Brasil

Veja como foi a segunda cirurgia de emergência de Jair Bolsonaro

Candidato do PSL foi submetido a cirurgia no Hospital Albert Einstein para desobstruir o intestino na noite de quarta. Segundo médicos, ele passa bem.

Cirurgia De Emergência | 13 de Setembro de 2018 as 23h 44min
Fonte: César Menezes | Jornal Nacional

Depois de passar por uma segunda cirurgia de emergência, na noite desta quarta-feira (12), o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, está se recuperando sem febre ou complicações. Ele voltou a receber tratamento intensivo no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O candidato passou pela segunda cirurgia de emergência em seis dias.

O hospital informou que ele estava com obstrução intestinal, confirmada por uma tomografia. E que foi levado para o centro cirúrgico. Veja como foi a cirurgia:

  • Os médicos reabriram o corte da primeira cirurgia e encontraram a obstrução numa alça do intestino delgado, que fica na parte esquerda do abdômen.
  • Ela foi provocada por aderências em áreas inflamadas das paredes do intestino.
  • Nesse lugar, a passagem do suco entérico - que vem do estômago - ficou interrompida e o líquido começou a se acumular. 
  • Isso fez a pressão aumentar e rompeu os pontos que fechavam um dos cortes provocados pela facada. Um pouco do líquido vazou.
  • O cirurgião conseguiu desfazer a aderência com as mãos, sem precisar cortar.
  • Em seguida, a sutura foi refeita e o médico fechou a abertura na parede do tubo.
  • O material que tinha vazado foi todo retirado.
  • A cirurgia durou uma hora e Jair Bolsonaro voltou a ter atendimento de terapia intensiva.
  • Durante a cirurgia, todos os outros pontos que poderiam provocar novas obstruções foram tratados, para diminuir o risco de o problema se repetir.

Alimentação com soro

Jair Bolsonaro voltou a ser alimentado somente com soro e nutrientes injetados na veia.

Depois de uma cirurgia como a desta quarta-feira, o intestino do paciente para de funcionar. Só depois que o órgão voltar a ter atividade, a equipe médica vai decidir quando ele poderá comer e que tipo de dieta vai ser oferecida.

No fim do dia, um novo boletim médico informou que Bolsonaro está estável, sem sangramentos ou outras complicações. Ele permanece sem febre e sem sinal de infecção.

Jair Bolsonaro passou o dia na companhia da mulher e um dos filhos.

O candidato do PSL publicou uma mensagem de agradecimento nas redes sociais.

Bolsonaro escreveu: "Aos que se preocuparam e fizeram suas orações na noite passada o meu muito obrigado! Tudo correu bem, graças a Deus e aos que estão cuidando de minha saúde e recuperação, faxineiros, enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta e médicos. Seguimos firmes."

“Evolução clínica estável”

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital à noite, Bolsonaro apresenta uma evolução clínica estável. Ainda de acordo com o Hospital, Bolsonaro está recebendo analgésicos para controle de dor e não apresentou sangramentos ou outras complicações após o procedimento.

"Permanece afebril, sem sinais de infecção e com função renal normal. Se mantém em jejum oral e com alimentação parenteral (endovenosa) exclusiva. Ainda não há previsão de alta da UTI", diz o boletim.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO