Trânsito Luverdense

Avenidas de Lucas do Rio Verde poderão ter sentido único e semáforos

Estudo que prevê instalação de semáforos e mudança de sentido de algumas vias já está pronto

Fonte: João Ricardo | Cenário MT
11 de Julho de 2019 as 07h 39min

A prefeitura municipal de Luca do Rio Verde-MT pretende iniciar no mês de setembro a implantação do sistema binário e terminal de integração no centro do município.

O objetivo é transformar as Avenidas Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas em sentido único. O projeto prevê ainda a instalação de semáforos nos cruzamentos entre as Avenidas Rio Grande do Sul com a Mato Grosso; Paraná com a Mato Grosso; Rio Grande do Sul com a Goiás e Paraná com a Goiás. Além de instalação de bolsões de estacionamento nessas vias.

O projeto executivo está pronto e será apresentado nessa quinta-feira (11) aos vereadores municipais.

De acordo com a Secretária de Planejamento e Cidade, Magna Stella Rosa da Silva Quaresma, a empresa responsável pela elaboração do projeto, juntamente com sua secretaria e com apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, estará apresentando aos vereadores o estudo com três possibilidades de implantação do terminal de integração para usuários do transporte coletivo.

Sendo possível manter o terminal na Avenida Mato Grosso (próximo ao viaduto) ou transferi-lo para o antigo SAAE. Outra possibilidade a ser apresentada será instalar o terminal de integração no estacionamento do Parque dos Buritis.

“Também já fizemos o termo de referência para aquisição dos semáforos. Estamos agora no processo de elaboração do termo de referência para compra dos materiais para a sinalização das vias, pois o projeto precisa dessas últimas adaptações e definições, de onde ficará o terminal de integração e de que forma isso implicará em alterações no projeto executivo que já está pronto, por exemplo,”.

Para a Secretária de Planejamento e Cidade, com a implantação do sistema binário e semáforos, haverá mudança importante no centro de Lucas do Rio Verde, mais precisamente no trecho que compreende as Avenidas Goiás a Tocantins.

Mais do que uma mudança, será necessário uma reeducação no trânsito, pois teremos sentido único na Avenida Amazonas (sentido Norte), Avenida Rio Grande do Sul ( sentido Sul) e na Avenida Paraná (sentido Norte). Nós vamos fazer um trabalho muito forte com a Guarda Municipal, de conscientização nas escolas. Vamos também fazer um trabalho intenso de divulgação para a população de modo geral”, salientou.

Algumas ruas transversais também estão passíveis de sofrer mudanças. “Os estacionamentos também terão modificação, onde serão próximos aos canteiros centrais das Avenidas. O projeto contempla também estacionamentos nas vias transversais”.

SEMÁFOROS

A necessidade de instalação dos semáforos nas principais rotatórias no centro de Lucas do Rio Verde foi percebida através dos estudos técnicos, que apontaram um ‘estrangulamento’ das vias, principalmente em horários de pico.

“Nesse estudo foi definido tecnicamente a necessidade da colocação desses semáforos, que é de extrema importância para a população”, acrescentou Stella.

Logo após a instalação dos semáforos, haverá um acompanhamento de aproximadamente seis meses quanto à adaptação dos usuários do trânsito ao novo sistema.

No primeiro momento não serão instalados semáforos inteligentes, porém, os aparelhos que serão adquiridos poderão, no futuro, operar com o sistema inteligente.

“Seria de muito impacto se já colocássemos os semáforos inteligentes sem as pessoas estarem acostumadas com esse sistema de controle de tráfego, porém, estamos buscando semáforos que já tenha sistema de GPS e que possam se comunicar um com o outro e que possam ser configuráveis”, finalizou Stella.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Novo Convênio

Prefeitura de Lucas define convênio com ministério para construir posto de saúde da família e academia

A unidade de saúde será construída terá consultórios médico, odontológico, sala de vacina e reuniões e abrigará no mínimo duas equipes de saúde da família.

19 de Setembro de 2019 as 09h21

Parceria

Prefeituras de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde vão firmar parcerias para reformar pontes

A previsão é que o investimento para cada parte seja de aproximadamente R$ 160 mil.

19 de Setembro de 2019 as 09h17

Corrida Kids

Inscrições para Corrida da Cooperação Kids iniciam nesta quarta-feira (18)

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas nas escolas do município até o dia 30 de setembro

18 de Setembro de 2019 as 16h10

Audiência Pública

Usina Termoelétrica da FS Bioenergia terá capacidade para atender 50 mil residências em Lucas do Rio Verde

Audiência Pública foi realizada com exposição de estudos sobre o empreendimento

18 de Setembro de 2019 as 23h17

Cidades

Homem é executado a tiros e corpo jogado em rodovia de Mato Grosso

Um homem, ainda não identificado, foi executado na noite da última terça-feira (17), na MT-270, próximo a cidade de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá).

18 de Setembro de 2019 as 17h50

Cidades

Genro é morto pelo sogro após agredir a esposa por ciúmes em Mato Grosso

Um homem foi assassinado a facadas na noite dessa terça-feira (17) em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, o homem, de 30 anos, foi atingido por 10 facadas.

18 de Setembro de 2019 as 17h46

Cidades

Bandidos trocam tiros com a Policia Civil e capotam carro na BR-163 em Nova Mutum

Um capotamento foi registrado na manhã desta quarta-feira por volta das 11h28 no km 616, da BR-163 em Nova Mutum-MT.

18 de Setembro de 2019 as 17h40

Cidades

Carreta roubada em Lucas do Rio Verde é recuperada pela Polícia Militar no norte de MT

A Polícia Militar de Nova Guarita recuperou na manhã desta quarta-feira (18) uma carreta roubada em Lucas do Rio Verde. O motorista foi detido durante a ação policial.

18 de Setembro de 2019 as 17h37

Cidades

Jardim Glória: pavimentação em fase de conclusão

Os recursos aplicados na execução total das obras são oriundos do CFEM

18 de Setembro de 2019 as 17h26

Cidades

Nova Escola Municipal Vitor Valendolf deve ser entregue a comunidade escolar nos próximos 60 dias

Obra da construção da unidade educacional está a todo vapor e bem adiantada

18 de Setembro de 2019 as 17h20

Cidades

Educação realiza Formação Continuada para todos os professores da rede municipal de ensino de Tapurah

Aconteceu nesta terça-feira (17/09), através da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura, a Formação Continuada para professores e gestores da rede municipal de ensino

18 de Setembro de 2019 as 17h16

Cidades

Pelo segundo mês seguido, Ministério da Saúde não envia doses das vacinas Pentavalente e DTP para Nova Mutum

Pelo segundo mês consecutivo a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nota informativa da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, informando sobre a falta de distribuição das vacinas Pentavalente E DTP no

18 de Setembro de 2019 as 17h09

Cidades

Festival de Música Despertando Talentos é adiado para outubro em Nova Mutum

A 3ª edição do Festival de Música Despertando Talentos de Nova Mutum, inicialmente prevista para setembro foi adiada para os dias 19 e 20 de outubro.

18 de Setembro de 2019 as 17h06

Cidades

Escola Estadual 13 de Maio foi destaque na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Quatro equipes de Sorriso participaram dessa fase brasileira e três foram campeãs

18 de Setembro de 2019 as 17h02

Cidades

Reitor do Centro Universitário UniAtenas vem a Sorriso para instalar faculdade de medicina

O prefeito de Sorriso Ari Lafin recebeu no final da tarde de ontem (17) no Paço Municipal, o diretor geral e reitor do Centro Universitário Atenas (UniAtenas) Hiran Costa Rabelo e o pró-reitor Roberto Costa, ambos da faculdade que ganhou junto ao Minis

18 de Setembro de 2019 as 16h59

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO