Trânsito Em Lucas

Bicicleta x Moto e carro, a disputa por espaço

De acordo com a administração pública, há uma projeção de ter quase 70 km de ciclovias, tanto na área urbana quanto em estradas vicinais.

26 de Junho de 2015 as 15h 18min

Todos sabem que a prática de atividade física é fundamental e necessária para manter uma boa saúde. Em Lucas do Rio Verde, a população sabe disso e a administração pública também, por isso ela possui quase 40 km entre ciclovias e ciclofaixas.

E essas vias não estão distribuídas em vários trechos da cidade apenas para se exercitar, elas também servem para facilitar o fluxo do trânsito e evitando que aqueles que utilizam a bicicleta para irem até trabalho ou outros pontos da cidade não disputem espaço com os carro e motos.

O vendedor de sorvete ambulante, José Estanislau, de 53 anos, conta que anda por toda a cidade, e onde há ciclovia segue por ela, porém sempre encontra pessoas que não respeitam o local especifico e andam entre os carros. Ele relata que já viu vários acidentes.

“Já vi muita gente se machucando porque não anda no lugar certo, que é aqui na faixa. Andar na rua não está errado, mas eu sei que assim como os carros e motos, os ciclistas precisam respeitar o trânsito e muitos não fazem isso” relatou o vendedor.

A empregada doméstica, Jussara dos Santos Silva, é usuária diária da ciclofaixa e conta que mesmo aqueles que utilizam corretamente a via, existe aqueles motoristas que invadem o espaço.

“Já vi muito motorista entrando na faixa dos ciclistas aqui na Avenida Mato Grosso e quase atropelando as pessoas que seguiam pelo local, isso é falta de respeito, todos estão sempre com pressa e podem ocasionar um acidente grave, nós ciclistas temos que respeitar o carro, mas ele também tem que nos respeitar” adverte a doméstica.

Para a instrutora de autoescola, Nilva Aparecida Tasca, no município além de melhorar a sinalização é preciso que as pessoas realmente respeitem as leis e regras de trânsito.

“Na sala de aula sempre enfatizo que independente se a pessoa está no veículo ou caminhando, ela precisa respeitar a sinalização e as leis de trânsito. É muito comum ver ciclista no meio da rua, pedestre fora da faixa, motorista parando em lugar inadequado. A população precisa ter a consciência que quem faz o trânsito é ela, pois as leis, sinalizações e as penalidades já existem, quem evita somos nós” declarou a instrutora.

De acordo com a administração pública, há uma projeção de ter quase 70 km de ciclovias, tanto na área urbana quanto em estradas vicinais.

O secretário de Cidade, Ramiro Azambuja explicou que o estudo que está sendo realizado para melhorar a mobilidade na região urbana de Lucas, tem como proposito aperfeiçoar a sinalização, impulsionar a educação e o respeito as faixas e ciclofaixas.

“Estamos revendo o plano diretor da cidade, mas desde que o prefeito Otaviano assumiu a administração, ele decretou a implantação de mais ciclofaixa na cidade. Hoje Lucas vive uma onda populacional e o trânsito é um problema em todo o país, porém é preciso melhorar” disse o secretário.

MT Agora - Cenário MT

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO