Coronavírus

Cadeia Pública de Nova Mutum registra 79 casos confirmados de Covid-19; situação gera preocupação entre Policiais Penais

Dos 110 reeducandos de Nova Mutum, 79 testaram positivo para a doença. A unidade prisional tem capacidade para atender somente 40 presos.

Fonte: CenárioMT
29 de Julho de 2020 as 12h 26min

Por CENÁRIOMT -

  A Cadeia Pública de Nova Mutum-MT concentra o segundo maior número de presos contaminados pela Covid-19 no Estado, perdendo apenas para Penitenciária Central do Estado – PCE – em Cuiabá-MT.

  Na PCE foram contabilizados, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP – 283 detentos contaminados.

  Dos 110 reeducandos de Nova Mutum, 79 testaram positivo para a doença. A unidade prisional tem capacidade para atender somente 40 presos.

  Além dos presos, seis servidores da unidade prisional também testaram positivos para o novo coronavírus, sendo que um está internado em estado gravíssimo em uma unidade de tratamento intensivo – UTI – na capital. Os demais servidores que estão com a doença, permanecem em isolamento domiciliar.

  Colegas do Policial Penal que está internado, lamentam a atual situação da cadeia pública de Nova Mutum, onde os servidores estão expostos ao risco eminente de contaminação.

  Os detentos que estão com Covid-19 foram colocados em celas separadas e isoladas dos demais. Ainda recebem atendimento médico e seguem em quarentena.

  O Ministério Público está acompanhando a situação da cadeira pública de Nova Mutum e de acordo com a Promotora de Justiça, Ana Carolina, há um embate envolvendo a situação.

  “Ao mesmo tempo que nós fiscalizamos a Lei e somos defensores da sociedade, as pessoas que estão reclusas também fazem parte da sociedade. Então nós estamos em um embate muito difícil enquanto Ministério Público, porque não queremos que ninguém que esteja recluso saia antes do tempo, pois sabemos dos efeitos. Ou se tivéssemos uma garantia que eles ficassem dentro de casa, mas infelizmente é algo que vamos ter que tomar as medidas possíveis como uso de tornozeleiras, colocar a polícia fiscalizando. Mas nós vamos tomar as medidas possíveis para que não se alastre a epidemia lá dentro (cadeia) e também para garantir a segurança da sociedade. São situações complicadas, mas vamos procurar fazer o melhor trabalho”, comentou a Promotora durante entrevista a TV Cidade Verde, afirmando que a situação será avaliada de acordo com  a evolução dos casos.

  De acordo com a Juíza de Direito, magistrada Helena Porcel da Vara Criminal da Comarca de Nova Mutum, desde o inicio da pandemia foram tomadas medidas cautelares para tentar evitar a contaminação dentro da unidade prisional.

  “Suspendemos os trabalhos externos dos presos que saiam para trabalhar e voltavam à noite, audiências e visitas estão sendo feitas por videoconferência. Mas infelizmente a pandemia está em todos os lugares e temos os vetores, ou seja, os próprios agentes entram em saem da unidade, a entrada de objetos contaminados ou até mesmo novos presos acabam entrando e contaminado os demais. O número de contaminados é alto e isso nos assusta, mas estamos tomando todas as medidas para a saúde dos presos e dos agentes serem restauradas”, frisou a Magistrada.

  A Secretaria de Saúde de Nova Mutum disponibilizou um médico e um técnico de enfermagem para atender aos detentos na cadeia pública, informou em entrevista a Secretária de Saúde, Anke Schwabe. Informações que foram repassadas à reportagem do CenárioMT dão conta de que até mesmo o técnico de enfermagem testou positivo para Covid-19.

  Em relação aos casos de Policiais Penais expostos ao risco de contaminação e que precisam diariamente enfrentar esse inimigo dentro das unidades prisionais em Mato Grosso, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen) revela que atualmente são 144 casos de agentes com suspeita de Covid, como mostra os números divulgados pelo sindicato:

  Na última sexta-feira (24) foi confirmada a morte do Policial Penal, Edno Roberto Apoitia, 57 anos, por Covid-19. Edno atuava na Penitenciária Central do Estado – PEC.

  A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) publica diariamente o Boletim sobre o Coronavírus no Sistema Penitenciária, com dados dos servidores e recuperandos.

  Os boletins anteriores podem ser consultados no link Institucional – Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Roubo

Motos furtadas e roubadas são localizadas e recuperadas em Lucas do Rio Verde

Duas motos oriundas de furto e roubo foram localizadas nas últimas horas em Lucas do Rio Verde.

12 de Agosto de 2020 as 13h09

Acidente

Motociclista sofre ferimentos em acidente no Centro de Lucas do Rio Verde

Policiais militares foram acionados para atendimento de um acidente de trânsito que teria ocorrido na tarde desta terça-feira (11), às 14h40, no Centro de Lucas do Rio Verde.

12 de Agosto de 2020 as 12h56

Agressão

Mulheres se agridem no Parque das Américas, após romperem relacionamento

A PM foi acionada por volta das 15h40 desta terça-feira (11), para atender a uma ocorrência de violência doméstica.

12 de Agosto de 2020 as 12h49

Semana do Brasil

Comércio luverdense se prepara para a Semana do Brasil

A CDL Lucas convida empresas locais a se preparem para aderirem à segunda edição da “black friday brasileira”, de 3 a 13 de setembro

12 de Agosto de 2020 as 10h25

Fundo Municipal

Prefeito assina decreto que regulamenta fundo Municipal

A Lei Aldir Blanc que tem por objetivo garantir uma renda para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período da pandemia do Covid -19.

12 de Agosto de 2020 as 09h38

Falecimento

Mulher morre em Cuiabá 15 dias após nascimento do filho

Marieli Lysakowski Santin, de 37 anos, morreu nesta segunda-feira (10), em Cuiabá, vítima das complicações da covid-19.

11 de Agosto de 2020 as 15h25

Ameaça

Gafanhotos ameaçam produção na Baixada Cuiabana, reclamam agricultores

A presença de gafanhotos preocupa produtores da região da Baixada Cuiabana. Para os moradores, os insetos são vistos como ameaça à produção.

11 de Agosto de 2020 as 15h24

Coronavírus

Quadro de secretário infectado pelo vírus evoluiu bem, diz filho

O quadro de saúde do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Juarez Samaniego, apresentou melhoras.

11 de Agosto de 2020 as 15h16

Tiros

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em lagoa de Cuiabá

O corpo de um homem de 30 anos, foi encontrado em uma lagoa do bairro Pascoal Ramos, na capital.

11 de Agosto de 2020 as 15h02

Temperatura

Temperatura deve passar dos 40ºC durante a semana em Cuiabá e não há previsão de chuva

A temperatura deve passar dos 40º C durante a semana em Cuiabá, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espacieis (Inpe).

11 de Agosto de 2020 as 14h58

Falecimento

Morre em Cuiabá o artista plástico Adir Sodré

Morreu nesta segunda-feira (10), em Cuiabá, o artista plástico Adir Sodré, de 58 anos, um dos mais renomados de Mato Grosso.

11 de Agosto de 2020 as 14h52

Incêndio

Bombeiros conseguem conter dois incêndios em 24 horas em Lucas do Rio Verde

Na tarde desta segunda-feira (10), o Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, por meio dos soldados Adorno, Paulo Cesar e Sgt Celso, atendeu a duas ocorrências de incêndio nesta segunda-feira.

11 de Agosto de 2020 as 14h35

Roubo

Com ajuda da população Polícia Militar impede roubo a residência em Lucas do Rio Verde

Dois marginais armados invadiram uma residência localizada no bairro Pioneiro, na tarde desta segunda-feira (10), onde fizeram uma idosa de 90 anos e duas crianças reféns.

11 de Agosto de 2020 as 14h29

Captura

Bombeiros fazem a captura e soltura de ouriço cacheiro que estava em residência

Na tarde desta segunda-feira (10), bombeiros de Lucas do Rio Verde atenderam a uma ocorrência de animal silvestre em local de risco.

11 de Agosto de 2020 as 14h25

Doação

Armazém Social será central de recebimento e repasse de doações

Um espaço especial reservado ao amor para o próximo. Assim será o Armazém Social que entrará em funcionamento amanhã, dia 12.

11 de Agosto de 2020 as 13h55

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO