Combate a Violência

Campanha de combate à violência infantojuvenil é lançada em Lucas do Rio Verde

O lançamento foi realizado no Parque Cultural e contou com a participação de alunos do parque, da Escola Municipal Menino Deus e da Caminho Para o Futuro

17 de Maio de 2014 as 16h 10min

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Cidadania e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), realizou na tarde hoje (16) a solenidade oficial de lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.

O lançamento foi realizado no Parque Cultural e contou com a participação dos secretários municipais de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, de Educação, Elaine Lovatel, de Esporte e Lazer, Adão Brizolla, de Cultura e Turismo, Fernando Pael, o defensor público, Leandro Pizarro, o presidente Marco Antônio Mendes e representantes do CMDCA, Major Fábio Motta, o vereador Pedro Góes, representado a OAB, o advogado Luiz Gustavo Giaretta, membros do Conselho Tutelar e o juiz da Vara da Infância e Juventude, Gleidson Grisoste Barbosa.

Também participaram alunos que frequentam o Parque Cultural, alunos da Escola Municipal Menino Deus e da Caminho Para o Futuro.

Durante o evento, o grupo de teatro Cena 1 realizou a apresentação teatral “Meu corpo, meu tesouro” que aborda o tema abuso sexual de forma descomplicada. O grupo de palhaços Doadores da Alegria também participaram do evento levando diversão para toda criançada.

A secretária de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, salientou que o objetivo da campanha é levar mais informação às crianças, ensiná-las a se defender e a pedir ajuda quando necessário.

“A informação é a maior ferramenta que essas crianças tem, a gente vê que muitas passam por esse problema a muitos anos e ficam amedrontadas, elas precisam saber que tem vários adultos conscientes e que podem ajudá-las naquele momento, então acho que através das conscientização elas vão perder o medo e pedir ajuda”, destacou Janice.

O presidente do CMDCA, Marco Antônio Mendes, evidenciou que a importância de tratar esse tema em tempo integral com a sociedade. “O conselho como órgão articulador exerce esse papel de estar levando esse tipo de campanha, junto com as secretarias que estão envolvidas no processo, para que todas pessoas tomem conhecimento da gravidade de um ato como esse que envolve uma violência sexual e que traz reflexos para toda vida da pessoa”, pontuou Mendes.

Além das ações de hoje, a campanha terá continuidade dentro das escolas com palestras que serão levadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Também será promovida uma palestra no dia 19 para os profissionais da educação sobre as responsabilidades da escola e quais medidas devem ser tomadas em casos de suspeita de abuso, às 18h30, no auditório da prefeitura.

Outra iniciativa será uma caminhada que contará com a participação de alunos, na quarta-feira (21), com saída às 17 horas, em frente à Igreja Rosa Mística até o Centro.

MT Agora - Assessoria

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO