Tragédia

Vítimas de explosão de barco no interior do AC seguem internadas em estados grave e gravíssimo, diz governo

Segundo a Secretaria de Saúde, apenas uma criança de 4 anos apresentou melhoras. Barco explodiu na sexta (7) e deixou diversos feridos em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

Fonte: Aline Nascimento | G1
09 de Junho de 2019 as 17h 58min

Vítimas são transferidas do Hospital do Juruá para hospital da capital acreana Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

As vítimas da explosão de uma embarcação no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, seguem internadas em estados grave e gravíssimo. Apenas uma criança de 4 anos, internada em Rio Branco, apresentou melhoras.

A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) neste domingo (9). A explosão ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (7) e deixou 18 pessoas feridas. Destas, oito estão internadas no Hospital do Juruá e cinco no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). As demais receberam alta médica.

A embarcação tinha 18,50 metros e foi destruída pelo fogo. A Marinha informou que a embarcação tinha autorização para navegar. A polícia vai investigar quantas pessoas estavam a bordo e se havia autorização para transporte de passageiros e mercadorias, incluindo combustível. O barco estava saindo de Cruzeiro do Sul com destino a Marechal Thaumaturgo.

Quadro de saúde

Quatro vítimas foram transferidas para a capital acreana, Rio Branco, no sábado (8), e uma quinta pessoa deve chegar ainda neste domingo (9). Entre os transferidos no sábado estão: um bebê de nove meses, que teve 90% do corpo queimado e passou por cirurgia, uma mulher, de 49 anos, uma criança de 4 anos e um homem, de 38 anos.

As crianças estão internadas no Hospital da Criança e os adultos foram levados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Huerb. A criança de 4 anos apresentou melhoras no quadro de saúde.

Está prevista a transferência de mais um paciente para Rio Branco neste domingo. O voo saiu da capital acreana às 9h40 (horário local) para buscar o paciente em Cruzeiro do Sul. O paciente deu entrada no Huerb às 15h (horário do Acre).

Ainda segundo a Sesacre, a mulher é a que está em situação mais crítica, o quadro é gravíssimo e respira com ajuda de aparelhos. Ela teve entre 60 a 70% do corpo queimado. Já o homem, queimou entre 80 a 90% do corpo, o quadro de saúde é gravíssimo, mas estável.

As demais vítimas estão internadas no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A mãe do bebê também está em estado gravíssimo e não tem condições de ser transferida para a capital. A criança está sob a responsabilidade de uma tia, segundo o governo.

Ao G1, o diretor clínico do Hospital do Juruá, Marlon Holanda, confirmou que não houve mudança no estado de saúde dos pacientes internados na unidade.

“Quatro vítimas foram transferidas ontem [sábado,8], duas crianças e dois adultos, e os outros que estão internados no Hospital do Juruá mantém o mesmo quadro”, ressaltou.

Ajuda de outros estados

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou, por meio de nota, que, em contato com médicos de outros estados, alguns profissionais se dispuseram a ajudar no tratamento das vítimas. Entre os profissionais estão cirurgiões plásticos e anestesistas, entre outros especializados no tratamento de queimados.

“A equipe do Hospital João Vinte e Três é uma das que se ofereceu para ajudar, além de outras equipes de hospitais do Brasil afora. Em Cruzeiro do Sul, já chegou uma voluntária que é especializada em curativos em queimados, que já está auxiliando”, frisa a nota.

O governo garantiu ainda que mobilizou todas as equipes de saúde do estado para ajudar as vítimas do acidente. O governador Gladson Cameli esteve no Hospital do Juruá e no Huerb visitando os pacientes.

Investigação

A Marinha e a Polícia Civil do Acre vão investigar as causas da explosão. O delegado Lindomar Ventura, responsável pelo caso, afirmou que deve iniciar as oitivas das pessoas envolvidas e testemunhas na segunda (10). Peritos da Polícia Civil estiveram no local do acidente para iniciar a investigação.

A Marinha quer saber se a embarcação tem inscrição, qual a tripulação dela, se era autorizada a transportar combustível, pessoas, mercadorias e de que tamanho era a embarcação, além de identificar o proprietário.


Embarcação explode no Acre e deixa feridos em estado grave, entre elas mãe e bebê de 9 meses — Foto: Gledisson Albano/Rede Amazônica Acre
Embarcação tinha autorização para navegar, segundo Marinha — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

COMENTARIOS

Mais de Brasil

Política Nacional De Alfabetização

Governo lança cartilha da Política Nacional da Alfabetização

Documento detalha diretrizes da Política Nacional de Alfabetização.

15 de Agosto de 2019 as 23h28

Rodovias

Radares de velocidade estão suspensos nas Rodovias Federais

Decisão presidencial determina reavaliação da regulamentação do procedimento para evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória

15 de Agosto de 2019 as 22h58

Acidente Grave

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart vai para UTI após nova cirurgia

Débora Stefanny Dantas de Oliveira tem quadro clínico estável, segundo boletim médico desta quarta (14). Além do couro cabeludo, parte da pele foi arrancada no acidente.

14 de Agosto de 2019 as 16h32

Acidente Grave

Jovem tem couro cabeludo arrancado em acidente durante corrida de kart no Recife; pista foi interditada

Com ferimentos na cabeça devido ao escalpelamento, Débora Stefanny Dantas de Oliveira foi levada ao Hospital da Restauração, onde passou por cirurgia e está em estado grave.

14 de Agosto de 2019 as 16h12

Absurdo

Menino de 12 anos tenta ir de bicicleta do Paraná até a casa dos avós, em São Paulo, diz PRF

Ele foi encontrado em situação de risco por policiais rodoviários na noite de terça-feira (13), na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

14 de Agosto de 2019 as 16h09

Risco De Nova Tragédia

Brumadinho teme nova ruptura de barragem e cobra ações de empresa

Diante do abandono de uma barragem de rejeitos minerários, a prefeitura de Brumadinho (MG) realizou ontem (12) uma reunião com a empresa responsável pela estrutura.

13 de Agosto de 2019 as 20h22

Infraestrutura

Duplicação da BR-116 traz benefícios econômicos à região e segurança aos motoristas

Obra teve seus primeiros quilômetros liberados no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (12)

13 de Agosto de 2019 as 15h30

Dados

Área da Amazônia com alerta de desmatamento sobe 278% em julho, comparada ao mesmo mês de 2018

Em julho de 2018, houve alerta em 596,6 km² na Amazônia. Em julho de 2019, este número foi de 2.254,9 km², de acordo com dados do Deter, do Inpe. Jair Bolsonaro disse nesta terça que o novo diretor do Inpe vai apresentar os dados para a presidência

07 de Agosto de 2019 as 16h45

Pescado

Festival de Tambaqui da Amazônia é realizado em Brasília

Serão distribuídas seis toneladas do peixe na Esplanada. Objetivo é estimular consumo do pescado.

07 de Agosto de 2019 as 15h40

Produção Familiar

Agricultura Familiar avança com políticas públicas de incentivo ao produtor

Semana Nacional da Agricultura Familiar é marcada por aumento de recursos para o setor

29 de Julho de 2019 as 06h54

Bolsa Família

Mais de 11 mil famílias pediram desligamento do Bolsa Família em 2019

Os beneficiários solicitaram a saída do programa e deixaram de receber o benefício

29 de Julho de 2019 as 06h53

Acordo Internacional

Acordo com a União Europeia é o primeiro passo da abertura do Mercosul para o mundo

À frente da presidência do bloco, Jair Bolsonaro disse que o Brasil agirá para acelerar a modernização do Mercosul

17 de Julho de 2019 as 23h11

Educação Superior

MEC lança Programa Future-se para fortalecer autonomia financeira das universidades

Ideia é promover maior autonomia financeira a universidades e institutos federais. A adesão ao Future-se será voluntária

17 de Julho de 2019 as 23h02

Educação Superior

Ministro da Educação nega plano de cobrar mensalidade nas universidades federais

Abraham Weintraub afirmou, em evento em Florianópolis (SC), que vai apresentar na quarta (17) medidas de ‘eficiência’ para as universidades.

15 de Julho de 2019 as 22h35

Após Ser Empurrado

Após ser empurrado de altar, Padre Marcelo Rossi diz que registrou ''BO'': ''Bíblia e oração''

Religioso foi empurrado de altar por mulher durante missa em Cachoeira Paulista (SP). Padre não quis prestar queixa contra a agressora na Polícia Civil, mas caso foi registrado pela Canção Nova, que organizava o evento.

15 de Julho de 2019 as 22h25

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO