Patrulha Maria da Penha

Avançam preparativos para implantação da Patrulha Maria da Penha de Lucas do Rio Verde

Iniciativas tomadas isoladamente serão transformadas em programa da Polícia Militar de Mato Grosso

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
13 de Fevereiro de 2020 as 15h 08min

(Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz)

  Representantes do Poder Público e dos diversos órgãos que compõem a rede de proteção contra a violência de gênero voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira, 12, no Paço Municipal, para dar continuidade à proposta de criação da Patrulha Maria da Penha de Lucas do Rio Verde, cujo lançamento está previsto para o próximo mês. 

  A retomada das discussões em torno da elaboração do projeto contou com a colaboração da tenente-coronel Emirella Martins, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, que veio diretamente de Cuiabá em atenção ao convite dos organizadores do encontro e, logo na abertura dos trabalhos, fez um relato sobre o processo de implantação das patrulhas já existentes em oito municípios mato-grossenses.

  Segundo ela, como Mato Grosso já desponta como um dos estados brasileiros com níveis assustadores de violência doméstica e familiar, os bons resultados atingidos pelas patrulhas implantadas convenceram o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso a transformar as iniciativas, que vinham sendo adotadas isoladamente e sem uma determinação oficial, no Programa Patrulha Maria da Penha, com data de lançamento marcada para o próximo dia 26 de março, em Cuiabá.

  O pioneirismo da ideia coube à Barra do Garças, com a experiência de implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, origem de todas as Patrulhas Maria da Penha surgidas posteriormente em Cuiabá e Várzea Grande e, mais tarde, em outras cinco cidades do estado.

  “Sou também responsável pela coordenação estadual da Patrulha Maria da Penha e fiquei impressionada com o comprometimento e os avanços de Lucas do Rio Verde no caminho para criar sua própria patrulha, já superando dificuldades que outros municípios tiveram antes da implantação. Procurei contribuir com a narrativa de experiências positivas e também negativas vividas ao longo desse processo, uma vez que todos os municípios trabalham em rede”, destaca a coordenadora da Polícia Militar.

  Dados estatísticos recentes sobre o desempenho das oito patrulhas estaduais registram um total de 1.822 mulheres atendidas, 321 prisões de agressores, 5.257 visitas solidárias, 735 expedições de Medidas Protetivas de Urgência, 49 descumprimentos de Medidas Protetivas de Urgência e 93 palestras.  

  Na opinião do prefeito Luiz Binotti, a contribuição propiciada pela vinda da coordenadora será fundamental para que o projeto de lançamento da Patrulha Maria da Penha de Lucas do Rio Verde seja estruturado a partir das melhores experiências já vivenciadas no tratamento das questões relacionadas à violência de gênero em diferentes âmbitos. “Como a patrulha fará visitas a mulheres que se encontram extremamente fragilizadas e amedrontadas, é necessário que ela esteja muito bem preparada para contar com a confiança das vítimas, o passo inicial para a eficácia desse primeiro contato após o registro da ocorrência”, observa.

  De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lucileide Gurka, em Lucas do Rio Verde a proposta para a criação da Patrulha Maria da Penha surgiu durante a Campanha 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, iniciada no dia 21 de novembro de 2019 pela própria secretaria. “Precisamos ajudar as mulheres luverdenses a encontrarem forças para saírem do ciclo da violência doméstica, que muitas vezes se arrasta por vários anos sem que a sociedade tome conhecimento porque elas sofrem todo tipo de ameaça e têm medo de denunciar os agressores”, adverte.  

  Um dos representantes do Poder Judiciário presentes na reunião, o juiz Hugo Freitas da Silva destacou o compromisso imediato do prefeito Luiz Binotti tão logo a proposta foi lançada e nesta fase de definição de algumas questões burocráticas. “É importante ter um posicionamento firme do Poder Executivo em relação aos casos de violência de gênero no município e estou muito contente com o ânimo das pessoas envolvidas para que esta patrulha de fato exista e seja um grande benefício para a população de Lucas do Rio Verde”, avalia.  

  A Patrulha Maria da Penha local deverá ser formada por integrantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal devidamente treinados para atender as denúncias de violência de gênero. Paralelamente a isso, a rede de proteção está providenciando a instalação de uma sala reservada no interior da Delegacia de Polícia Judiciária Civil para que as vítimas de agressões de gênero sejam atendidas sem exposições públicas ou fiquem sujeitas a outras situações constrangedoras.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Lucas do Rio Verde: Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, dia 30

Grupo de risco deve manter isolamento domiciliar

27 de Março de 2020 as 20h59

Medidas Necessárias

Prefeitura de Lucas do Rio Verde dispõe de estrutura para acolher moradores de rua

A medida foi tomada para reduzir o risco de contágio por Coronovírus

27 de Março de 2020 as 20h51

Entrega

Escolas municipais concentrarão entrega de kits alimentícios para beneficiários do Bolsa Família com filhos matriculados na rede

Cadastrados precisarão apresentar documento pessoal com foto e cartão de inscrição no programa do governo federal

26 de Março de 2020 as 17h49

Assalto

Homem é preso após assaltar farmácia em Sinop

Policiais militares de Sinop (a 500 km da Capital) prenderam na noite desta quarta feira (25-03), um jovem por roubo a uma farmácia, no bairro Jardim Palmeira

26 de Março de 2020 as 14h06

Carcere Privado

Polícia Militar de Rondonópolis liberta família de cárcere privado

Policiais militares do 5º BPM e da Força Tática de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) libertaram na noite desta quarta-feira (25.03), três pessoas que eram mantidas reféns por dois homens, no bairro Jardim do Parque

26 de Março de 2020 as 13h52

Ronda Policial

Em ronda, PM identifica aglomeração de pessoas e conduz dono de veículo que mantinha som alto

Policiais militares do 3º Batalhão conduziram à delegacia um homem na noite desta quarta-feira (25.03), por descobrir as orientações de evitar a aglomeração de pessoas devido a contaminação por coronavírus , no bairro São Carlos, em Cuiabá.

26 de Março de 2020 as 13h38

Incêndio

Veículo com galões de gasolina no porta-malas pega fogo em Nova Mutum

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Mutum – MT foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio a veículo na tarde dessa quarta-feira (25).

26 de Março de 2020 as 13h26

Estado Grave

Soldado da PM com leucemia é internado em estado grave em Cuiabá e precisa de doação de plaquetas

O soldado da Polícia Militar Dirceu Batista Gomes, de Tangara da Serra, a 242 km de Cuiabá, diagnosticado com leucemia, foi internado em um hospital particular da capital com insuficiência respiratória e precisa de doação de plaquetas.

26 de Março de 2020 as 13h20

Coronavírus

Ministro da Saúde contraria Bolsonaro: se esse vírus não gostasse de calor, Cuiabá estaria bem

Cuiabá segue no topo da lista de cidades com casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso, com 6 pacientes infectados até o momento

26 de Março de 2020 as 13h15

Comitê Econômico

Prefeito Binotti cria Comitê Econômico de Enfrentamento ao Coronavírus

O Decreto Municipal nº 4.686/2020 também inclui novos integrantes ao comitê já existente

26 de Março de 2020 as 11h29

Curso Técnico

Inscrições para seleção do curso técnico em Desenvolvimento Infantil foram prorrogadas

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 03 de abril, exclusivamente pela internet

26 de Março de 2020 as 11h25

Apoio

Prefeitura distribuirá dois mil kits de alimentação escolar para beneficiários do Bolsa Família

Medida visa garantir a segurança alimentar e atingirá estudantes das redes pública e privada

25 de Março de 2020 as 21h00

Concurso Público

Confira o resultado preliminar das solicitações de isenção da inscrição do Concurso Público n° 01/2020

Os recursos contra o resultado preliminar deverão ser feitos nos dias 26 e 27 de março pela internet

25 de Março de 2020 as 20h54

Quadrilha

Rotam prende quadrilha por roubo a caminhoneiros em Mato Grosso

Na madrugada desta quarta–feira (25.03) policiais do Batalhão Rotam prenderam quatro homens por roubo a caminhoneiros na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande.

25 de Março de 2020 as 15h40

Facção

Ação conjunta prende sete membros de facção com drogas e armas em Alta Floresta

Sete integrantes de uma facção criminosa foram presos em flagrante com diverso pacotes de entorpecentes e também com armas de fogo

25 de Março de 2020 as 15h25

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO