizam amostras de sangue, nasofaringe e orofaringe

20 de Março de 2020 as 04h42

Coronavírus

Ministra pede a líderes religiosos que evitem aglomerações nas próximas semanas

Iniciativas digitais podem ser utilizadas para manter a congregação das igrejas

20 de Março de 2020 as 04h38

Assistência Laboratorial

Laboratórios públicos estão capacitados para diagnosticar o coronavírus

Ministério da Saúde vai proporcionar mais autonomia para os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) realizarem os testes. Medida vai acelerar o resultado dos exames

20 de Março de 2020 as 04h31

Economia

Atendimentos em agências do INSS estão suspensos por 15 dias

Trata-se de mais uma ação de proteção ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus

20 de Março de 2020 as 04h26

Plataforma Digital

Hospitais universitários podem notificar casos de coronavírus por ferramenta on-line

Objetivo é subsidiar tomadas de decisão na rede

20 de Março de 2020 as 04h22

Abastecimento

Coronavírus não afetará no abastecimento de alimentos que vai para a mesa do povo, garante Tereza Cristina

Ministra tranquiliza a população brasileira e garante que produção de alimentos no Brasil tem êxito no desenvolvimento

20 de Março de 2020 as 04h14

Coronavírus

Remédio para malária ainda não é indicado para coronavírus, diz Anvisa

Presidente dos EUA pediu rapidez na liberação de remédios contra o novo coronavírus; agência reguladora defende continuidade dos testes clínicos.

19 de Março de 2020 as 21h59

Combate ao Coronavírus

Para alertar sobre combate ao coronavírus, Turma da Mônica coloca Cascão para lavar as mãos

'Lavar as mãos salva vidas', incentiva Mônica, Cebolinha, Magali e outros personagens da história em quadrinhos.

19 de Março de 2020 as 12h46

Educação

MEC prorroga período das listas de espera do Prouni e do Fies

Mudança, publicada no Diário Oficial da União, ocorreu para não prejudicar estudantes devido à pandemia de coronavírus

19 de Março de 2020 as 12h35

Efeito Coronavírus

Petrobras reduz preços de combustíveis nas refinarias

Novos preços começam a valer nesta quinta-feira (19). Estatal informa que valor da gasolina acumula queda de 30,1% em 2020

19 de Março de 2020 as 12h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO