Alerta

Rompimentos na Bahia aumentam preocupação com segurança de barragens

Agência estima que há no Brasil mais de 24 mil barragens de todos os tipos. Leis que regulam o setor são rígidas, mas fiscalização ainda não é eficiente, diz especialista.

Fonte: Jornal Nacional
14 de Julho de 2019 as 23h 37min

Rompimentos na BA aumentam preocupação com segurança de barragens

O rompimento das barragens na Bahia aumentou a preocupação com o risco dessas estruturas. São milhares de reservatórios, no Brasil, que nem sempre tem garantia de estabilidade. 

A Agência Nacional de Águas (ANA) estima que há, no Brasil, mais de 24 mil barragens de todos os tipos. O gráfico mostra que quase 22 mil reservatórios armazenam água, grande parte para irrigação, para fornecer a animais, para criação de peixes, abastecimento e geração de energia elétrica. 

Sobre a segurança, o levantamento da ANA não distingue as barragens de água das outras estruturas. 

Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) está cadastrando os reservatórios do estado. A intenção do Igam é mapear as barragens para monitorar as ações de segurança e evitar o risco de rompimento. O prazo do cadastro, de acordo com o tamanho da barragem, termina em 2022. 

Em março, moradores de um povoado na zona da mata mineira tiveram que deixar as casas por causa do risco de rompimento da barragem de uma usina hidrelétrica. A elevação no risco foi por causa da chuva intensa. A dona da barragem fez obras de reforço na estrutura e os moradores já voltaram para casa. 

A chuva é um fator de risco grande e pode fazer o nível de água subir muito e rapidamente. Por isso, os especialistas nesse tipo de construção alertam que as estruturas devem ter vários itens de segurança, que vão ajudar a escoar o excesso de água e também a prever como está a situação interna dos reservatórios 

“Mesmo uma barragem seguindo as melhores práticas da engenharia, a probabilidade de ocorrer uma ruptura não é zero. Mas o que se tenta fazer, e a engenharia procura isso, é diminuir a máxima probabilidade de ruptura”, disse Luiz Palmier, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). 

Palmier diz que os modelos mais comuns de barragens para armazenar água são feitos de terra ou de concreto. O ideal é que, no ponto de retenção da água, tenha uma estrutura sólida, com filtros internos e vertedouros na parte superior. Nas barragens de terra, é importante instalar piezômetros, equipamentos que medem a quantidade de água infiltrada na estrutura. 

As leis que regulamentam o setor estão mais rígidas, mas, de acordo com o professor Palmier, a fiscalização ainda não é tão eficiente. 

“Com bastante rigor, a questão da segurança da barragem, dos planos de ações emergenciais, as necessidades de construção de mapas de inundação, que prevê os sistemas de alerta. Então, imagino que, com maior vigor na fiscalização, estaríamos mais seguros das condições reais das nossas barragens”, disse. 

A Agência Nacional de Águas declarou que é responsável pela fiscalização de menos de 1% de todas as barragens e que no país há 31 órgãos fiscalizadores de segurança dessas estruturas. A ANA afirmou ainda que não dispõe dos dados de todas as 24 mil barragens porque eles não foram repassados pelos estados. 


COMENTARIOS

Mais de Brasil

Nacional

Velório de Gugu Liberato será na Alesp e aberto ao público

Data provável é quinta-feira, mas ainda depende de traslado do corpo

25 de Novembro de 2019 as 15h39

Nacional

Juiz determina saída de Lula da prisão após decisão do STF

Ministros decidiram que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado; ex-presidente foi condenado em duas instâncias e agora poderá aguardar julgamentos de recursos em liberdade.

08 de Novembro de 2019 as 16h01

Nacional

Comando Militar envia contingente para Operação Acolhida, em Roraima

Meta é dar assistência a imigrantes venezuelanos

07 de Novembro de 2019 as 13h26

Nacional

Casos de morte por dengue aumentam 5 vezes em relação ao ano passado

Em todo o país, 689 pessoas morreram de dengue até 12 de outubro

02 de Novembro de 2019 as 17h05

Nacional

Manchas de óleo surgem em mais nove praias de cinco estados do NE

Estados são: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia

29 de Outubro de 2019 as 16h13

Nacional

Óleo que vazou foi extraído de três campos na Venezuela, diz Petrobras

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse hoje (25) que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela.

25 de Outubro de 2019 as 16h17

Esportes

Final da Libertadores do ano que vem será no Maracanã

A final da próxima Copa Libertadores da América, em 2020, será disputada no Maracanã.

17 de Outubro de 2019 as 14h32

Nacional

Bombeiros confirmam quinta morte em desabamento em Fortaleza

A vítima é uma mulher ainda não identificada

17 de Outubro de 2019 as 14h26

Nacional

Casos de sarampo passam dos 8,6 mil em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.619 casos de sarampo no estado de São Paulo de janeiro a 16 de outubro deste ano.

17 de Outubro de 2019 as 14h22

Nacional

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou há pouco a terceira morte no desabamento do Edifício Andrea, localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

16 de Outubro de 2019 as 16h57

Nacional

Exame para identificar Zika vírus é comercializado no país

Produto foi testado em cerca de 3.200 mulheres no Brasil

15 de Outubro de 2019 as 15h20

Nacional

Inep divulga amanhã os locais de prova do Enem 2019

O exame será realizado em 1.727 municípios brasileiros

15 de Outubro de 2019 as 15h16

Nacional

Óleo de origem desconhecida atinge praias de Salvador

O óleo de origem desconhecida, que já atingiu mais de 150 pontos do litoral nordestino, chegou hoje (11), a Salvador (BA), poluindo as praias do Flamengo e Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba.

11 de Outubro de 2019 as 13h50

Saúde

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

Inca lançou hoje a campanha Outubro Rosa

07 de Outubro de 2019 as 15h10

Nacional

Câmara faz homenagem aos 103 anos de nascimento de Ulysses Guimarães

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães, em sessão solene no plenário nesta segunda-feira (7).

07 de Outubro de 2019 as 15h07

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO