UNB confirma tremor de terra de magnitude 3,2 em Poços de Caldas (MG)

Moradores de várias regiões da cidade publicaram relatos nas redes sociais. Corpo de Bombeiros enviou equipes para bairros onde tremor foi sentido.

13/01/2017 - 02:03:17

   

Observatório da UNB registra tremor de terra em Poços de Caldas (Foto: Reprodução/ Observatório UNB)

O observatório sismológico da Universidade de Brasília (UNB) confirmou um tremor de terra na região de Poços de Caldas (MG) no início da noite desta quinta-feira (12). Conforme informações do site oficial da instituição, o tremor teve uma magnitude de 3,2 graus.

Em Poços de Caldas, moradores de várias regiões da cidade publicaram relatos nas redes sociais sobre os tremores. O Corpo de Bombeiros informou que enviou equipes para alguns bairros onde os moradores sentiram o tremor para constatar se houve danos.

O tremor foi sentido em pelo menos 16 bairros da cidade: Santa Clara II, Estância Poços de Caldas, Dom Bosco, Jardim Philadélphia, Jardim Ipê, Conjunto Habitacional, Parque Esperança, Jardim Amarillys, São José, Campos Elíseos, Jardim Azaléias, Morumbi, Cascatinha, São Bento, Jardim dos Estados, e Quisisana.

O tremor foi sentido por alguns funcionários do Instituto Moreira Salles, que fica no Jardim dos Estados. "Minha cadeira tremeu muito. Achei que um caminhão tivesse passado na rua. Fique com a cabeça aérea por um bom tempo. Na hora, fui até a sala do coordenador, e ele também sentiu. Já em uma outra sala, as meninas não sentiram", disse a assistente administrativo do Instituto Moreira Salles, Claudia Cabral.

Já a fisioterapeuta Marilia Gonzaga, que mora no Jardim São Paulo, também sentiu a terra tremer. "Eu estava no meu quanto vendo filme, quando senti que minha cama começou a tremer. Coloquei a mão na parede e senti ela vibrar, assim como as portas do guarda-roupa e o espelho. Minha prima que mora do outro lado da rua, me mandou mensagem desesperada, pois ela mora em apartamento e foi como se o prédio caindo", disse a fisioterapeuta.

A Defesa Civil de Poços de Caldas informou que não recebeu informações de danos devido ao tremor. "Nós não recebemos nenhuma informação de acidentes devido ao tremor. Mas estamos em alerta para qualquer eventualidade", disse o coordenador da Defesa Civil, Décio Almiro Loiola Franco.

Relatos também em outras cidades

Moradores de outras cidades do Sul de Minas, como Andradas, Ipuiúna, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas e Caldas, também relataram, através das redes sociais, ter sentido o tremor. É o caso de um morador de Caldas, cidade que fica a 30 quilômetros de Poços de Caldas, que também informou ter sentido a terra tremer.

"Então, foi muito rapidinho, até confundi com barulho de carro ou algum veículo mais pesado na rua, porque moro numa esquina e a rua é calçamento de pedra. Pouquíssimo tempo depois já vi que uma amiga tinha postado no Facebook e várias pessoas, de várias partes da cidade tinham sentido. Foi muito rapidinho", disse Rafael Melo, morador de Caldas.

Últimos registros em Poços de Caldas

O último tremor registrado em Poços de Caldas foi no dia 12 de fevereiro de 1995 e teve magnitude de 2.1. Ainda de acordo com o relatório da Universidade de Brasilia, o maior tremor sentido na cidade foi na década de 1950, quando também em fevereiro foi registrado um de magnitude 3.9.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registros de vítimas ou residências danificadas. O G1 entrou em contato com o Observatório Sismológico da UNB, mas até a útlima atualização desta reportagem, ainda não havia recebido mais informações sobre o tremor que foi registrado.

MT Agora - G1

Mais Noticias

Após Acidente Aéreo

Campo de Marte fica fechado até a tarde para perícia em avião que caiu, diz Infraero

Após Acidente Aéreo

Sobreviventes da queda de avião em SP passam bem, diz representante da empresa dona da aeronave

Acidente Aéreo

Queda de avião deixa um morto e 6 feridos em SP

Eclipse Lunar

Maior eclipse do século é visto em diferentes capitais do Brasil

28/07/2018 -

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h; valor mínimo é de R$ 3,50.

27/07/2018 -

Bebê nasce após mãe ser arremessada de caminhão em grave acidente em SP

Menina está internada no Hospital Regional de Pariquera-Açu. Corpo da mãe ainda não foi identificado.

24/07/2018 -

Registro de armas de fogo na Polícia Federal quintuplica em dez anos

Dados foram obtidos por ONG por meio da Lei de Acesso à Informação

24/07/2018 -

Brasil manifesta indignação por assassinato de estudante na Nicarágua

Em nota, governo brasileiro também exige punição dos responsáveis

24/07/2018 -

Estudante brasileira de medicina é morta na Nicarágua

Raynéia Gabrielle Lima cursava sexto ano. Para Ernesto Medina, reitor da Universidade Americana em Manágua, assassinato é responsabilidade de paramilitares.

24/07/2018 -

Base Nacional Curricular será debatida dia 2 em 28 mil escolas do país

A consulta pública foi articulada em parceria com o MEC e o CNE

24/07/2018 -

Grupo protesta em frente ao STF e pinta o prédio de vermelho

O grupo não foi identificado e ninguém foi detido. A Polícia Federal foi acionada para investigar o ocorrido.

24/07/2018 -

Fies 2018: inscrições foram prorrogadas até esta terça-feira

São 155 mil vagas de financiamento disponíveis; critérios são desempenho no Enem e renda per capita da família do estudante.

24/07/2018 -

Cai número de indenizações pagas a vítimas de acidentes de trânsito

O resultado do primeiro semestre foi divulgado hoje (23) pela Seguradora Líder, responsável pela administração do Seguro DPVAT no país, e mostra queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

24/07/2018 -

Novo período para saque do abono salarial 2016 começa dia 26 de julho

O dinheiro ficará disponível até 30 de dezembro.

22/07/2018 -

Aeronáutica é um dos pilares da defesa da soberania, diz comandante

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, disse em solenidade, que ‘’os desafios do Brasil são tão grandes quanto as suas dimensões’’.

19/07/2018 -

Dr. Bumbum e mãe são presos no RJ após quatro dias foragidos

Ele e Maria de Fátima foram indiciado pela morte de bancária após procedimento estético. PM deteve dupla em centro empresarial. ''Fatalidade que acontece com qualquer médico'', disse Denis.

18/07/2018 -

Na web, ''Dr. Bumbum'' citava ética e se via perseguido pelo conselho de medicina por ''inovar''

Denis Furtado teve a prisão decretada pela Justiça, suspeito de causar a morte de uma paciente após um procedimento estético realizado em sua residência. Nesta quarta-feira (18), conta no Instagram foi excluída.

18/07/2018 -

Fies do segundo semestre abriu inscrições para 155 mil vagas nesta segunda

Prazo para participar vai até o dia 22; das 155 mil vagas, 50 mil são para contratos de financiamento a juro zero.

18/07/2018 -

Prouni 2018: resultado da 2ª chamada está disponível

Selecionados devem comprovar as informações das inscrições entre esta segunda até o dia 23 de julho.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora